NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA

Todos os sábados, a vizinhança reunia-se no pequeno oratório para rezar o terço. Devido a ocorrência de milagres, a devoção a Nossa Senhora começou a divulgar-se, com o nome de Nossa Senhora Aparecida.
A 26 de julho de 1745 foi inaugurada a primeira capela. Um novo templo bem maior foi inaugurado a 08 de dezembro de 1888.
A 08 de dezembro de 1904, por ordem do Papa Pio X, a imagem foi solenemente coroada e a 29 de abril de 1908, foi concedido ao Santuário o título de basílica menor. O Papa Pio XI declarou e proclamou Nossa Senhora Aparecida Padroeira do Brasil a 16 de julho de 1930 (A.A.S. 23 [1931], p.7-8). À 05 de março de 1967 o Papa Paulo VI ofereceu a “Rosa de Ouro” à Basílica de Aparecida. Em 1952 iniciou-se a construção da Nova Basílica Nacional de Nossa Senhora Aparecida, solenemente consagrada pelo Papa João Paulo II a 04 de julho de 1980.
![]() |
O Domingo - semanário litúrgico Catequético - Ano LXXIX - Remessa XIII - 12-10-2011, nº 48 |
Nossa Senhora da Conceição Aparecida não está no lugar de Cristo. Como nas Bodas de Caná (Evangelho segundo S. João cap. 2), ela pede que façamos tudo o que Ele (o Cristo) mandar -“Fazei tudo o que ele vos disser” (Jo 2,5). Nós rezamos com Maria, e não para Maria. Ela é nossa intercessora especial junto a Cristo. Da mesma forma que costumamos pedir para que alguém reze por nós (isso é a intercessão), podemos pedir com toda a confiança que Maria interceda por nós junto ao seu Filho. Se Deus escuta nossas orações, quanto mais escutará as daquela que, em terra, carregou o próprio Deus em seu ventre por nove meses!
Para mais informações, acesse a matéria: N. Sra. Aparecida, há 81 anos padroeira do Brasil
OUÇA UM HINO À NOSSA PADROEIRA:
E por qual razão nossa Comunidade tem Nossa Senhora Aparecida como padroeira?
Foi assim: Em abril de 1991 um grupo da comunidade estava reunido para escolherem o padroeiro (a) da comunidade, quando já estavam por escolher como padroeira Santa Terezinha, apareceu na reunião uma criança de nome Natanael, que era filho de D. Conceição, agora ex-moradora do conjunto. Ele trazia nas mãos uma medalha de ouro com o vulto de N. Sra. Aparecida, que ele havia encontrado ao capinar. Então, não se pensou duas vezes, Maria, Mãe de Deus e da Igreja, queria fazer morada na comunidade e assim é até hoje.
Nossa comunidade ainda é jovem, ainda tem muito a crescer e mostrar como se pode e deve-se viver como a “Primeira Comunidade Cristã” (At 2,42-47), onde lá tinham tudo em comum e praticavam uma vida de oração e doação. Este crescimento acontecerá quando se estiver seguindo verdadeiramente Deus como Princípio e Fim de toda a vida e, tendo Maria como mãe e conselheira.