quarta-feira, 29 de julho de 2015

Realizada uma nova visita à Comunidade Santo Afonso, na Lagoa da Prata

Na noite de hoje, 25 irmãos de nossa comunidade foram participar do 7º dia da Novena em honra de Santo Afonso de Ligório, bispo e doutor da Igreja, na capela localizada na Lagoa da Prata, zona rural de Parnaíba. Nossa última visita foi em 2013.
Esta comunidade faz nos lembrar sempre que nossa região durante 40 anos recebeu o frutuoso trabalho apostólico dos Missionários Redentoristas, congregação criada por Santo Afonso, em 1732.
Os fiéis participaram da Santa Missa presidida por nosso vigário, Pe. João Maria. Nosso coordenador, Hermerson Saulo proclamou a 1ª leitura; o Salmo Responsorial foi lido por Edileusa, da comunidade Cândido Athayde; as Preces foram feitas por dona Regina, da comunidade Matriz. 
  • Caso não veja as imagens acima, clique AQUI.
O símbolo da noite era o carnê do dízimo e, ao final da celebração, o reverendo fez uma catequese sobre a importância da devolução do dízimo para autossustentação de nossa Igreja e também para as obras de caridade. A coordenadora paroquial da Pastoral do Dízimo, dona Dalva, também aproveitou o momento para deixar uma mensagem aos irmãos dizimistas e fez convite àqueles que ainda não assumiram este compromisso com a Igreja.
As orações litúrgicas da Missa foram as da memória do dia 29 de julho, Santa Marta de Betânia. Na homilia, Pe. João Maria exortou os fiéis a fazerem de suas casas iguais a casa dos irmãos: Marta, Maria e Lázaro, sempre portas abertas para acolher Cristo! Devemos acolher Cristo nos irmãos! Devemos ser com Maria, atentas às Palavras do Senhor, mas também como Marta, preocupada no conforto do seu hóspede mais importante, Jesus; de Marta, também devemos aprender a ter a mesma fé na ressurreição que ela demonstrou diante da morte do irmão, que Jesus o ressuscitou no 4º dia (Lucas 10, 38-42; João 11, 25)! (Observação: no sábado passado, fomos conhecer a Comunidade Santa Marta, no Conj. Betânia, em Parnaíba; relembre aqui!)
Que os Santos e Santas de Deus nos ajudem sempre a anunciar a Palavra de Salvação, que é o Evangelho de Jesus Cristo!!
Viva Santo Afonso!!

domingo, 26 de julho de 2015

Vovós e vovôs da comunidade são homenageados em Santa Missa

Na noite de hoje, muitos fiéis da comunidade e também de bairros vizinhos participaram da Santa Missa no XVII Domingo do Tempo Comum. A celebração foi presidida por nosso pároco, Pe. Vicente Gregório.
Durante a homilia, Pe. Vicente chamou atenção dos fiéis à respeito dos 12 cestos de pães que sobraram após o "milagre da multiplicação" dos pães; segundo o reverendo, esses cestos que sobram são sinais da Igreja, que somos todos nós, que tem a responsabilidade de distribuir os dons de Deus, a Palavra de Deus, aos outros irmãos. Esta é a missão da Igreja! Levar a Palavra de Deus (a abundância dos pães) aos irmãos!
Durante a Oração dos Fiéis foi feita uma prece especial pelos avós e ao final da celebração, os mesmos foram homenageados e receberam uma bênção.
  • Caso não veja as imagens acima, clique AQUI.
Por que dia 26 de julho é o dia dos avós? Deixemos o Papa Francisco nos dizer:
[...] Hoje a Igreja celebra os pais da Virgem Maria, os avós de Jesus: São Joaquim e Sant’Ana. Na casa deles, veio ao mundo Maria, trazendo consigo aquele mistério extraordinário da Imaculada Conceição; na casa deles, cresceu, acompanhada pelo seu amor e pela sua fé; na casa deles, aprendeu a escutar o Senhor e seguir a sua vontade. São Joaquim e Sant’Ana fazem parte de uma longa corrente que transmitiu a fé e o amor a Deus, no calor da família, até Maria, que acolheu em seu seio o Filho de Deus e o ofereceu ao mundo, ofereceu-o a nós. Vemos aqui o valor precioso da família como lugar privilegiado para transmitir a fé! Olhando para o ambiente familiar, queria destacar uma coisa: hoje, na festa de São Joaquim e Sant’Ana, no Brasil como em outros países, se celebra a festa dos avós. Como os avós são importantes na vida da família, para comunicar o patrimônio de humanidade e de fé que é essencial para qualquer sociedade! E como é importante o encontro e o diálogo entre as gerações, principalmente dentro da família. O Documento de Aparecida nos recorda: “Crianças e anciãos constroem o futuro dos povos; as crianças porque levarão por adiante a história, os anciãos porque transmitem a experiência e a sabedoria de suas vidas” (Documento de Aparecida, 447). Esta relação, este diálogo entre as gerações é um tesouro que deve ser conservado e alimentado![...] 
(Adaptado de: Alocução do Santo Padre Francisco na Hora da Ave Maria - Rio de Janeiro, 26/07/ 2013)

sábado, 25 de julho de 2015

Fiéis visitam pela 1ª vez a Comunidade Santa Marta de Betânia

Na noite de hoje, 17 irmãos de nossa comunidade foram participar pela 1ª vez da Novena à Santa Marta de Betânia. 
A comunidade visitada localiza-se no Conjunto Betânia I, no bairro Piauí, próxima à escola CAIC e é da área pastoral da Paróquia Sagrado Coração de Jesus.
Os irmãos da comunidade nos acolheram muito bem! Chegamos no momento da reza do Santo Terço e, à convite dos jovens que dirigiam o momento, algumas irmãs de nossa comunidade ajudaram-lhes também na reza dos últimos mistérios do Terço.
Após o Terço, os fiéis participaram da Santa Missa, que foi presidida pelo pároco da comunidade, o Reverendo Pe. Siqueira.
  • Caso não veja as imagens acima, clique AQUI.
Muitos fiéis vindos também de outras comunidades participaram da celebração! A Comunidade Santa Marta se destaca pelo bom trabalho junto à juventude e isso é perceptível porque viu-se muitos jovens participando da celebração! Parabéns! Que mais jovens sejam evangelizados, sobretudo por outros jovens!
Que Santa Marta, que é descrita nos Evangelhos como a grande hospedeira de Jesus e que nos deixou uma bela profissão de fé na Ressurreição dos Mortos: "Senhor, se tivesses estado aqui, o meu irmão [Lázaro] não teria morrido. Mas mesmo agora, eu sei que tudo o que pedires a Deus, Deus dará". (João 11,21-22) nos ajude sermos bons, generosos, acolhedores do Cristo na pessoa dos irmãos mais necessitados!

domingo, 19 de julho de 2015

Irmãos participam da Novena à Santa Ana - 2015

Na noite de hoje, nosso coordenador, Hermerson Saulo, sua mãe, Rejane e, os irmãos Francisco, Jovelina e Raimundinha, anteciparam a visita à Matriz Paroquial de Santa Ana, no bairro Piauí! Os irmãos participaram da Santa Missa do 16º Domingo do Tempo Comum que foi presidida pelo pároco daquela paróquia, Pe. Estêvão Mitros.
 Clique nas imagens acima para ampliar!

Presbitério da nova Matriz de Santa Ana
Capela do Santíssimo Sacramento e
das relíquias dos apóstolos da Divina Misericórdia: Santa Faustina e São João Paulo II
A nossa Paróquia Frei Galvão, será responsável pela liturgia da celebração da Novena à Santa Ana - 2015 na próxima quarta-feira, 22/07. A Paróquia Santa Ana está neste ano refletindo no seu festejo o livro bíblico do Êxodo, o qual mostra a caminhada do Povo de Deus em busca de libertação!

No próximo domingo, dia dos avós, dia 26 de julho, peçamos a proteção dos avós de Jesus, Santa Ana e São Joaquim para nossos vovós, que hoje, mais do que em outros tempos, têm se tornado papais e mamães de muitas crianças!

sexta-feira, 17 de julho de 2015

Fiéis da Comunidade participam de mais uma Missa no Residencial Dom Rufino I

Na noite de hoje, memória do martírio dos Bem-aventurados Inácio de Azevedo e companheiros, sob ameaça de chuva, muitos fiéis de nossa comunidade e do Conj. Joaz Souza, participaram de mais uma Santa Missa, Residenciais Dom Rufino I, desta vez, a primeira celebração presidida por nosso vigário, Pe. João Maria Araújo. A celebração aconteceu na rua lateral da residência de Dona Samara e Seu Willame, na Quadra E4, Casa 1. 
Foi uma celebração muito bem participada! Muitas famílias: casais e filhos, participaram! As leituras e preces foram feitas por fiéis da nova comunidade.
Pe. João Maria, em sua homilia, incentivou muitos os fiéis a construírem a civilização do amor! O vigário pediu que cada um seja catequista um do outro a fim de que possamos viver em paz na família e na sociedade!

  • Caso não veja as imagens, clique AQUI.
No momento da comunhão começou a serenar, mas isso não desanimou os fiéis, que permaneceram no local e o sereno passou!
Ao final da Missa, o vigário abençoou as casas dos moradores do Dom Rufino e abençoou a família anfitriã e na pessoas deles invocou de Deus a proteção para todas as famílias dos novos residenciais.
Agentes da Pastoral Familiar paroquial participaram da celebração e incentivaram os fiéis a realizarem também a Semana Nacional da Família, em agosto próximo!
Em breve, será agendada mais uma celebração no Residencial Dom Rufino I e nós iremos participar novamente!

segunda-feira, 6 de julho de 2015

sábado, 4 de julho de 2015

Catequese Infantil e de Crisma realizam confraternizações de encerramento dos encontros do 1º semestre de 2015

Na tarde de hoje, muitas crianças dos níveis de pré-1ª Comunhão e da turma em preparação próxima à 1ª Comunhão participaram de um grande encontro. O encontro de confraternização iniciou com o louvor a Deus ao som  de músicas e danças conduzidas por jovens do grupo "Guerreiros de Cristo" e catequistas; depois as catequistas realizaram momento de oração com as crianças e, para se fazer uma avaliação das temáticas abordadas no semestre foi feita uma dinâmica: "A vela da fé", onde cada catequizando passou a vela para outro até a música parar e onde a vela parava este devia responder a pergunta feita pelo catequista!
Foi um bom momento de confraternização! Parabéns às crianças que participaram! Parabéns aos catequistas pela organização do evento: Roberto, Kauanny, Arlene, Rosa, Socorro, Maria de Jesus e Carlota, coordenadora de Catequese na comunidade!
Confira imagens da Confraternização das crianças da catequese:

  • Caso não veja as imagens acima, clique AQUI.
E, na parte da noite, os crismandos das turmas de Jovens (2014-2015) e Adultos (2015) fizeram uma confraternização conjunta. Os catequizandos assistiram a um filme recém-lançado "Irmã Dulce". Neste filme biográfico observa-se como os santos, no caso específico, a Beata "Dulce dos Pobres", viveu no seu dia-a-dia as virtudes heroicas, ou seja, os ensinamentos de Nosso Senhor Jesus exposto sobretudo na perícope do evangelho proclamado no início do encontro: Mateus 25, 31-46, o qual nos indica que seremos julgados conforme o amor que dedicamos aos outros, em especial, aos pobres, aos famintos, marginalizados...
Foi mais um bom momento de confraternização na Catequese! Parabéns a todos que se esforçaram em participar! Parabéns aos catequistas pela organização do evento: H. Saulo e Édina (Catequistas dos Jovens) e Carlota e Alvino (Catequistas dos Adultos).
Se quiser/puder, assista também a este belo filme aqui (enquanto não tiram do You Tube!):
Além dos catequizandos de Crisma atuais, participaram jovens crismados em anos anteriores, outros irmãos da comunidade, entre eles a catequista Rosa.
Confira imagens da Confraternização dos Crismandos:


  • Caso não veja as imagens acima, clique AQUI.
Um observação ainda se faz necessária: em ambos os encontros, os catequizandos receberam um lanche especial! Nossa gratidão, mais uma vez, aos catequistas que, além de alimentar a fé dos irmãos, alimentam-nos também no corpo!

Que nossas crianças aproveitem bem suas férias e retornem aos encontros, todas, em um encontro comum, em 8 de agosto, às 15h!

Que nossos crismandos também aproveitem bem as férias, mas não tirem férias da Igreja, participem mais das celebrações dominicais e nossa capela e retornem com coragem em 7 de agosto (os adultos) e em 8 de agosto (os jovens!)!