segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Mês Vocacional

Recordar é viver! 
Desde 1983 a Igreja no Brasil celebra agosto como mês vocacional. Nestes 28 anos, em sintonia com a caminhada da Igreja no Brasil, a Pastoral Vocacional tem procurado estimular o serviço às vocações, realizando Congressos Vocacionais em âmbito Nacional: I Congresso Vocacional do Brasil (1999) com o tema: “Vocações e Ministérios para o Novo Milênio”; II Congresso Vocacional do Brasil (2005) com o tema: “Igreja, povo de Deus a serviço da vida”; III Congresso Vocacional do Brasil (2010) com o tema: “Discípulos Missionários a serviço das vocações”. Além de dois Anos Vocacionais: O I ano Vocacional, em 1983, com o tema: “Vem e segue-me” e o II Ano Vocacional, em 2003, com o tema: “Batismo, fonte de todas as vocações”.
Novos Passos
Neste ano de 2011, com as conclusões do III Congresso Vocacional do Brasil e, às luzes do II Congresso Latino Americano de Vocações, celebrado em Cartago, Costa Rica, queremos dar novos passos, assumindo nossa responsabilidade como discípulos missionários a serviço das vocações, celebrando o mês vocacional 2011 com o tema “Anunciar a Palavra que gera vida” e o lema “Eu vim para que todos tenham vida”(Jo 10,10).
Mês Vocacional
O mês vocacional é o período em que a Igreja no Brasil intensifica o trabalho vocacional que ocorre durante todo o ano nas Igrejas particulares, Congregações Religiosas, Institutos Seculares e Novas Comunidades. Este mês tem como finalidade refletir e rezar pela diversidade de vocações. A cada semana destacamos um modo de seguimento a Jesus Cristo. Assim conclamamos todos, ministros ordenados, consagrados, e leigos a “anunciar a Palavra que gera vida”.

1ª SEMANA: Vocação para os Ministérios Ordenados
“Bispos, presbíteros e diáconos não podem de forma alguma pensar viver a sua vocação e missão sem um decidido e renovado compromisso de santificação, que tem um dos seus pilares no contato com a Bíblia” (VD, n.78) O Bispo: “cada Bispo deverá sempre confiar-se e sentir-se confiado ‘a Deus e à sua Palavra misericordiosa, que tem poder para edificar e dar herança a todos os que foram santificados’ (At 20,32). Por isso, antes de ser transmissor da Palavra, o Bispo deve ser ouvinte da Palavra” (VD, n.79).O presbítero: “a vocação ao sacerdócio requer que eles sejam consagrados na verdade. O próprio Jesus formula esta exigência referindo-se aos seus discípulos: ‘Consagra-os pela verdade. A tua palavra é a verdade. Assim como tu me enviaste ao mundo, eu também os enviei ao mundo’ (Jo 17, 17-18). Os discípulos, de certo modo, são atraídos para a intimidade de Deus por meio da sua imersão na Palavra divina” (VD, n.80).O diácono: “seu modelo por excelência é Cristo servo, que viveu totalmente ao serviço de Deus, para o bem dos homens. Nesta perspectiva, compreende-se como, nas várias dimensões do ministério diaconal, um elemento caracterizador da espiritualidade diaconal seja a Palavra de Deus, que o diácono é chamado a anunciar com autoridade, acreditando naquilo que proclama, ensinando aquilo que acredita, vivendo aquilo que ensina” (VD, n.81).

2ª SEMANA: Vocação para a vida em família
“Do grande mistério nupcial deriva uma imprescindível responsabilidade dos pais em relação aos seus filhos. De fato, pertence à autêntica paternidade e maternidade a comunicação e o testemunho do sentido da vida em Cristo: através da fidelidade e unidade da vida familiar, os esposos são, para os seus filhos, os primeiros anunciadores da Palavra de Deus. A comunidade eclesial deve sustentá-los e ajudá-los a desenvolverem a oração em família, a escuta da Palavra, o conhecimento da Bíblia” (VD, n.85).

3ª SEMANA: Vocação para a Vida Consagrada
“A vida consagrada nasce da escuta da Palavra de Deus e acolhe o Evangelho como sua norma de vida. Deste modo, viver no seguimento de Cristo casto, pobre e obediente é uma “exegese” viva da Palavra de Deus. O Espírito Santo, por cuja virtude foi escrita a Bíblia, é o mesmo que ilumina a Palavra de Deus, com nova luz, para os fundadores e fundadoras. Dela brotou cada um dos carismas e dela cada regra quer ser expressão, dando origem a itinerários de vida cristã marcados pela radicalidade evangélica” (VD, n.83).

4º SEMANA: Vocações para os ministérios e serviços na comunidade e na sociedade
“Jesus, no Evangelho de Mateus, indica que ‘o campo de missão e do apostolado é o mundo. A boa semente são os que pertencem ao Reino’ (13, 38). Estas palavras aplicam-se, de modo particular, aos leigos cristãos, que realizam a própria vocação à santidade com uma vida segundo o Espírito que se exprime de forma peculiar na sua inserção nas realidades temporais e na sua participação nas atividades terrenas.
Os leigos precisam ser formados a discernir a vontade de Deus por meio de uma familiaridade com a Palavra de Deus, lida e estudada na Igreja, sob a guia dos legítimos Pastores (…).
As próprias dioceses, na medida das suas possibilidades, proporcionem oportunidades de uma tal formação aos leigos com particulares responsabilidades eclesiais” (VD, n.84).


VD - Exortação Apostólica Pós-Sinodal Verbum Domini do Papa Bento XVI (2010)
FONTES:
PASTORAL VOCACIONAL NACIONAL – CNBB / Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada

Nenhum comentário:

Postar um comentário