domingo, 17 de abril de 2011

Liturgia 2011

Hoje, Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor, os leitores de nossa comunidade utilizaram pela primeira vez o Lecionário Dominical que faz parte do Missal Romano. Estes livros são de grande importância para a Liturgia da Igreja Católica de rito latino. Este último, porque possui as orações a serem pronunciadas pelo padre/bispo na Santa Missa e o Lecionário Dominical porque possui  Palavra de Deus a ser lida durante um ciclo A-B-C que se repetem ininterruptamente a cada três ano. Ainda falta comprarmos os livros: Lecionário Semanal e o Santoral,  completando assim o conjunto! Mas isso, vamos deixar pra depois... Neste ano, já foi uma grande conquista! É um presente que demos à comunidade no ano em que ela completa 20 ano de caminhada evangelizadora.
Esses livros foram comprados pois dignificam nossas celebrações - "sempre devemos dá o melhor para Deus". Os jornais e/ou folhetos são grande suportes para as equipes de Liturgia, mas muitas vezes os mesmos são descartados, ora pelos próprios fiéis que podem comprá-los, ora pelas próprias comunidades! Já estes livros, o Lecionário e o Missal, são "eternos" e servem como guia seguro para toda ação litúrgica anual de cada comunidade!
O Ministro E. Sg. Comunhão, H. Saulo, que celebrou a Palavra deste domingo agradeceu, durante a homilia, em nome da Coordenação da comunidade, a todos os presentes pela aquisição desses livros que além de ajudarem na leitura da Palavra de Deus, alimento para o ser humano, é sinal de unidade na catolicidade da Igreja. A compra dos mesmos só foi possível graças a ajuda de todos os irmãos e irmãos!
Saulo também sensibibilizou a todos para o compromisso com o Dízimo, que deve ser a fonte de sustentabilidade de cada Igreja. 
Você já dizisma? Não?! Faça a experiência com Deus! Devolva a Deus o pouco que tem pelo muito que Ele lhe dá todos os dias! Seja dizimista em sua comunidade!
Ao final da celebração de hoje, Saulo, Alvino, Carlota, Alcione, Severiano, Socorro Silva, Rosa Maria, Daniele, Cláudio, João Lucas se reuniram para organizar a missa de Páscoa que ocorrerá no próximo domingo às 19 horas e, marcaram um míni-calendário para o Grupo de Liturgia se encontrar para melhor estudar as orientações do Magistério Eclesiástico quanto à estruração da Liurgia, além de organizar as futuras celebrações da comunidade! A próxima reunião será dia 1º de maio após o café-comunitário que abrirá o mês Mariano.
Espera-se também que o Grupo de Coroinha também venha ser formado nestes próximos meses a fim de termos toda uma equipe bem preparada para melhor servir ao Senhor!
Que a Virgem Mãe Aparecida abençoe a Equipe de Liturgia que está se estruturando na comunidade a fim de que possamos sempre celebrar cultos agradáveis ao Rei eterno, Jesus Cristo Nosso Senhor! Amém!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário