segunda-feira, 23 de agosto de 2010

DIA DO CATEQUISTA - 2010

DIA DO CATEQUISTA - 2010
Ontem, dia 22/08/2010, 4º Domingo do Mês Vocacional, Dia da Vocação Leiga, reuniu-se inúmeros catequistas do Zonal Norte I da Diocese de Parnaíba em torno da mesa eucarística de nossa Catedral (matriz de Na. Sra. Mãe da Divina Graça) para agradecerem a Deus por ter-lhe chamado ao ministério da Catequese e na mesma celebração buscaram forças/alimentos para a missão.
Para essa Concentração Catequética Diocesana vieram catequistas das paróquias (fora de Parnaíba: N. S. Perpétuo. Socorro - Bom Principio do Piauí, N. S. da Conceição Luiz Correia, N. S. dos Remédios - Buriti dos Lopes, N. S. P. Socorro - Cocal, N. S. da Conceição - Ilha Grande; e, das paróquias de Parnaíba: N. S. da Graça. Sagrado C. de Jesus, N. S. de Fátima, São Sebastião, Santa Ana, Santo Antônio Santana Galvão.
A missa, iniciada às 07h, foi presidida por nosso pastor diocesano, Dom Alfredo e concelebrada pelos Pe. Antônio (recém-ordenado e vigário da Paróq. de Fátima), Pe. Antônio Soares (pároco da Catedral), Frei Chagas (Pároco de S. Sebastião) e Pe. Roberto (pároco de Na. Sra. da Conceição – Luís Correia).

domingo, 15 de agosto de 2010

INSTALAÇÃO DA 26ª PARÓQUIA DA DIOCESE DE PARNAÍBA

Em meio à noite escura, sem luar, um grande número de irmãos de nossa comunidade foi caminhando para o Conj. Joaz Souza para comparecerem à missa de instalação canônica da nossa nova paróquia e posse do seu primeiro pároco, Pe. Vicente Gregório de Sousa Filho.
Comunidade N. Sra. Aparecida
Conj. Broder Ville
A missa começou às 19 horas e contou com a participação de milhares de fiéis (vindos das comunidades da nova paróquia, da Paróquia de Fátima e de outras paróquias). Presidiu a Celebração Eucarística o nosso bispo diocesano, Dom Alfredo Scháffler e concelebraram com ele inúmeros padres de nossa Diocese.
Após a Proclamação do Evangelho, o chanceler da Cúria Diocesana, Pe. Francisco Assis Soares, leu o Decreto de Ereção e Instalação da Paróquia de Santo Antônio de Santana Galvão com a descrição minuciosa de sua circunscrição, desmembrando-se assim totalmente da Paróquia de Na. Sra. de Fátima.
 
Cópia do Decreto enviado pelo Sr. Bispo Diocesano 
ao Catequista Hermerson Saulo, em 22/12/2011
Em seguida, o bispo fez a homilia utilizando-se das palavras da Bem-aventurada e sempre Virgem Maria: "A minha engrandece o Senhor"! (Lc 1, 46). Nesse dia dedicado à Assunção de Nossa Senhora, dom Alfredo mostrou o exemplo de missionária, cheia do Espírito Santo, dedicada ao Pai e a seu Filho. Pediu que a nova paróquia seja uma paróquia missionária e que pra isso todos os paroquianos deveriam auxiliar o seu primeiro pároco para que o Evangelho de Cristo chegue todas as pessoas! Aprensentou, ao final da homilia, a pessoa santa que foi Frei Galvão, e sua devoção a Nossa Senhora e que por isso, nosso bispo pediu que sempre fosse festejada a até então padroeira da Comunidade do Conj. Joaz Souza, Imaculado Coração de Maria, pois a Igreja-Matriz da paróquia surge agora sobre o patrocínio de Santo Antônio de Sant'Anna Galvão.

Nos desmembramos da Paróquia de Fátima! Agora, somos Paróquia Frei Galvão!

Hoje, 15 de agosto de 2010, Solenidade da Assunção da Bem-Aventurada Virgem Maria, dia também da Instalação Canônica de nossa nova paróquia, a Paróquia de Santo Antônio de Sant’Ana Galvão (São Frei Galvão), com Igreja-Matriz no Conjunto Joaz Souza.
Na programação desse evento histórico para nossa cidade e nossas comunidades, instalação da 26ª paróquia da Diocese de Parnaíba, ocorreu uma carreata pela manhã com as imagens de Na. Sra. de Fátima, padroeira da nossa até ontem (14/08) circunscrição eclesiástica e também com a imagem de Frei Galvão, primeiro brasileiro a ser reconhecido e inscrito no Cânon dos Santos. A carreata saiu da matriz de Fátima às 9 horas em direção a Matriz de Frei Galvão.
Na carreata participaram inúmeros carros, motocicletas e até uma van (micro-ônibus).
Nossa comunidade preparou-se com faixa e aguardou-se ansiosos pela passagem da carreata em frente à nossa capela; que só veio a acontecer por volta das 10 horas. Para quem assistiu esse momento emocionou-se por está vendo a criação de uma nova paróquia, mas ao mesmo tempo faziam-se recordações de com era há alguns atrás a Paróquia de Na. Sra. de Fátima a qual pertencíamos!
Às 18 horas iremos em peregrinação para nossa igreja-matriz, dedicada a Frei Galvão, para assistirmos à instalação canônica da nova paróquia e posse do primeiro pároco, Pe. Vicente Gregório de Souza Filho que será presidida pelo nosso bispo diocesano, Dom Alfredo Scháffler.
Para ver FOTOS desse acontecimento, clique em CONTINUA...

domingo, 8 de agosto de 2010

DIA DOS PAIS

Neste 2º Domingo de agosto, Dia dos Pais, realizamos nossa Celebração da Palavra como de costume, mas enfocando, sobretudo, a missão dos Pais nas famílias e na sociedade. Do dia de hoje, 08/08 até 14/08 comemorar-se-á a Semana Nacional da Família! Rezemos para que surja vocacionados, (jovens) homens e mulheres que desejem formar famílias baseadas nos valores cristãos.
Bênção sobre os Pais e "Pães"
A Celebração foi presidida por D. Rosa, uma das pregadoras da comunidade e concelebrada pelo ministro extraordinário da Sagrada Comunhão, Hermerson Saulo.
Rezamos também pelos dizimistas da comunidade, pedindo ao Senhor que os abençoe e lhes dê perseverança para continuarem colaborando com a evangelização na comunidade!
Ao final cantou-se parabéns aos poucos pais presentes e às “pães” (mães que, na verdade, são pais e mães, pois criam/criaram seus filhos sozinhas!). Cantou-se parabéns ainda, por D. do Carmo, dizimista aniversariante neste 08/08.
Houve ainda uma partilha de um caldo, tendo em vista o conceito de dízimo: Dízimo é Partilha!

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

DIA DO PADRE

Nesse dia 04 de agosto, DIA DO PADRE e festa de São João Maria Vianney, proclamado pelo papa Bento XVI como PATRONO UNIVERSAL DOS PADRES, celebramos a Eucaristia rezando pela conversão/santificação dos padres e também pelo aumento das vocações sacerdotais.
A missa foi presidida pelo Pe. Oscar Almeida, vigário-cooperador da Paróquia de Na. Sra. de Fátima. Ele fez uma linda pregação, falando sobre o Evangelho de hoje (Mateus 15, 21-28 - 18ª Semana Comum), mas também sobre a pessoa importante e santa na Igreja, que foi o Santo Cura d'Ars!
Ao final da celebração, cantou-se os parabéns ao Pe. Oscar! Na pessoa dele parabenizamos também os mais diversos padres da nossa diocese!
Que  o Senhor Jesus e Santo Cura d'Ars abençoe a todos eles!

P.S.: Ontem, 03/08, alguns irmãos de nossa comunidade participaram de uma ordenação presbiteral na Catedral de Na. Sra. Mãe da Divina Graça. Dois diáconos, tornaram-se padres pela imposição das mãos de nosso pastor, Dom Alfredo Scháffler. Um dos ordenados, Pe. Antônio Araújo, realizou sua pastoral em nossa paróquia (de Na. Sra. de Fátima). Foi uma celebração belíssima! Havia vários padres, inclusive de outras dioceses do Piauí!
Confira a matéria no site da Diocese: http://www.diocesedeparnaiba.org.br/impressao_noticias.php?secao=Noticias&id=1017
Que Deus abençoe os dois em seu ministério!

MÊS VOCACIONAL

"A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita" (Lc 10, 2).

Estamos em agosto... No Brasil, este mês é dedicado para oração intensa pelo aumento das vocações, de modo particular, à vocação ao ministério ordenado (Sacerdotal). Não deixemos de pedir ao Pai do Céu que envie Operários para este mundo (Messe) que parece que está lhe esquecendo.
Mas, não rezemos pelo aumento de padres, mas também pelo aumento de jovens que buscam através do matrimônio serem boas mães e bons pais de família! Rezemos ainda pelos batizados, para que se engajem nas diversas pastorais/movimentos/serviços existentes nas comunidades!
Como forma didática e a fim de rezarmos melhor pelas diversas vocações, a Igreja assim esquematizou:
  • 1º de agosto à 07/08 - rezemos pelas vocações sacerdotais;
  • 08/08 à 14/08 - rezemos pela vocação à vida conjugal/familiar  (Semana Nacional da Família);
  • 15/08 à 21/08 - rezemos pela vocação à vida consagrada (religiosos, freiras...)
  • 22/08 à 28/08 - rezemos pela engajamento dos leigos nos ministérios/serviços da comunidade (Min. Ext. da Sag. Comunhão; Leitores; Animadores etc.)
  • Dia 29/08 - rezemos pelos Catequistas, pedindo que perseverem aqueles que já assumiram esse serviço e pedindo mais vocacionados à esse ministério indispensável na formação dos discípulos missionários de Jesus Cristo!
ORAÇÃO VOCACIONAL

Senhor da Messe e Pastor do rebanho,
faze ressoar em nossos ouvidos teu forte
e suave convite: "Vem e Segue-me"!
Derrama sobre nós o teu Espírito, que Ele
nos dê sabedoria para ver o caminho e
generosidade para seguir tua voz.
Senhor, que a Messe não se perca por falta
de operários. Desperta nossas comunidades
para a Missão. Ensina nossa vida a ser
serviço. Fortalece os que desejam dedicar-se
ao Reino na diversidade dos
ministérios e carismas.
Senhor, que o Rebanho não pereça por falta de
Pastores. Sustenta a fidelidade de nossos bispos,
padres, diáconos, religiosos, religiosas e
ministros leigos e leigas. Dá perseverança a
todos os vocacionados. Desperta o coração
de nossos jovens para o ministério pastoral em tua Igreja.
Senhor da Messe e Pastor do Rebanho,
chama-nos para o serviço de teu povo.
Maria, Mãe da Igreja, modelo dos servidores
do Evangelho, ajuda-nos a responder SIM. Amém.