terça-feira, 30 de junho de 2009

ENCERRAMENTO DO ANO PAULINO

Cerca de 30 irmãos e irmãs da Comunidade Ns. Sra. Aparecida fizeram uma Peregrinação à Comunidade Imaculado Coração de Maria (no Conj. Joaz Souza) neste domingo, 28/06, às 17h para participarem de uma missa presidida pelo Sr. Bispo diocesano, Dom Alfredo Scháffler, no Encerramento do Ano Paulino - ano jubiliar proclamado pelo Santo Padre, o papa Bento XVI, com o objetivo de levar os cristãos a conhecerem mais a pessoa do Apóstolo das Nações, de celebrar os 2000 anos de seu nascimento e perceber suas contribuições para a fé Católica. Foi, de fato, um ano de graça, pois durante todo o ano 2008-2009 fez-se inúmeras reflexões em nossos encontros sobre o apóstolo Paulo.
Como era dia da Solenidade de São Pedro e São Paulo, Dom Alfredo na homilia destacou a importância das ofertas recolhidas naquela celebração. As ofertas em dinheiro coletas neste dia são enviadas ao Vaticano onde lá se torna o Óbolo de São Pedro. Esta "esmola" ajuda os projetos sociais do Santo Padre espalhadas pelo mundo inteiro, principalmente às clínicas de tratamento das pessoas com AIDS na África. A coleta de ofertas neste dia foi de R$ 81,15 (oita e um reais e quinze centavos)
Dom Alfredo relatou na sua homilia que, as divisões na Igreja começaram cedo (p. ex.: no Concílio apóstólico de Jerusalém - 50 d.C.), mas que através do diálogo se conseguiu a Paz interna. E foi o que ele pediu a todos - devemos buscar a união em nossa igreja. Ele apresentou também o "retrato" da pessoa "incapacitada" de São Pedro e a pessoa "instruída, erudita" de São Paulo. O primeiro, rude, pescador - escolhido como príncipe dos apóstolos (Pastor Universal do Rebanho do Senhor), o segundo, conhecedor das Leis - "caiu do cavalo, quebrou o nariz", teve que se converter e anunciar a Salvação ao Gentios (às Nações).
Nosso bispo explicou ainda sobre o porquê de nossa Igreja diocesana ser Católica, Apóstolica, Romana. Católica, porque no local ela, através dele, representa a ligação direta com a Igreja Universal. É romana, porque tem o rito latino e deve obediência a Pedro (na pessoa do Papa) e é Apóstolica, porque ele, um humilde servo do Senhor, foi escolhido para apascentar esta porção do Povo de Deus (Diocese de Parnaíba). Através da Ordenção Episcopal, Dom Alfredo passou a ser sucessor direto do apóstolo São João.
Viva São Pedro e São Paulo!
Viva o Papa Bento XVI!
Viva Dom Alfredo!
Louvado seja Deus que nos apresenta exemplos de santidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário