sábado, 21 de maio de 2011

Bem-Aventurada "Irmã Dulce dos Pobres"

Amanhã, V Domingo da Páscoa, dia 22 de maio, memória de Santa Rita de Cássia, será beatificada (1ª etapa para a Canonização, nesta fase o culto é restrito ao Brasil) pelo Cardeal e arcebispo-emérito primaz do Brasil, na cidade de São Salvador-BA, às 17 horas, a Venerável Irmã Dulce - para os baianos e demais brasileiros, Santa em vida! 
Convidamos todos a participarem amanhã da Santa Missa em nossa comunidade, às 19 horas, para juntos darmos graças a Deus pela vida de Irmã Dulce e pedirmos a graça de sermos como ela, Santa Rita e Nossa Senhora foram, tão dedicadas a Jesus Cristo, principalmente na pessoa do mais pobre.
Naquele tempo ensinava Jesus:
"Afastem-se de mim, malditos. Vão para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos. Porque eu estava com fome, e vocês não me deram de comer; eu estava com sede, e não me deram de beber; eu era estrangeiro, e vocês não me receberam em casa; eu estava sem roupa, e não me vestiram; eu estava doente e na prisão, e vocês não me foram visitar’. Também estes responderão: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome, ou com sede, como estrangeiro, ou sem roupa, doente ou preso, e não te servimos?’ Então o Rei responderá a esses: ‘Eu garanto a vocês: todas as vezes que vocês não fizeram isso a um desses pequeninos, foi a mim que não o fizeram’. Portanto, estes irão para o castigo eterno, enquanto os justos irão para a vida eterna." (Mateus 25, 41b-46)

Beata Dulce dos Pobre, anjo bom da Bahia e do Brasil, rogai por nós!!!!
A seguir, leia uma linda mensagem do arcebispo de Teresina-PI, e atual presidente da comissão episcopal para a Doutrina da Fé, Dom Sérgio da Rocha por ocasião da beatificação da Venerável Ir. Dulce: 

Uma Santa Nordestina 
Quando se fala de santos, a tendência das pessoas é pensar naqueles que estão nos altares representados pelas imagens, ou que se encontram no céu, ou ainda num passado muito distante. De fato, inúmeros santos viveram há séculos ou há quase dois mil anos, porém muitos outros viveram em nosso tempo. Antes de serem imagens sacras ou de chegarem ao céu, foram pessoas que viveram na terra em meio aos desafios e alegrias da vida cotidiana, como nós. Assim aconteceu com a baiana Irmã Dulce, que será beatificada em Salvador, sua terra natal, no próximo dia 22 de maio. Sua beatificação é relevante para todo o Brasil, porém, enaltece especialmente a Bahia e todo o nosso querido Nordeste. Sua figura e atuação vão muito além da Igreja Católica sendo muito querida e admirada também por gente de outras denominações religiosas. Para a sua beatificação foi importante o reconhecimento de um milagre por sua intercessão, a recuperação de uma mulher sergipana que havia sido desenganada por médicos após sofrer hemorragia durante o parto. Contudo, a sua beatificação é acima de tudo o reconhecimento de uma vida santa que serve de exemplo para todos nós.
Falecida em 1992, já com fama de santidade, a Irmã Dulce, conhecida como o “anjo bom da Bahia”, chamava-se Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes. Ao tornar-se religiosa na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, passou a ser chamada Ir. Dulce. Quando enferma, teve a graça de ser visitada pelo beato Papa João Paulo II, em 1991. Deixou-nos grandes lições de vida como a humildade, a caridade, o serviço, a solidariedade e a partilha, motivada pela fé em Cristo e animada por uma vida intensa de oração. Consagrou-se a Deus servindo aos que sofrem e testemunhando o valor da vida dos que não têm a própria dignidade e direitos reconhecidos. Dedicou-se, com admirável caridade, ao serviço dos pobres, dos desamparados e dos doentes, reconhecendo neles o rosto sofredor de Jesus. Confiando na divina Providência e contando com a solidariedade das pessoas, fundou diversas obras sociais e estabelecimentos, dentre os quais se destaca o renomado Hospital Santo Antonio, em Salvador, em cuja capela encontra-se sepultada. Louvamos a Deus pela nova beata declarada pela Igreja, Irmã Dulce, assim como, por tantas mulheres e homens que se dedicam generosamente ao serviço da caridade em nossas famílias, hospitais, casas de acolhida e comunidades. “Beato”, isto é, “feliz” quem vive o mandamento do amor que Jesus nos deixou, como fez Irmã Dulce.
(Publicado no jornal O Dia, de Teresina, aos 13-05-2011)

Outra linda mensagem, é a do arcebispo de S. Sebastião do Rio de Janeiro-RJ, confira aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário