Ontem, 10/08, festa de São Lourenço, diácono e mártir, na Igreja Matriz de N. Sra. de Fátima, dom Juarez Souza da Silva, ordenou 17 diáconos permanentes para a Diocese de Parnaíba. Dentre os 17 estava ALVINO CARDOSO FONTENELE, fiel de nossa comunidade. Ao final da cerimônia de ordenação como é praxe, o bispo anuncia onde cada diácono irá exercer seu ministério e o Diácono Alvino ficará à serviço da Paróquia Frei Galvão, a nossa paróquia.
![]() |
Foto: Celene Fontilene / Felipe Nascimento |
Nossa comunidade está muito feliz, pois aqui, Alvino uniu-se em Matrimônio com Carlota, aqui batizaram seus filhos, aqui o casal se tornou catequistas, ministros extraordinários da Sagrada Comunhão, enfim, são modelos de fé para todos nós.
![]() |
Em imagens, um pouco da trajetória de vida de nosso Diácono Alvino, desde 1999... |
Diz o Catecismo da Igreja Católica: "Os diáconos participam de modo especial na missão e na graça de Cristo. O sacramento da Ordem marca-os com um selo ('carácter') que ninguém pode fazer desaparecer e que os configura com Cristo, que se fez "diácono", isto é, o servo de todo. Entre outros serviços, pertence aos diáconos assistir o bispo e os sacerdotes na celebração dos divinos mistérios, sobretudo da Eucaristia, distribuí-la, assistir ao Matrimônio e abençoá-lo, proclamar o Evangelho e pregar, presidir aos funerais e consagrar-se aos diversos serviços da caridade" (nº 1.570).
Ao contrário dos Diáconos Provisórios, os Diáconos Permanentes são homens casados e, com trabalho formal e são chamados à servir à Igreja e a sua família por toda a vida. Os Diáconos Provisórios, uma vez aptos, são elevados ao segundo grau da Ordem: o Presbiterado e, assim, conservando o celibato, vivem uma vida dedicada exclusivamente à missão da Igreja.
Abaixo, imagens colhidas ao longo da transmissão da Missa de Ordenação Diaconal, disponível também AQUI.
Alvino Cardoso Fontenele nasceu em Cocal, em 24/01/1977, onde também, na Igreja Matriz de N. Sra. do Perpétuo Socorro fora batizado a 06/03/1977, pelo padre Oney Braga. Durante a infância, adolescência e juventude morou na localidade Córrego, município de Bom Princípio do Piauí, onde, inclusive fez a 1ª Comunhão e a Crisma, a 29/04/1995. Alvino é filho do Sr. José de Arimatéa Cardoso Fontelene e de dona Maria Cardoso Fontenele.
Em 29/07/1998 contrai casamento civil com Carlota Evandra Nunes Silva, no entanto, aos 03/07/2004, perante Deus e a Igreja celebram o Matrimônio cristão, em nossa capela, na presença do Pe. Francisco Antônio. O casal tem dois filhos: Arthur Alvino (27/08/1999) e Heitor Evandro (20/02/2003).
Em 29/07/1998 contrai casamento civil com Carlota Evandra Nunes Silva, no entanto, aos 03/07/2004, perante Deus e a Igreja celebram o Matrimônio cristão, em nossa capela, na presença do Pe. Francisco Antônio. O casal tem dois filhos: Arthur Alvino (27/08/1999) e Heitor Evandro (20/02/2003).
Em 2006 torna-se catequista em nossa comunidade e em 2007 é instituído ministro extraordinário da Sagrada Comunhão para a Paróquia N. Sra. de Fátima, a qual pertencíamos até 2010.
Atualmente, estava servindo à Paróquia Frei Galvão como membro do Conselho de Pastoral, ministro extraordinário da Sagrada Comunhão. Paralelo a isso, frequentava às aulas na Escola Diaconal Diocesana Santo Estêvão, vindo a ser Admitido às Ordens Sacras em 15 de março de 2020 e, depois de ser instituído Leitor e Acólito é ordenado diácono à 10/08/2021. Conforme provisão, o mesmo exercerá seu ministério na mesma paróquia por três anos.
Na sociedade parnaibana exerce trabalho profissional como comerciante.
Oremos pelo nosso mais novo diácono, Alvino.
Parabéns ao Sr Alvino é toda comunidade cristã.
ResponderExcluir