quarta-feira, 30 de setembro de 2015

CONVITE: Festa da Padroeira 2015! Participe!

CONVITE

Aproxima-se mais um “Mês das Missões” e do “Santo Rosário” e, com ele a Festa de Nossa Senhora Aparecida: de 3 a 12 de outubro de 2015
Estamos vivenciando, no Brasil, o “Ano da Paz” e queremos neste tempo de graça, suplicar, em comunidade, ao “Príncipe da Paz” (Is 9, 6) este grande dom para nossa nação! Chega de insegurança! Chega de injustiça! Chega de conflitos familiares! Chega de corrupção! Que a Virgem Maria nos ajude a sermos nesta Terra de Santa Cruz os promotores da Paz que só Jesus pode nos dar (Mt 5, 9; Jo 14, 27). 
Assim, e, em sintonia com as recomendações de nosso Bispo Diocesano, que nos convida a rezarmos pela Paz nos festejos dos padroeiros, escolhemos para nosso novenário o tema: “Com a Mãe Aparecida sejamos promotores da Paz!” e como lema: “Justiça e Paz se abraçarão” (Salmos 85,10). 
É com grande alegria que convidamos você, sua família (grupo e comunidade) a participar conosco da festa em honra da Santa Mãe de Deus e Nossa, a Senhora da Conceição Aparecida, Padroeira do Brasil e de nossa comunidade!
 Participe! Venha rezar conosco!

A Coordenação.



CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO:
Clique para ampliar!

OBSERVAÇÕES...
  • Abertura do festejo: Alvorada e café partilhado no dia 3/10, às 5h, em nossa capela. 
  • Em 4/10, dia de São Francisco, a Santa Missa será celebrada pela manhã, às 8h;
  • Nos dias 3, 5 e de 7 a 11/10, às 18h30, acontecerá a recitação do Santo Rosário seguida por Santa Missa; OBS.: No 1º dia da novena novos coroinhas serão admitidos ao serviço do altar.
  • Dia 6/10, a partir das 19h não haverá Santa Missa, mas Celebração Penitencial com CONFISSÕES INDIVIDUAIS. 
  • Dia 10/10, durante a Santa Missa acontecerá CASAMENTO COMUNITÁRIO;
  • Dia 11/10, após a Santa Missa com BATIZADOS, acontecerá o “III JANTAR COM MARIA” com exibível custando apenas R$ 5,00; 
  • COM EXCEÇÃO dos dias 4, 6 e 11/10 em nossas confraternizações após as celebrações acontecerão vendas de comidas em nossa barraca e realização de leilões e/ou bingos!
  • Encerramento do festejo: procissão pelas ruas do Conj. Broder Ville, no dia 12/10, às 17h, seguida da Missa Solene. Após a celebração de encerramento, acontecerá o tradicional BINGÃO com valiosos prêmios. Participe e colabore conosco!
Show com grupo LAEL em nosso encerramento!
  • Os convidados não ficam responsáveis por nada na Liturgia, a não ser que expressem vontade. Para isso, favor, comuniquem nosso Coordenador por meio de nossa fanpage no Facebook.
IMPORTANTE!!
Clique para ampliar!!

Irmãos visitam pela primeira vez a Comunidade Santa Teresinha no Residencial Raul Bacellar

Confira a PROGRAMAÇÃO DA FESTA.
Na noite de ontem, cinco irmãos de nossa comunidade se dirigiram ao bairro Planalto, área pastoral da Paróquia de Santa Luzia, em Parnaíba, para conhecer e participar do 8º dia do Novenário em honra a Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face.
A capela Santa Teresinha está localizada na Quadra G2 no Residencial Raul Bacellar. A capela ainda assemelha-se às centenas de casas daquele residencial. A coordenação, espera, com o apoio de pessoas generosas, poder em breve fazer uma grande reforma no prédio da capela e assim dar um maior conforto aos fiéis e favorecer o culto litúrgico. Devido a quantidade de fiéis que aumentam na época do festejo, as novenas acontecem no pátio em frente à capelinha.
  • Caso não veja as imagens acima, clique AQUI.
A novena de ontem, na festa dos santos arcanjos Miguel, Rafael e Gabriel, teve a celebração da Santa Missa presidida pelo Pe. Francisco de Assis de Araújo Pinto (Pe. Pinto), capelão da Santa Casa de Misericórdia de Parnaíba e responsável pela Pastoral dos Enfermos na Diocese.
Foi uma celebração bem participada. Os fiéis estavam bem animados e dispostos a servir ao Reino de Deus.
Que Santa Teresinha ajude os irmãos dessa comunidade a evangelizar um bom número de pessoas naquele residencial, porque o desafio é grande: muitas casas, algumas com moradores que só veem à noite para às residências e que chegam cansados do trabalho, além também de outros problemas sociais presentes no bairro.
Viva Santa Teresinha, Padroeira das Missões!!

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

“Guerreiros de Cristo” é um dos vencedores do “I Perseverar em Cristo”

Na tarde de ontem, 27, a juventude de nossa comunidade, que fazem o grupo “Guerreiros de Cristo” participou na quadra da Universidade Federal do Piauí de uma gincana  de caráter bíblico-cultural - “I Perseverar em Cristo”. Esta foi uma iniciativa do grupo de jovens “Perseverando com Cristo no Espírito Santo”, da Paróquia Santa Ana (Confira AQUI o regulamento).
No evento, houve ainda a Celebração da Palavra de Deus, arrecadação de alimentos e roupas, além de bingo beneficente. Os donativos serão encaminhados à “Casa dos Filhos de Deus” (entidade filantrópica que recebe, sobretudo dependentes químicos) e também a famílias da Comunidade Parque José Estêvão (que vivem, sobretudo, dos produtos retirados do Lixão de Parnaíba).
Durante a gincana nossos “Guerreiros de Cristo” conquistaram o 3º Lugar; o grupo JSC (Paróquia S. Ana) o 2º Lugar e o grupo Neriah (Paróquia S. Sebastião) o 1º Lugar.





Parabéns à juventude católica parnaibana!! Que Deus os abençoe a cada dia! Que seu testemunho de fé, cative a outros jovens!

*Com informações e imagens do blog Divulgando o Evangelho e Roberto e Jerlan, dos Guerreiros de Cristo.

Irmãos celebram o "Dia da Bíblia 2015"

Versículos bíblicos usados na ornamentação de nossa capela
No inicio da noite ontem, 27, a uma capela lotada de fiéis, nosso vigário, Pe. João Maria presidiu a Santa Missa, deste último domingo de setembro, no qual, a Igreja no Brasil, festeja como "Dia da Bíblia". 
Setembro é o mês que dedicamos totalmente à leitura, meditação e estudo da Bíblia, isso é uma homenagem a São Jerônimo, que foi o tradutor das Sagradas Escrituras dos originais (grego, aramaico, hebraico) e que a tornou popular no século IV... Este grande santo é comemorado no dia 30 de setembro.
Algumas zeladoras do Apostolado da Oração foram as responsáveis pela Liturgia da Palavra nesta celebração. Durante a Santa Missa, tomou parte pela 1ª vez do banquete eucarístico, o jovem Antônio Anderson, que é catequizando de Crisma da turma dos catequistas Hermerson Saulo e Édina. Ao final da celebração foram apresentados também 4 (Layza, Beatriz, Lara e Camila) dos 9 coroinhas que a comunidade ganhará no próximo sábado, 3 de outubro, na missa de abertura da Festa de N. Sra. Aparecida.
  • Confira abaixo, imagens da celebração. Estas fotografias foram feitas pelo irmão João Marcelo, administrador do blog Reflexione:
  • Caso não veja as imagens acima, clique AQUI.

Por fim, também foram apresentados à comunidade, um bom número de crismandos das duas turmas - a de jovens (catequistas Hermerson Saulo e Édina) e a de adultos (catequistas Carlota e Alvino). Estes, crismandos irão confirmar sua fé no próximo dia 15 de novembro, em nossa matriz paroquial.
Parabéns a todos que participaram da Santa Missa e festejaram a Palavra de Deus!! Que cada um leia a Palavra de Deus, viva essa Palavra e comunique a outros!!
Aproveitamos pra convidarmos todos para a FESTA DE NOSSA PADROEIRA!! Venham!! Dia 3 de outubro inciamos!!

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Irmãos visitam mais uma vez a Comunidade São Vicente de Paulo

Na noite de ontem, 23, trinta irmãos da comunidade partiram em visita, a pé, à Comunidade São Vicente de Paulo em festejo do seu padroeiro.
Os fiéis de nossa comunidade junto com os fiéis e devotos de São Vicente de Paulo participaram da Santa Missa presidida por nosso vigário, Pe. João Maria Araújo. Na animação litúrgica em cantos, colaboraram os irmãos Antônio João e Edileusa, da Comunidade Cândido Athayde.
Na homilia, comentando o Evangelho do dia, Lucas 9,1-6, o reverendo pediu aos fiéis que sejam missionários da paz nas comunidades, que afastem o mal de suas famílias, tal como os apóstolos foram enviados a curarem e expulsarem o mal, nós, batizados devemos assumir essa mesma missão. Chamando atenção para os altos índices de violência do Bairro São Vicente de Paulo o padre pediu que cada morador dessa comunidade evangelize suas famílias e também as dos vizinhos, a fim de que haja a paz.
  • Caso não veja as imagens, clique AQUI.
Ministros ordenados segurando os vasos com os santos óleos
do Crisma, dos Enfermos e dos Catecúmenos,
na Santa Missa Crismal deste ano, na Catedral de Parnaíba.
Ao final da missa, o Pe. João também fez uma bela catequese sobre o símbolo da noite – o óleo – relacionando inclusive ao Evangelho, no qual fala que os apóstolos curavam os doentes com o óleo. Pe. João falou sobre os Santos Óleos que a Igreja abençoa (dos catecúmenos e enfermos) e consagra (crisma) na Semana Santa. Por fim, lembrou que da unção na simbologia bíblica: o óleo é sinal de abundância (Dt 11, 14) e de alegria (Sl 23, 5; 104, 15), purificação (unção antes e depois do banho) e tornar ágil (unção dos atletas e lutadores): é sinal de cura, pois suaviza as contusões e as feridas (Is 1, 6: Lc 10, 34) e torna radiante de beleza, saúde e força.
São Vicente de Paulo, nos ajude a esperarmos confiantes na Providência Divina, sermos pobres com os pobres e missionários da Paz em nossas comunidades!

  • Ainda não foi ao festejo da Comunidade São Vicente? Confira a programação AQUI.

domingo, 20 de setembro de 2015

Fiéis da Comunidade participam da instalação da 8ª paróquia da cidade: São João XXIII

Na noite de ontem, 19, véspera do 25º Domingo do Tempo Comum, muitos de nossos paroquianos de Frei Galvão e demais paróquias da cidade de Parnaíba acorreram ao Conj. Colinas da Alvorada no bairro João XXIII para testemunharem a instalação canônica da 29ª paróquia da Diocese de Parnaíba e a 8ª na cidade sede episcopal.
Paróquia São João XXIII, em Parnaiba-PI
Foto: Diocese de Parnaíba
A Celebração Eucarística de instalação canônica foi presidida pelo senhor bispo diocesano, dom Alfredo Scháffler e concelebrada por alguns padres do clero diocesano.
No inicio da celebração do Vigário Geral da Diocese, Pe. Carlos Seixas leu o Decreto de Ereção Canônica da Paróquia São João XXIII que foi assinado pelo senhor bispo em 8 de setembro, festa da padroeira diocesana. A matriz paroquial tem como co-padroeira, N. Sra. de Lourdes (porque antes havia uma capelinha sob esta invocação!).
A celebração deu continuidade com participação dos fiéis na Liturgia da Palavra. Após a proclamação do Evangelho que foi feita pelo pároco na nova paróquia, dom Alfredo pediu que o chanceler da Diocese, Pe. Francisco de Assis Soares lesse o Decreto de Provisão do reverendo Pe. Henrique Hegemann, como 1º pároco da Paróquia São João XXIII, documento assinado em 18 de setembro. 
Confira algumas imagens:
 
  • Caso não veja as imagens acima, clique AQUI.
Após a leitura da Provisão, dom Alfredo proclamou a homilia expondo as razões de ter criado ali uma nova paróquia para a cidade e destacou que uma paróquia, e, portanto, essa nova paróquia deve ser sinal de esperança, meio pelo qual o povo continue testemunhando sua fé em Deus.
A cerimônia aconteceu como ordinariamente, e após a Bênção Final, Pe. Siqueira, pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, da qual a nova paróquia foi desmembrada, leu ata de instalação canônica!
Ao final da cerimônia todo o povo foi venerar a pequena imagem do padroeiro da nova paróquia e, no adro da nova matriz, se confraternizaram com um bolo.
No novo templo, faltam bancos, cerâmica no chão, sistema de som e de luz... mas a fé do Povo de Deus e a generosidade de cada um tornará ainda mais bela essa nova matriz paroquial, em Parnaíba!!
No Natal do ano passado, quando foi celebrada a 1ª Missa na futura paróquia, um grupo de fiéis de nossa comunidade, também participou, relembre AQUI.
Parabéns dom Alfredo pela iniciativa! Parabéns, Pe. Henrique pela eleição de apascentar o povo do bairro João XXIII.
Que Deus abençoe sempre nossos pastores diocesanos a fim de que juntos, ordenados, leigos, consagrados, construamos o reino de paz e fraternidade pregado por Nosso Senhor Jesus.

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Convite: Festejo da Comunidade Santa Terezinha no Residencial Raul Bacelar: 22/09 a 01/10/2015! Participe!

Pela primeira vez nossa comunidade foi convidada a participar dessa festa em honra a S. Teresinha do Menino Jesus! Sinta-se também convidado a conhecer essa comunidade!
Clique para ampliar!

Clique para ampliar! Confira a programação!

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

TRÍDUO PARA ACOLHIMENTO DA IMAGEM JUBILAR DA MÃE APARECIDA! PARTICIPE!


Jubileu 300 anos: Peregrinação da imagem de N. Sra. Aparecida em nossa PARÓQUIA! Confira!

Confira toda a programação da peregrinação pela Diocese, AQUI.
As comunidades irão se preparar para a acolhida da imagem jubilar, rezando a Novena Preparatória, a partir do dia 09/09... Eis o manual que cada comunidade recebeu na reunião do Conselho Paroquial na manhã de hoje...

NOSSA PROGRAMAÇÃO DE ACOLHIDA


Data: 17/09/2015
ATIVIDADES / RESPONSABILIDADES
8h30min
Chegada da imagem do Jubileu dos 300 anos, vinda de Bom Princípio do Piauí.
9h00min
Santa Missa de acolhida.
10 às 11h00min
Oração coordenada por: Pastoral do Idoso, Comunidades Racharia, Km 7 e Broder Ville.

PAUSA PARA ALMOÇO
15 às 16h00min
Oração coordenada por: Pastoral dos Coroinhas, Pastoral do Dízimo, Pastoral da Juventude e Pastoral da Catequese de Crisma.
16 às 17h00min
Oração coordenada por: Pastoral da Catequese Infantil, Mãe Rainha e Comunidade Cândido Athayde.
17 às 18h00min
Oração coordenada por: Ministros Ext. S. Comunhão, Apostolado da Oração e Comunidades Pilocarpina, Igaraçu Lagoa da Prata.
18 às 19h00min
Oração coordenada por: Comunidades S. Teresinha, S. Vicente de Paulo e Lagoa do Prado.
19 às 20h00min
Oração coordenada por: Monte de Sião (RCC), E.C.C-Pastoral Familiar e fiéis dos Residenciais Dom Rufino.

Data: 18/09/2015
ATIVIDADES / RESPONSABILIDADES
8h00min
Santa Missa de despedida.
9h00min
Carreata para entrega da imagem jubilar para a Paróquia de N. Sra. de Fátima, em Parnaíba.


Jubileu 300 anos: Peregrinação da imagem de Nossa Senhora Aparecida na Diocese de Parnaíba! Confira!

Como já informamos, em 30 de agosto próximo, às 8h, nosso bispo diocesano Dom Alfredo Schaffler, celebrará a Santa Missa no Santuário Nacional de N. Sra. da Conceição Aparecida, onde receberá a réplica da Imagem de Nossa Sra. Aparecida, que peregrinará em nossa Diocese a fim de se celebrar o 70º aniversário de instalação canônica da Diocese de Parnaíba e os 300 anos do encontro da imagem da Mãe Aparecida nas águas do Rio Paraíba do Sul, em São Paulo. (Cf. Nota)
Confira o roteiro de peregrinação:


Clique para ampliar!
Clique para ampliar!
Clique para ampliar!

A Paróquia Frei Galvão, receberá Nossa Senhora Aparecida em 17 de setembro próximo!

Irmãos da comunidade participam da III Romaria da Família da Diocese de Parnaíba

Ontem, 13/09/2015 – data da penúltima aparição da Virgem Maria aos Três Pastorzinhos de Fátima (Portugal), em 1917 – pelo 3º ano consecutivo, ao meio-dia, dom Alfredo Scháffler e grande parte do clero diocesano celebraram com inúmeros fiéis de 26 das 28 paróquias que formam a Diocese de Parnaíba, a Santa Missa em favor do maior tesouro que temos, a FAMÍLIA!!
A III Romaria das Famílias aconteceu, como anos passados, no Santuário de N. Sra. de Fátima da Serra Grande da Ibiapaba, na cidade de São Benedito-CE.
De nossa paróquia saíram fiéis distribuídos em três ônibus e ainda em alguns carros particulares. Da comunidade participaram um grupo de 18 irmãos.
  • Não vê as imagens acima? Clique AQUI.
Foi mais um grande momento de demonstração de fé em Deus e fé na Família que o Povo de Deus da Diocese de Parnaíba realizou no maior santuário mariano do Nordeste do Brasil.
Os fiéis, além de rezarem no Santuário de Fátima, ao longo do caminho fizeram paradas em pontos turístico-religiosos em algumas cidades, de modo especial demoraram na Igreja do Céu, na Viçosa do Ceará.
Que Maria Santíssima, N. Sra. de Fátima e seu esposo S. José protejam nossas famílias! Que o Senhor Jesus seja conhecido, amado e adorado em nossas famílias!

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Vem aí a Festa de Nossa Senhora Mãe da Divina Graça, nossa padroeira Diocesana: 29/08 a 08/09/2015! Participem!








PEREGRINAÇÃO DA IMAGEM DE NOSSA SENHORA DA GRAÇA NOS  SETORES DA PARÓQUIA-CATEDRAL

DATAS
SETORES
17 a 21 de Julho
Comunidade Nossa Senhora das Mercês
21 a 25 de Julho
Comunidade Nossa Senhora da Conceição
25 a 29 de Julho
Comunidade São José
29 de Julho a 02 de Agosto
Comunidade Nossa Senhora do Carmo
02 a 06 de Agosto
Comunidade Nossa Senhora do Rosário

PEREGRINAÇÃO DA IMAGEM DE NOSSA SENHORA DA GRAÇA EM ALGUMAS  PARÓQUIAS

DATAS
PARÓQUIAS
06 a 08 de Agosto
Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Cocal-PI)
08 a 10 de Agosto
Nossa Senhora dos Remédios (Buriti dos Lopes-PI)
10 a 12 de Agosto
Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Bom Princípio-PI)
12 a 14 de Agosto
Santo Antonio de Santana Galvão
14 a 16 de Agosto
Nossa Senhora de Fátima
16 a 18 de Agosto
São Sebastião
18 a 20 de Agosto
Santa Ana
20 a 22 de Agosto
Santa Luzia
22 a 24 de Agosto
Sagrado Coração de Jesus
24 a 26 de Agosto
Nossa Senhora da Conceição (Ilha Grande-PI)
26 e 27 de Agosto
Nossa Senhora da Assunção (Camurupim-PI)
27 a 29 de Agosto
Nossa Senhora da Conceição (Luiz Correia-PI)*

*No dia 29/08/2015, a imagem peregrina virá da Paróquia Nossa Sra. Conceição (Luiz Correia-PI) para a PARÓQUIA SÃO JOÃO XXIII (Colina da Alvorada, em Parnaíba-PI), onde sairá às 16h a CARREATA de Abertura do Novenário;

Quem é a "Padroeira de Parnaíba"?

Iniciando hoje a 220ª Festa da Padroeira de Parnaíba (29 de agosto a 8 de setembro/2015), muitos parnaibanos ainda têm dúvidas de como invocar o título correto da padroeira da Cidade e da Diocese de Parnaíba. Aos que têm dúvidas, nosso catequista Hermerson Saulo, fez um esqueminha para ajudá-los!! 



A padroeira deve ser chamada de: "Nossa Senhora DA GRAÇA" ou como declarou o Santo Padre Pio XII quando criou a Diocese de Parnaíba​, em 1944: "Nossa Senhora MÃE DA DIVINA GRAÇA"!

Bula do Venerável Papa Pio XII "Ad Dominici gregis bonum"
AAS nº. 37 [1945], págs. 133-135. 
Fonte: Site da Santa Sé
Portanto, nossa padroeira NÃO é "Nossa Senhora das GRAÇAS"!! Embora sendo a mesma e única mãe de Jesus, há diferença no surgimento de ambas as devoções entre os católicos!
Para mais informações, leiam outro comentário deste mesmo catequista, já publicado em nosso blog, em 2009, confira AQUI!
Para mais informações sobre nossa diocese confira nossa página Diocese de Parnaíba.