segunda-feira, 21 de março de 2016

Com a Celebração de Ramos, fiéis da comunidade abrem a Semana Santa 2016

Na noite de ontem, muitos fiéis participaram da Celebração da Palavra de Deus no dia em que a Igreja recorda a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, a cidade em que sofrera por amor a nós!

  • Caso não veja as imagens acima, clique AQUI.
No Missal Romano, há um comentário que expressa o sentido da Celebração litúrgica do Domingo de Ramos: "Meus irmãos e minhas irmãs, durante as cinco semanas da Quaresma, preparamos os nossos corações pela oração, pela penitência e pela caridade. Hoje aqui nos reunimos e vamos iniciar, com toda a Igreja, a celebração da Páscoa de nosso Senhor. Para realizar o mistério de sua morte e ressurreição, Cristo entrou em Jerusalém, sua cidade. Celebrando com fé e piedade a memória desta entrada, sigamos os passos de nosso Salvador para que, associados pela graça à sua cruz, participemos também de sua ressurreição e de sua vida".
A celebração de Ramos se deu em duas partes: a primeira ocorreu na praça de nossa comunidade (que ainda está em construção); neste momento os fiéis ouviram o Evangelho da Entrada de Jesus em Jerusalém (Lucas 19,28-40) e, depois seguiram em procissão aclamando Cristo como Rei, com seus ramos nas mãos, até à capela onde aconteceu a segunda parte desta celebração; na capela, os fiéis participaram atentamente da Liturgia da Palavra, cuja mensagem principal foi a Paixão do Senhor. 
Presidiu esta Celebração da Palavra de Deus o ministro extraordinário, Hermerson Saulo e o auxiliaram na proclamação das Sagradas Escrituras, muitos adolescentes e jovens da comunidade. 
No Domingo de Ramos, desde 1985, com São João Paulo II, celebra-se a Jornada Mundial (Diocesana) da Juventude. Para nossa comunidade é motivo de alegria ver, nosso jovens empenhados em celebrar sua fé comum! Que Deus abençoe nossa juventude!
Nesta celebração, no ofertório, fizemos a Coleta Nacional da Solidariedade, gesto concreto da Campanha da Fraternidade.  A prestação de contas do arrecado em todas as comunidades de nossa paróquia será feita amanhã, Terça-feira Santa, às 17h30, na Santa Missa Crismal, na Catedral. Participe!
Que tenhamos todos uma Feliz e Abençoada Semana Santa!

ATENÇÃO: Confira abaixo a Programação do TRÍDUO PASCAL na nossa Igreja Matriz de Frei Galvão:
No próximo Domingo, 27 de março, temos Santa Missa de Páscoa, na Capela da Comunidade! Participem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário