quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Nossa Senhora da Amazônia

Amazônia: hectares de distâncias, desafios sem confim. Terra de povos originários, de religiosidade popular, de interesses de bons e maus. Em meio a tantos problemas, a Igreja quer reforçar sua presença, levando esperança e alento a seus habitantes. 
A região vai ganhar um Santuário em frente ao Rio Negro: o Santuário de Nossa Senhora da Amazônia, zona oeste de Manaus, terá forma de canoa, principal meio de transporte dos povos amazônidas. 
Nossa Senhora da Amazônia tem agora uma imagem, apresentada aos mais de 2 mil fiéis que participaram da celebração da Santa Missa na noite da última segunda-feira, no Largo de São Sebastião.
A representação da Virgem foi feita por uma artista local, Lara Denys, e escolhida através de um concurso nacional, realizado pela Arquidiocese de Manaus, no primeiro semestre deste ano. Na imagem, Nossa Senhora possui traços indígenas e pele escura, carregando o menino Jesus com as mesmas características, em cima de uma Vitória Régia, planta típica da região amazônica.
Entrevistado pela Rádio Vaticano, o arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Luiz Soares Vieira, ressalta a importância da representação local de Nossa Senhora. 
“Nós pensamos em construir um Santuário mariano aqui na cidade de Manaus, numa região que terá como fundo uma reserva ecológica, uma reserva florestal, um lugar muito bonito, que diz muito respeito à nossa região amazônica. Então se perguntou ao povo que título daríamos a Nossa Senhora. Temos Nossa Senhora de Nazaré, Nossa Senhora da Conceição, que são muito populares entre nós. A resposta foi que seria interessante e muito bonito,além de um gesto de carinho de nossa população, olhar para Maria, Mãe de Jesus, nossa querida mãezinha, e dizer a ela que ela é Nossa Senhora da Amazônia. É um gesto de carinho, naturalmente, mas que diz muito, porque estamos numa região que é importante para o Brasil e para o mundo, mas sobretudo para nós que moramos nesta região. É uma região que está em discussão no mundo inteiro, por causa das mudanças climáticas. É um titulo que diz bastante: Maria, Mãe de Jesus, nossa mãezinha querida, que nos acompanha nesta região, a nós que moramos aqui, nossas florestas, nossas águas, nossos rio, nossos animais, enfim, tudo. É uma proximidade grande trazer Maria entre nós, torná-la ainda mais próxima, fazê-la lembrada por nossa gente”. 
“Foi então lançado um concurso para termos uma imagem que a representasse Nossa Senhora da Amazônia. O concurso foi bem atendido pelos artistas e venceu um quadro que é muito bonito: os traços de Nossa Senhora são traços do nosso povo, de nossa região; traços marcantes, indígenas. O menino Jesus também, e Nossa Senhora apoiada na vitória-régia, que é uma das plantas mais bonitas e características que temos em nossa região. É um quadro muito significativo. No dia 26, presidi a missa em uma praça pública em frente ao Teatro de Manaus, e durante essa missa, a artista expôs o que queria dizer com o quadro e eu o apresentei. Fizemos uma oração, e há também uma música de autoria de um compositor daqui de nossa terra; é uma invocação que diz muito respeito a nós e é também muito atual. Quando falamos tanto em mudanças climáticas, temos Nossa Senhora que intercede muito por nós, nesta região marcada pela presença forte da natureza e do povo que esta aqui há séculos. Foi um momento de alegria e acredito que com a construção do Santuário, teremos realmente um lugar de muita devoção mariana, mas ao mesmo tempo voltada para nossa região".

Discurso da designer na apresentação da Imagem de N. Sra. da Amazônia:

Reverendíssimo Dom Luiz, arcebispo de Manaus, demais autoridades, povo de Manaus, boa tarde.

É com imenso prazer que venho hoje a esta celebração, pois para mim, não se trata apenas de uma Festa Cristã, mas uma festa na qual pude colaborar de uma forma bastante especial. 
Há pouco mais de um ano, lembro-me de estar em uma missa dominical na Igreja de São Sebastião, quando na hora do ofertório, me dei conta de não ter qualquer valor na bolsa para o ofertório, porém, naquele momento, me ajoelhei e ofereci a Deus o que Ele mesmo tinha me dado, aquilo que eu tinha de melhor em mim, o meu talento. Em minha oração disse a Ele que se precisasse de mim, me mandasse a tarefa a ser feita.
Para minha surpresa, pouco tempo depois, chegou ao meu conhecimento que Manaus finalmente teria um Santuário Mariano, e que, por isso, haveria um concurso para a criação da imagem de Nossa Senhora da Amazônia. Ao saber disso, meus pais me incentivaram com insistência a participar do concurso.
Mesmo percebendo claramente que aquele era o chamado dEle, hesitei. Era algo muito grande para a minha pouca experiência; não achei que pudesse ser capaz de tal feito, apesar de dominar razoavelmente a habilidade de desenhar. Retratar uma figura tão importante para mim, para a minha igreja, era uma responsabilidade de "gente grande", e não para uma menina que mal tinha saído da faculdade. Mas meus pais tanto pediram, que decidi abraçar a causa de forma despretensiosa. 
Como qualquer leiga em arte sacra, fui atrás de respaldos criativos para poder executar a imagem no formato digital, já que não domino pintura em tela. Após a confirmação dessa possibilidade tive o aval para começar o real desafio. 
Como retrataria uma Nossa Senhora que eu nunca tinha visto, e acima de tudo, uma Nossa Senhora que o próprio Amazônida conseguisse se reconhecer nela? 
Estudei a fisionomia do caboclo Amazônico, as poses corporais das imagens de arte sacras, o comportamento e vestuário indígena e suas formas de segurar uma criança. Estudei da teoria da cor à semiótica. Tinha que ser uma expressão reconhecidamente Amazônica ao primeiro olhar. E assim a imagem surgiu. 
Ao concluí-la, meus pais me ajudaram me inscrevendo no concurso, visto que atualmente não resido em Manaus. Meses depois, recebo um telefonema emocionado de minha mãe, me dizendo que a minha imagem havia sido escolhida. Não saberia descrever-lhes aqui a emoção e a imensa alegria que senti, não por ganhar o concurso, mas porque enfim concretizou-se para mim o chamado de Deus. Porém, as vezes Ele planeja nosso caminho de forma inusitada, e numa noite em que trabalhava sentada em minha cama, meu HD externo, onde constava praticamente todo o meu portfólio, inclusive os arquivos da imagem de Nossa Senhora da Amazônia, caiu no chão e quebrou. Não me lembro de ter chorado, mas de ter dito "… que seja feita a Tua vontade". Novamente sentei à mesa de trabalho e comecei tudo de novo, pois aprendi que obstáculos nos fazem mais fortes. Acredito que isso aconteceu porque Deus sabe que eu poderia fazer melhor, e assim, redesenhei a imagem que aqui consta. 
Queria incluir na imagem algum ícone amazônico, todavia não queria recair em clichês, mas ao pesquisar sobre a vitória-régia, descobri que essa não se trata apenas de uma planta característica de nossa terra; percebi que nesta flor há uma forte simbologia materna. 
A vitória-régia cresce apenas em solos considerados não férteis, assim como Maria, que mesmo de origem muito simples e humilde, é rainha soberana. O caule da planta que fica imerso, é cercado de espinhos, esses a protegem da ação predatória, permitindo que ela fique ali, ancorada, como um porto seguro para as aves que vem de longe, cansadas. É capaz de crescer até 2,5m de diâmetro e suportar 40 quilos bem distribuídos. Sua flor apenas floresce quando não há luz, e ao desabrochar exala um perfume doce chamado pelos europeus de "rosa lacustre". (grifo nosso)
Pode ser um conceito um tanto abstrato, mas para mim, fez todo o sentido. A figura materna de Maria, colocada sobre a folha da planta, é a própria flor, a flor Nossa Senhora, flor que nos leva até seu filho. (grifo nosso)
Enfim, entendo que por se tratar de uma expressão artística a imagem desperta um significado específico dentro de cada um que a contempla, mas afinal esta é a beleza da "coisa". De todo modo, a imagem não pertence a mim, nunca pertenceu. Fui apenas ferramenta de Deus, e agradeço a Ele, que apesar da minha pequenez, deu-me esta maravilhosa oportunidade.
Quero agradecer de forma especial, a Dom Mário Pasqualoto, que, infelizmente, não pode estar aqui conosco; ao Padre Stefanello Reneu, à Clenir Viana, meus pais, Patrícia e Átila Denys, e à todos os que colaboraram, me dando força e mandando boas vibrações.
E com imensa alegria, entrego à Arquidiocese de Manaus a imagem de Nossa Senhora da Amazônia, imagem que representará a devoção Mariana no coração do nosso povo.
Obrigada a todos – Lara Denys.
Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário