sábado, 16 de julho de 2011

N. Sra. Aparecida, há 81 anos padroeira do Brasil

Em festa, devotos de Nossa Senhora da Conceição Aparecida testemunham [hoje] o aniversário de 81 anos de proclamação da Mãe de Deus como padroeira do Brasil.
Papa Pio XI
Nossa Senhora foi proclamada oficialmente padroeira nacional por meio de um decreto do Papa Pio XI de 16 de julho de 1930, após o pontífice acolher um pedido feito pelos bispos brasileiros.
A devoção mariana no país remonta aos portugueses, e ganhou força com a aparição da imagem da Virgem que ficou conhecida como "Aparecida", no rio Paraíba, em 1717. Mas foi somente com a realização de um Congresso Mariano em 1929 que o pleito pela proclamação da Virgem de Aparecida foi levado a cabo.
Devoção pela santa ganhou força com a aparição da imagem da Virgem no rio Paraíba, em 1717
A partir de uma iniciativa do então arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Sebastião Leme, e do reitor do Santuário da época, padre Antão Jorge Hechenblaickner, os bispos participantes pediram oficialmente a proclamação papal de Nossa Senhoria Aparecida como padroeira do Brasil.
A proclamação oficial aconteceu na Praça da Esplanada do Castelo, no Rio de Janeiro, na época ainda a capital federal, no dia 31 de maio do ano seguinte. Cerca de um milhão de pessoas acompanharam a cerimônia no Rio. O então presidente da República, Getúlio Vargas, além de ministros e outras autoridades, também estava presente.
Na ocasião, a imagem foi transferida de São Paulo, onde era mantida, para a cerimônia de proclamação no Rio, em um traslado que começou no dia 30 e que segundo historiadores se transformou em uma verdadeira romaria.
"A imagem deixou seu nicho e foi conduzida pelo povo de Aparecida até a Estação local. Preces, lágrimas e emoção acompanhavam essa peregrinação histórica", descreve padre Júlio Brustolini no livro "História de Nossa Senhora Aparecida: A imagem, o santuário e as romarias".
A consagração proferida por Dom Leme foi repercutida por diversos meios de comunicação na época:
 
"Senhora Aparecida, o Brasil é vosso!
Rainha do Brasil, abençoai a nossa gente.
Paz ao nosso povo! Salvação para a nossa Pátria!
Senhora Aparecida, o Brasil vos ama,
O Brasil, em vós confia!
Senhora Aparecida, o Brasil vos aclama,
Salve Rainha!"
Após os atos de consagração e prece, Dom Duarte levou a imagem para o carro-capela, estacionado na Estação Dom Pedro II, com destino à Aparecida.

VIVA NOSSA SENHORA APARECIDA, PADROEIRA DE NOSSA NAÇÃO, E EM ESPECIAL, DE NOSSA COMUNIDADE!!!!!

OBS.: Pela lei federal nº. 6.802 de 30 de junho de 1.980, foi decretado oficialmente feriado no dia 12 de outubro, dedicando este dia a devoção a Nossa Senhora e também nesta Lei, a República Federativa do Brasil reconhece oficialmente Nossa Senhora Aparecida como padroeira do Brasil.

BAIXE E OUÇA UMA ENTREVISTA com o reitor do Santuário Nacional de N. Sra. Aparecida, clique aqui! Precisa-se, ter o Realplayer!

FONTES:
Adaptado de: Portal Um 
Rádio Vaticano.
Presidência da República

Nenhum comentário:

Postar um comentário