terça-feira, 3 de novembro de 2015

Fiéis da comunidade homenageiam seus falecidos com Santa Missa

Na noite de ontem, muitos fiéis da comunidade participaram da Santa Missa no dia que a Igreja dedica uma oração especial por todos os fiéis defuntos a fim de que todos vivam a felicidade e a vida eterna no Céu! 
O dia de finados não é dia de tristeza, mas de feliz recordação dos entes queridos e de manifestação de nossa fé na ressurreição de Jesus, que é também a ressurreição e a vida plena para quem nEle acredita!
Confira imagens da Missa de Finados 2015:
  • Caso não veja as imagens acima, clique AQUI.
Leia o que nosso bispo diocesano, Dom Alfredo Scháffler falou e escreveu por ocasião da Comemoração dos Fiéis Defuntos:
DIA DOS FINADOS

Palavras do Papa Francisco

O Papa Francisco no dia de finados [2014] nos fala: “Hoje é o dia da esperança. Os nossos irmãos e irmãs encontram-se na presença de Deus e também nós, estaremos aí, por pura graça do Senhor, se percorrermos o caminho de Jesus. O Senhor nunca desilude.”

Como começou a celebração de finados?
No início da história da Igreja, enquanto as verdades da fé iam sendo definidas sob a inspiração do Espírito de Deus, os cristãos imaginavam que os mortos, no momento da morte até a parusia (final dos tempos), ficavam adormecidos. A palavra cemitério significa dormitório. Aos poucos, à luz da Sagrada Escritura, da tradição viva e orientados pelo Magistério da Igreja, compreendeu-se que no cemitério são sepultados os corpos, mas as almas têm um encontro imediato com Deus, no juízo particular (cf. Catecismo da Igreja Católica, n. 1021).

O que a Igreja ensina a respeito dos corpos dos falecidos?
O Catecismo da Igreja Católica diz o seguinte: “Os corpos dos defuntos devem ser tratados com respeito e caridade, na fé e na esperança da ressurreição. O enterro dos mortos é uma obra de misericórdia corporal que honra os filhos de Deus, templos do Espírito Santo. A doação gratuita de órgãos após a morte é legítima e pode ser meritória” (Cf. n 2300).

Por que o dia dois de novembro?
Porque no dia primeiro de novembro a Igreja celebra, Todos os Santos, isto é, todos aqueles homens e mulheres que estão na glória eterna. Para aqueles que estão salvos, mas ainda passam por uma purificação, a Igreja escolheu o segundo dia de novembro. Essa unidade entre os estão na glória e aqueles que se encaminham para ela, faz parte do mistério da Comunhão dos Santos.

Temos uma única vida para viver neste mundo:
Novamente o Catecismo da Igreja Católica fala: “A morte é o fim da peregrinação terrestre do homem, do tempo de graça e de misericórdia que Deus lhe oferece para realizar sua vida terrestre segundo o projeto divino e para decidir seu último descanso. Quando tiver terminado o ‘único curso de nossa vida terrestre’, não voltaremos mais a outras vidas terrestres. A carta aos Hebreus nos fala: os homens devem morrer uma vez só (Hb 9,27).” (Cf. n. 1013)
Já no Antigo Testamento (2º Macabeus 12,38-46), se rezava pelos falecidos, assim estamos pela oração recomendando todos que já partiram, a misericórdia de Deus.
Diocese de Parnaíba
2 de novembro de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário