Em festa, devotos de Nossa Senhora da Conceição Aparecida testemunham [hoje] o aniversário de 81 anos de proclamação da Mãe de Deus como padroeira do Brasil.
Papa Pio XI |
A devoção mariana no país remonta aos portugueses, e ganhou força com a aparição da imagem da Virgem que ficou conhecida como "Aparecida", no rio Paraíba, em 1717. Mas foi somente com a realização de um Congresso Mariano em 1929 que o pleito pela proclamação da Virgem de Aparecida foi levado a cabo.
Devoção pela santa ganhou força com a aparição da imagem da Virgem no rio Paraíba, em 1717
A partir de uma iniciativa do então arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Sebastião Leme, e do reitor do Santuário da época, padre Antão Jorge Hechenblaickner, os bispos participantes pediram oficialmente a proclamação papal de Nossa Senhoria Aparecida como padroeira do Brasil.
A proclamação oficial aconteceu na Praça da Esplanada do Castelo, no Rio de Janeiro, na época ainda a capital federal, no dia 31 de maio do ano seguinte. Cerca de um milhão de pessoas acompanharam a cerimônia no Rio. O então presidente da República, Getúlio Vargas, além de ministros e outras autoridades, também estava presente.
Na ocasião, a imagem foi transferida de São Paulo, onde era mantida, para a cerimônia de proclamação no Rio, em um traslado que começou no dia 30 e que segundo historiadores se transformou em uma verdadeira romaria.
"A imagem deixou seu nicho e foi conduzida pelo povo de Aparecida até a Estação local. Preces, lágrimas e emoção acompanhavam essa peregrinação histórica", descreve padre Júlio Brustolini no livro "História de Nossa Senhora Aparecida: A imagem, o santuário e as romarias".
A consagração proferida por Dom Leme foi repercutida por diversos meios de comunicação na época:
"Senhora Aparecida, o Brasil é vosso!
Rainha do Brasil, abençoai a nossa gente.
Paz ao nosso povo! Salvação para a nossa Pátria!
Senhora Aparecida, o Brasil vos ama,
O Brasil, em vós confia!
Senhora Aparecida, o Brasil vos aclama,
Salve Rainha!"
Após os atos de consagração e prece, Dom Duarte levou a imagem para o carro-capela, estacionado na Estação Dom Pedro II, com destino à Aparecida.
VIVA NOSSA SENHORA APARECIDA, PADROEIRA DE NOSSA NAÇÃO, E EM ESPECIAL, DE NOSSA COMUNIDADE!!!!!
OBS.: Pela lei federal nº. 6.802 de 30 de junho de 1.980, foi decretado oficialmente feriado no dia 12 de outubro, dedicando este dia a devoção a Nossa Senhora e também nesta Lei, a República Federativa do Brasil reconhece oficialmente Nossa Senhora Aparecida como padroeira do Brasil.
BAIXE E OUÇA UMA ENTREVISTA com o reitor do Santuário Nacional de N. Sra. Aparecida, clique aqui! Precisa-se, ter o Realplayer!
FONTES:
BAIXE E OUÇA UMA ENTREVISTA com o reitor do Santuário Nacional de N. Sra. Aparecida, clique aqui! Precisa-se, ter o Realplayer!
FONTES:
Nenhum comentário:
Postar um comentário