quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Alvino Fontenele é ordenado Diácono Permanente

Ontem, 10/08, festa de São Lourenço, diácono e mártir, na Igreja Matriz de N. Sra. de Fátima, dom Juarez Souza da Silva, ordenou 17 diáconos permanentes para a Diocese de Parnaíba. Dentre os 17 estava ALVINO CARDOSO FONTENELE, fiel de nossa comunidade. Ao final da cerimônia de ordenação como é praxe, o bispo anuncia onde cada diácono irá exercer seu ministério e o Diácono Alvino ficará à serviço da Paróquia Frei Galvão, a nossa paróquia.
Foto: Celene Fontilene / Felipe Nascimento
Nossa comunidade está muito feliz, pois aqui, Alvino uniu-se em Matrimônio com Carlota, aqui batizaram seus filhos, aqui o casal se tornou catequistas, ministros extraordinários da Sagrada Comunhão, enfim, são modelos de fé para todos nós.
Em imagens, um pouco da trajetória de vida de nosso Diácono Alvino, desde 1999...
Diz o Catecismo da Igreja Católica: "Os diáconos participam de modo especial na missão e na graça de Cristo. O sacramento da Ordem marca-os com um selo ('carácter') que ninguém pode fazer desaparecer e que os configura com Cristo, que se fez "diácono", isto é, o servo de todo. Entre outros serviços, pertence aos diáconos assistir o bispo e os sacerdotes na celebração dos divinos mistérios, sobretudo da Eucaristia, distribuí-la, assistir ao Matrimônio e abençoá-lo, proclamar o Evangelho e pregar, presidir aos funerais e consagrar-se aos diversos serviços da caridade" (nº 1.570).
Ao contrário dos Diáconos Provisórios, os Diáconos Permanentes são homens casados e, com trabalho formal e são chamados à servir à Igreja e a sua família por toda a vida. Os Diáconos Provisórios, uma vez aptos, são elevados ao segundo grau da Ordem: o Presbiterado e, assim, conservando o celibato, vivem uma vida dedicada exclusivamente à missão da Igreja.
Abaixo, imagens colhidas ao longo da transmissão da Missa de Ordenação Diaconal, disponível também AQUI.

PEQUENA BIOGRAFIA DO DIÁCONO ALVINO

Alvino Cardoso Fontenele nasceu em Cocal, em 24/01/1977, onde também, na Igreja Matriz de N. Sra. do Perpétuo Socorro fora batizado a 06/03/1977, pelo padre Oney Braga. Durante a infância, adolescência e juventude morou na localidade Córrego, município de Bom Princípio do Piauí, onde, inclusive fez a 1ª Comunhão e a Crisma, a 29/04/1995. Alvino é filho do Sr. José de Arimatéa Cardoso Fontelene e de dona Maria Cardoso Fontenele.
Em 29/07/1998 contrai casamento civil com Carlota Evandra Nunes Silva, no entanto, aos 03/07/2004, perante Deus e a Igreja celebram o Matrimônio cristão, em nossa capela, na presença do Pe. Francisco Antônio. O casal tem dois filhos: Arthur Alvino (27/08/1999) e Heitor Evandro (20/02/2003).
Em 2006 torna-se catequista em nossa comunidade e em 2007 é instituído ministro extraordinário da Sagrada Comunhão para a Paróquia N. Sra. de Fátima, a qual pertencíamos até 2010. 
Atualmente, estava servindo à Paróquia Frei Galvão como membro do Conselho de Pastoral, ministro extraordinário da Sagrada Comunhão. Paralelo a isso, frequentava às aulas na Escola Diaconal Diocesana Santo Estêvão, vindo a ser Admitido às Ordens Sacras em 15 de março de 2020 e, depois de ser instituído Leitor e Acólito é ordenado diácono à 10/08/2021. Conforme provisão, o mesmo exercerá seu ministério na mesma paróquia por três anos.
Na sociedade parnaibana exerce trabalho profissional como comerciante.

Oremos pelo nosso mais novo diácono, Alvino.

Um comentário: