domingo, 27 de novembro de 2016

Fiéis iniciam seu itinerário para o Natal e Grupo de Jovens da comunidade celebra seu 5º aniversário

Este domingo, o 1º do Tempo do Advento, foi bem vivido em nossa comunidade! Logo cedo, as crianças da Catequese e alguns membros dos grupo de jovens da comunidade, montaram nosso presépio (com um detalhe: não se colocou os seguintes objetos: a manjedoura com o Menino Jesus e o Anjo, porque ainda estamos na "expectativa" do Natal... estas peças só serão colocadas na missa do dia 25/12) e também a tradicional Coroa do Advento. As crianças adoraram participar desta atividade!!
  • Para conferir mais imagens deste momento, clique AQUI.
Hoje, nosso grupo de jovens "Guerreiros de Cristo", está celebrando seu 5º aniversário de evangelização (através da Liturgia, da Missão, das Danças) na comunidade e na paróquia. Alguns membros se confraternizaram com um almoço partilhado e servido na casa do coordenador de danças deste grupo, o jovem Wállaf Sotero. À tarde, os mesmos se dirigiram até à capela, e, junto ao nosso Coordenador da Comunidade, prepararam o ambiente para a Santa Missa das 19h.
À noite, uma grande assembleia participou da Santa Missa presidida por nosso vigário paroquial, Pe. João Maria. Na homilia, o vigário destacou a necessidade de estarmos vigilantes à volta de Cristo. Aludindo à 2ª Leitura da Liturgia da Palavra deste 1º Domingo do Advento, advertiu aos jovens para não se entregarem às "paixões do mundo" (bebedeiras, gulodices, erotismo) a fim de estarem sóbrios para o encontro dom Cristo.
  • Para conferir mais imagens da Santa Missa, clique AQUI.
Nesta celebração, foi a 1ª vez que serviu como coroinha, o jovem Jailton. O mesmo foi auxiliado pelo também neo-coroinha, Pedro Ângelo e dos veteranos Júlio César e Layza Letícia. Hoje também o neo-coroinha Sérgio Filho aniversariava.
Foi de fato um dia memorável para a comunidade! Iniciamos bem nosso novo ano litúrgico!
Desejamos vida longa ao nosso grupo de jovens!! Que continuem evangelizando a outros jovens e nos ajudando a melhor celebrar. Que também aproveitemos este tempo de Advento para nos preparar para nosso encontro definitivo com o Senhor Jesus no dia do Juízo, mas também para celebrar dignamente o seu Natal.

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Fiéis participam do Festejo da Comunidade Santa Teresinha - 2016

Confira AQUI a Programação desta Festa
e Participe!
Na noite de hoje, muitos irmãos da comunidade foram caminhando até à Capela da comunidade Santa Teresinha, localizada na Rua Frei João Pedro, no bairro S. Vicente de Paulo ("Catavento").
Além de fiéis de nossa comunidade, estavam presentes paroquianos provenientes das comunidades Santo Afonso (Lagoa da Prata), N. Sra. do Perpétuo Socorro (Cândido Athayde) e São Vicente de Paulo.
Celebrou a Eucaristia no 4º dia de Novena a Santa Teresinha, nosso pároco, Pe. Vicente Gregório.
 
Durante sua pregação, o pároco comentou a Liturgia do Dia e a festa litúrgica da "Apresentação da Virgem Maria" e aproveitou ainda para tratar de temas importantes apresentados pelo papa Francisco na bula de encerramento do Ano Santo da Misericórdia, a Carta Apostólica Misericordia et misera.
A coroinha Camila e os neo-coroinhas de nossa Comunidade (William e Pedro Ângelo) auxiliaram na Liturgia junto com a coroinha Márcia Maria, daquela comunidade.
A Comunidade Santa Teresinha é contemporânea nossa no período de formação de nossas comunidades no início dos anos 1990.
Confira nossa visita do ano passado.
Abaixo, fotos de uma nova visita à Comunidade Santa Teresinha, no dia 23/11:
Com a Comunidade Sabiazal

Viva Santa Teresinha!! Que esta Santa nos ajude a contemplar o Jesus na pessoa do irmão!

sábado, 19 de novembro de 2016

Mais três comunidades em festejo são visitadas: São João XXIII, Cristo Rei e Santa Cecília

Nesta 3ª semana de novembro/2016, fizemos uma "maratona" de visitas! Vejam!
Na quarta-feira, 16, participamos da abertura do festejo (Tríduo) da Paróquia São João XXIII, localizada no Residencial Colina do Alvorada, em Parnaíba. Dos visitantes de nossa comunidade, apenas nosso coordenador, H. Saulo, já havia visitado a mais nova paróquia da Diocese de Parnaíba. Fiéis da Matriz de Frei Galvão nos acompanhou na visita.
Pe. Henrique Hegeman, pároco de São João XXIII, presidindo a Eucaristia 
Nosso coordenador proclamando a 1ª leitura da Missa
Daene, nossa Secretária Paroquial, cantando o Salmo

Na quinta-feira, 17, participamos pela 2ª vez da Festa em honra de Cristo Rei, na capela localizada à Rua Oswaldo Cruz (Cf. nossa visita do ano passado, AQUI.)
Nossa comitiva na Comunidade Cristo Rei
E na sexta-feira, 18, participamos pela 1ª vez da Festa em honra a Santa Cecília, Virgem e Mártir, padroeira dos músicos cristãos. A capelinha está localizada nas imediações do Centro Administrativo da Prefeitura de Parnaíba.
Nossa comitiva à Santa Cecília
Com os irmãos da Comunidade Menino Jesus de Praga
Com a juventude de Santa Cecília
Somos gratos a todos os convites recebidos!! No próximo ano, iremos voltar e em maior número!

Nossa próxima visita será segunda-feira, 21, à Comunidade Santa Teresinha, localizada no Bairro São Vicente de Paulo. E em dezembro, temos festas à N. Sra. da Conceição e à Santa Luzia, para prestigiarmos!

É muito bom partilhar entre os irmãos a mesma fé católica!! 

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Fiéis fazem 4ª visita à Comunidade N. Sra. do Rosário no Festejo da Padroeira 2016

Na noite de hoje, irmãos de nossa comunidade participaram da última noite do festejo da Comunidade "Pilocarpina". Amanhã é o dia da festa desta comunidade (Cf. PROGRAMAÇÃO). Diferentemente de 2013, quando visitamos a comunidade pela 1ª vez, a Capela de Nossa Senhora do Rosário está bem diferente: já tem teto, paredes rebocadas e pintadas, piso em cimento e portas! Falta agora o piso em cerâmica! Mas, com a ajuda de Deus e dos fiéis, brevemente, vão tornar a capelinha mais bonita ainda.
Embora chamemos Comunidade "Pilocarpina" a capela não está localizada à Rua Pilocarpina, mas sim na Rua Jerusalém, no bairro Igaraçu. Salientamos que ambas as ruas, como as adjacentes, se encontram em situação deplorável, há muita piçarra e/ou areia solta. Urge o Poder Público agir a fim de trazer melhor qualidade de vida e mobilidade à população daquela região.
Relembre aqui as novas visitas em 2014 e em 2015.
Que a Mãe de Jesus, nos ensine a orar!!

CONVITE: MISSA PELOS ENFERMOS NA COMUNIDADE CATÓLICA SHALOM


DIA: 16 DE NOVEMBRO/2016, às 19h
LOCAL: Comunidade Shalom (ao lado do Colégio Diocesano)

VENHA TER UMA EXPERIÊNCIA COM A MISERICÓRDIA DIVINA! 

INFORMAÇÕES: (96) 9 9813-1257 |9 9922-5787 
Envie seu pedido de oração para: 
oracaosh@gmail.comfacebook.com/shalomparnaiba

Fiéis acolhem o 4º grupo de Coroinhas da Comunidade

No final da tarde de ontem, os fiéis da comunidade se reuníram em nossa capela para participarem da Santa Missa do 33º Domingo do Tempo Comum. Presidiu a Eucaristia o nosso pároco, Pe. Vicente Gregório.
No decorrer da celebração, aconteceu o Rito da Admissão de Coroinhas. Foram acolhidos 10 novos coroinhas para a comunidade e para a Paróquia Frei Galvão e 5 coroinhas veteranos renovaram seus votos de continuarem servindo às Celebrações Litúrgicas. Esta 4ª turma de coroinhas foi também formada pelo Ministro, H. Saulo.
  • Para conferir mais fotos desta celebração, clique AQUI.
Os coroinhas veteranos que continuarão no serviço são: Heitor Evandro, Layza Letícia, Camila, Lara Caroline, Anna Victória (o veterano Júlio César, posteriormente irá renovar seu propósito de continuar servindo!); os neo-coroinhas são: Jailton, Wittalicy, Maria Adriana, Maria Tainá, William, os irmãos Layza Karla, Pedro Ângelo, Péricles Augusto e os irmãos Sérgio Filho, Luís Gabriel.
Que Deus abençoe essa vocação! Que sirvam ao altar com zelo, atenção e alegria!
RECORDANDO...
Em 28/08/2011 foi instituída a 1ª turma, formada por: Arthur Alvino, Heitor Evandro (irmãos), Vitória Régia, João Vitor Medeiros (irmãos), Emerson José, Érika Iracir (irmãos), Francisco Daniel, Lays Stérfany e Kauanny. Estes foram formados pelo então Ministro Extraordinário da Comunhão, Alvino.

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Fiéis prestigiam a Feta de São Benedito - 2016

Desde 2011, fiéis de nossa comunidade não deixam de prestigiar o Festejo a São Benedito, na belíssima capela localizada à Rua Benedito Madeira Brandão, no bairro São Bendito em Parnaíba.
Hoje participamos da 6ª noite do Novenário. Presidiu a Eucaristia, o pároco da Paróquia São Sebastião, Frei Sérgio.
Fiéis de nossa comunidade com os animadores da celebração que participamos,
Andrea Dutra e Júnior Freitas

Que no ano que vem participemos novamente e em maior número!
Que São Benedito nos ajude a sermos mais misericordiosos!!

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

CONVITE: 4ª Investidura de Coroinhas da Comunidade!

Como parte do curso de Coroinhas iniciado em julho passado, no domingo próximo, 13/11, teremos a Investidura de 16 coroinhas, 10 deles, novatos! É a nossa 4ª turma de coroinhas (2011, 2014, 2015 e 2016).
A investidura assinala o começo, a permissão para o serviço destes pequeninos na comunidade e na paróquia, mas, o curso continuará ainda por alguns meses até todos estarem bem formados e assim possam servir cada vez melhor ao altar do Senhor.


"Eu vim para servir" (Mc 10, 45)

Fiéis celebram vocação fundamental do cristão: a Santidade!

Na noite de ontem, no Brasil, Solenidade de Todos os Santos, com a Celebração da Palavra presidida pelo ministro H. Saulo, os fiéis da comunidade louvaram e agradeceram a Deus pela dom que deu à humanidade através de tantos exemplos de fé e piedade demonstrado por inúmeros fiéis que conviveram conosco e que já nos precedem na eternidade. 
No pequeno altar: imagens/esculturas de alguns fiéis já Canonizados, outros já Beatificados e
outros aguardando ainda um possível reconhecimento oficial da Igreja
Nesta Solenidade, celebramos a santidade, às vezes, "oculta" de tantos e irmãos e irmãs na fé... De muitas mães e muitos pais de família que foram zelosos na fé, na educação cristã dos filhos, pessoas caridosas que não faziam a bondade para depois se vangloriar... pessoas fiéis a Cristo e que ainda não foram Canonizadas, mas a quem Deus conhece a fé e já entregou a coroa da glória no Céu! Neste dia, a Igreja celebra todos e todas que na vida souberam viver as Bem-aventuranças e que hoje estão na felicidade eterna junto de Deus e de lá intercedem por nós, ainda peregrinos.

Que a cada dia vivamos o apelo do Senhor que nos diz: "Sede Santos!"

  • FUNDAMENTAÇÃO BÍBLICA sobre o artigo de fé: Creio na Comunhão dos Santos:
No principio, a Bíblia reservou a Deus (Senhor) o título de "Santo", palavra que tinha então um significado muito próximo ao de "sagrado": Deus é o "Outro", tão transcendente e tão longínquo que o homem não pode pensar em participar da sua vida. Diante de sua santidade (cf Gn 28,10-19; 1Sm 6,13-21; 2Sm 6,1-10) o homem não pode deixar de ter respeito e temor (cf Ex 3,1-6; Gn 15,12). Numa religião de salvação como a de Israel, Deus devia comunicar a sua santidade ao povo (cf Is 12,6; 29,19-23; 30,11-15; 31,1-3), o qual se torna também "outro", manifestando em sua vida cotidiana, e sobretudo em seu culto, um comportamento diferente do de outros povos (Lv 19,1-37; 21,1-23; Ap 4,1-11). Mas para efetuar essa santidade a que Deus o chamava, o povo eleito tinha apenas meios legais e práticas de purificação exterior. Os homens mais esforçados tomaram logo consciência da insuficiência de tais meios e procuraram a "pureza de coração", capaz de fazê-los participantes da vida de Deus (cf Is 6,1-7; S 114; Ez 36,17-32; 1Pd 1,14-16). Esses puseram sua esperança numa santidade que seria comunicada diretamente por Deus (Ez 36,23-28). Esta aspiração se realiza no Cristo; ele irradia a santidade de Deus; sobre ele repousa "o Espírito de santidade"; ele reivindica o título de "santo" (cf Jo 3,1-15; 1 Cor 3 ,16-17; Gl 5,16-25; Rm 8,9-14). E, de fato, santifica toda a humanidade. Jesus Cristo, tornado "Senhor", transmite a sua santidade à Igreja por meio dos sacramentos, que trazem ao homem a vida de Deus (cf Mt 13,24-30; 25,2; Cl 1,22; 2Cor 1,12). Esta doutrina era tão viva nos primeiros séculos que os membros da Igreja não hesitavam em se chamar "os santos" (2Cor 11,12; Rm 15,26-31; Ef 3,5-8; 4,12), e a própria Igreja era chamada "comunhão dos santos". A santidade cristã manifesta-se, pois, como uma participação na vida de Deus, que se realiza com os meios que a Igreja nos oferece, particularmente com os sacramentos. A santidade não é o fruto do esforço humano, que procura alcançar a Deus com suas forças, e até com heroísmo; ela é dom do amor de Deus e resposta do homem à iniciativa divina.
Fonte: Deus Único.