terça-feira, 31 de dezembro de 2024

Dom Edivalter publica decreto fazendo orientações pastorais e sacramentais na Diocese de Parnaíba

Na Festa de Santo Estevão de 2024, Dom Edivalter Andrade, Bispo Diocesano de Parnaíba, publicou um importante decreto que estabelece diretrizes pastorais e administrativas para toda a Diocese. Em sintonia com o Regional Nordeste 4 da CNBB, o documento reafirma a gratuidade dos sacramentos, uma prática que a Diocese de Parnaíba já vinha seguindo ao longo dos últimos anos, e regulamenta aspectos organizacionais que fortalecem a unidade e a sustentabilidade das comunidades.
O decreto traz orientações claras para a organização das comunidades e a participação dos fiéis na manutenção das Igrejas. Dentre as principais medidas, está o incentivo à conscientização dos fiéis sobre a importância de contribuírem de forma espontânea e solidária para o sustento das atividades pastorais e administrativas da Igreja, respeitando sempre os princípios da transparência e da equidade.
Este decreto não traz mudanças radicais, mas reafirma aquilo que já é prática em nossa Diocese: a gratuidade no acesso aos sacramentos e a organização pastoral em consonância com as diretrizes do Regional Nordeste 4. É também um chamado à corresponsabilidade dos fiéis para que as comunidades possam se sustentar de forma digna e missionária.
O documento também aponta para a importância de uma maior organização administrativa nas paróquias, reforçando o papel das equipes de liderança e incentivando a implantação de projetos que garantam a sustentabilidade das obras pastorais e sociais. Além disso, ressalta o compromisso com a formação permanente do clero, lideranças leigas e agentes de pastoral para uma atuação cada vez mais alinhada à missão evangelizadora da Igreja.
A publicação deste decreto é um marco que reforça o compromisso da Diocese de Parnaíba com a vivência da fé em unidade e corresponsabilidade.

Confira abaixo o documento oficial:

FONTE: Diocese de Parnaíba.

segunda-feira, 30 de dezembro de 2024

Comunidade realiza a Confraternização Natalina 2024

No sábado, 28, os fiéis da comunidade se reuniram para a celebração vespertina da Festa da Sagrada Família de Nazaré, Jesus, Maria e José, festividade esta que ocorre dentro da Oitava do Natal. Presidiu a celebração, o nosso pároco, Pe. Tarciso Jr.
Na sua homilia, nosso pároco destacou os desafios de evangelizar a própria família nos dias de hoje, mas também demonstrou que é na família que começamos a nossa santificação, para isso aprofundou-se nas leituras proclamadas tiradas do livro de Eclesiástico e da Carta aos Colossenses. 
Nossa juventude foi a responsável por preparar toda a liturgia, desde a limpeza da capela como também a seleção dos leitores.
Ao final da Missa, os fiéis se digiram à casa do Diácono Alvino e Carlota onde houve a tradicional confraternização natalina da comunidade! Os fiéis colaboraram com dinheiro e/ou com materiais e preparam um delicioso jantar que foi abençoado pelo nosso pároco. Além do jantar, houve dinâmicas, como a "qual a senha do Wi-Fé", um amigo-doce e apresentações musicais.

EM TEMPO: Na noite de véspera de Natal, nossa comunidade participou da Santa Missa. Nossos coroinhas serviram nesta celebração.
E, ontem, 29/12, fiéis da comunidade participaram da Peregrinação e Santa Missa de Abertura do Jubileu de 2025 em nível diocesano.
Em nossa diocese, 4 templos foram escolhidos como Igrejas Jubilares para que os fiéis "Peregrinos da Esperança" possam visitar e obter perdão e indulgências neste Ano Santo: a Catedral Mãe da Divina Graça (Parnaíba), a Matriz de N. Sra. P. Socorro (Cocal), a Matriz de N. Sra. dos Remédios (Piripiri) e a Matriz de N. Sra. da Boa Esperança (Esperantina). Nossa diocese irá ainda apresentar uma intensa programação de eventos para vivemos bem o Jubileu da Esperança.
Desejamos a todos os fiéis de nossa Comunidade um Bom Ano Novo da Graça do Senhor, o Ano Jubilar de 2025!!