segunda-feira, 31 de agosto de 2009

DIA DO/A CATEQUISTA - 2009

No Brasil, o último Domingo do mês de agosto, Mês das Vocações, comemora-se o Dia do Catequista e da Catequista. Neste ano de 2009, a celebração caiu no dia 30/08, o 22º Domingo do Tempo Comum.
O/a Catequita é o/a cristão/ã vocacionado/a por Deus para levar a sua Boa Nova a todos aqueles (crianças, jovens, adultos e idosos) que ainda não lhe conhecem verdareiramente.
A Catequese é a base da Igreja. Se não houver Catequese, bem possivelmente ninguém participará da Missa. Por isso é importante o trabalho que o/a Catequista faz no sentido de fazer as pessoas conhecerem e amar um Deus que está próximo de nós e que se manifesta de forma mais perfeita na Comunidade Eclesial através das celebrações.
Neste Ano Catequético Nacional somos convocados a assumir a Catequese familiar como a base de iniciação à vida cristã, mas também somos convocados a motivarmos o/as catequitas de nossas comunidades nesta missão tão importante e necessária na Igreja. Por isso, ocorreu uma missa em nossa Igreja-Matriz de Ns. Sra. de Fátima onde participaram cerca de 80 catequistas de nossa paróquia.
A missa foi presidida pelo Pe. Marcos Amorim e o Diácono Oscar foi o pregador e este apresentou em sua homilia, que os catequistas praticam a verdadeira religão como disse o apóstolo São Tiago na 2ª leitura daquela Missa, pois a verdadeira religião consiste em ajudar o próximo, os excluídos e isso todos o/as catequistas de nossa paróquia procuram fazer, visto que são muitos os que ainda necessitam ter um encontro pessoal com Jesus.
Após a missa houve uma partilha de um bolo no Salão St. Afonso. Nosso Coordenador Paroquial de Catequese, Sr. Alvino (que reside em nossa comunidade) explicou as razões de não termos feito um passeio neste dia como de costume, mas ele espera que haja uma outra oportunidade para isso.
O/as catequistas (Saulo, Édina, Rosa, Maria, Socorro, Nathália, Alvino e Carlota) de nossa comunidade participaram em peso destes momentos de fé.
À noite, em nossa comunidade eclesial, o/as catequistas fizeram uma Celebração da Palavra e diante da Bíblia, livro máximo da Catequese, renovaram seus compromissos de catequistas! Foi uma celebração muito bela!
Rezemos ao Senhor para que envie mais operários (Catequistas) para nossa Comunidade a fim de mais pessoas poderem conhecer a Deus e a sua Igreja! Amém!
P.S.: Não deixe de conferir as fotos abaixo! A última foto foi tirada aqui em nossa capelinha, as de cima foram na Igreja-matriz e no Centro de Pastoral Pe. Pedro Cahir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário