domingo, 15 de agosto de 2010

INSTALAÇÃO DA 26ª PARÓQUIA DA DIOCESE DE PARNAÍBA

Em meio à noite escura, sem luar, um grande número de irmãos de nossa comunidade foi caminhando para o Conj. Joaz Souza para comparecerem à missa de instalação canônica da nossa nova paróquia e posse do seu primeiro pároco, Pe. Vicente Gregório de Sousa Filho.
Comunidade N. Sra. Aparecida
Conj. Broder Ville
A missa começou às 19 horas e contou com a participação de milhares de fiéis (vindos das comunidades da nova paróquia, da Paróquia de Fátima e de outras paróquias). Presidiu a Celebração Eucarística o nosso bispo diocesano, Dom Alfredo Scháffler e concelebraram com ele inúmeros padres de nossa Diocese.
Após a Proclamação do Evangelho, o chanceler da Cúria Diocesana, Pe. Francisco Assis Soares, leu o Decreto de Ereção e Instalação da Paróquia de Santo Antônio de Santana Galvão com a descrição minuciosa de sua circunscrição, desmembrando-se assim totalmente da Paróquia de Na. Sra. de Fátima.
 
Cópia do Decreto enviado pelo Sr. Bispo Diocesano 
ao Catequista Hermerson Saulo, em 22/12/2011
Em seguida, o bispo fez a homilia utilizando-se das palavras da Bem-aventurada e sempre Virgem Maria: "A minha engrandece o Senhor"! (Lc 1, 46). Nesse dia dedicado à Assunção de Nossa Senhora, dom Alfredo mostrou o exemplo de missionária, cheia do Espírito Santo, dedicada ao Pai e a seu Filho. Pediu que a nova paróquia seja uma paróquia missionária e que pra isso todos os paroquianos deveriam auxiliar o seu primeiro pároco para que o Evangelho de Cristo chegue todas as pessoas! Aprensentou, ao final da homilia, a pessoa santa que foi Frei Galvão, e sua devoção a Nossa Senhora e que por isso, nosso bispo pediu que sempre fosse festejada a até então padroeira da Comunidade do Conj. Joaz Souza, Imaculado Coração de Maria, pois a Igreja-Matriz da paróquia surge agora sobre o patrocínio de Santo Antônio de Sant'Anna Galvão.
Após a homilia, o chanceler da Cúria Diocesana leu o Decreto de Nomeação e Posse do Primeiro Pároco da nova paróquia e em seguida, Pe. Vicente, diante de Dom Alfredo fez sua Profissão de Fé e renovou seus Votos Sacerdotais. Depois houve as preces e a missa seguiu como de costume.
Pe. Vicente renovando
as promessas sacerdotais
Ao final, Pe. Antônio Araújo leu a Ata de Instalação da Paróquia que foi assinada pelo bispo e padres presentes e pela Equipe de Coordenação Paroquial. Enquanto assinavam, Pe. Carlos Seixas, pároco de Fátima, fez um pequeno pronunciamento agradecendo a convivência com irmãos das comunidades que estão separadas e Pe. Vicente, primeiro pároco, pronunciou-se dizendo que deseja apoiar todos os grupos de sua paróquia.
Dom Alfredo pediu que rezássemos uma Ave-maria pelo benfeitor do templo e da casa paroquial (que pediu anonimato!) e também por todos aqueles que colaboraram para que a nova paróquia pudesse ser criada.
Enfim, Dom Alfredo, em nome do Santo Padre, o papa Bento XVI, concedeu a todos uma Indulgência Plenária a todos devidamente preparados e abençoou os fiéis. Após o canto do Hino de Frei Galvão, o bispo e o prebitério presente foram até à Casa Paroquial para invocarem a bênção sobre àquela Casa.
Todos os irmãos voltaram muito alegres, louvando a Deus por esse momento histórico, mas rezando também pelo sucesso de Pe. Vicente na administração dessa paróquia.
No dia 19/08, nossa comunidade já tem como compromisso participar de uma reunião com o pároco a fim de fazer o Planejamento Paroquial para esse semestre!
Esse acontecimento já havia sido prometido por nosso bispo em 25 de outubro de 2009, festa de Frei Galvão, e entenda o porquê de Frei Galvão ter sido escolhido com padroeiro paroquial. Veja matéria relacionada: Acesse: "25 de outubro, Dia de Frei Galvão"
Mais informações sobre a instalação da  paróquia, consulte no site da Diocese de Parnaíba - acesse aqui!

Confira algumas fotos da Cerimônia:
Ao centro, Dom Alfredo; ao seu lado esquerdo,
Pe. Antônio e ao lado do mesmo o Pároco, Pe. Vicente
prebitério da Igreja-matriz de
S. Ato. de Santa'Ana Galvão
Fiéis presentes na instalação
da nova paróquia



Altar com a relíquia de Frei Galvão














Crédito das Fotos: Diocese de Parnaíba e Comunidade N.Sra. Aparecida.
Por: Hermerson Saulo
OBS.: TEXTO REEDITADO EM 22/12/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário