No sábado, 15, durante todo o dia, catequistas do zonal Norte da Diocese de Parnaíba estiveram reunidos na Paróquia Santa Ana, em Parnaíba, para estudarem e proporem estratégias para a implantação do Ministério do Introdutor. O encontro aconteceu também simultaneamente nos outros zonais da diocese.
Quem é o Introdutor dentro do processo de IVC (Iniciação à Vida Cristã)? O Introdutor é aquele amigo que conversa particularmente com o iniciando, escutará sua história de vida, seus anseios e projetos. Também vai ajudá-lo a dar os primeiros passos na vida de comunidade e vai acompanha-lo no crescimento de sua vida de oração e o Catequista é aquele que dará continuação no processo de iniciação com encontros catequéticos, celebrações, ensino e educação da fé.
A tarefa principal do Introdutor é anunciar o querigma: anunciar Jesus Cristo, sobretudo através da vida e de seu entusiasmo. Pelo exemplo desse Introdutor o iniciando alimenta seu desejo de viver a experiência do encontro pessoal com o Senhor e se sente estimulado para inserir-se na comunidade cristã e a comprometer-se na missão. O iniciando sabe e sente que pode contar com o apoio afetivo e de fé por parte de alguém que, para ele, é fidedigno. O Introdutor, porém, deve deixar claro em sua missão, que não está isolado, e tampouco o iniciando, pois toda a comunidade eclesial está envolvida no processo.
O Introdutor acompanha candidato na celebração de entrada no Catecumenato (cf. RICA, n. 71). Na celebração de acolhida no catecumenato, quem preside pergunta aos Introdutores e à comunidade se estão “dispostos a ajuda-los a encontrar e seguir o Cristo (cf. RICA n. 77). Depois de se comprometerem, fazem eles o sinal da cruz (cf. RICA, n. 83).
Os catequistas Milena e H. Saulo participaram da formação, representando a nossa Paróquia Frei Galvão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário