sábado, 9 de julho de 2011

Encerramento da Catequese Crismal (1º Semestre) no dia de Santa Paulina

Na memória litúrgica de Santa Paulina (Madre Paulina do Coração Agonizate de Jesus), primeira santa brasileira (embora nascida na Itália!), encerramos os encontros de Catequese Crismal desse 1º semestre. Nessa última catequese, o catequista Hermerson Saulo falou sobre a vida da santa em que se recorda neste dia e falou, apresentando texto do magistério eclesiástico, o Catecismo e o Cógido de Direito Canônico, sobre a organização hierárquica da Igreja (Papa-Colégio dos Bispos-Padres-Religiosos/as-Leigos).
Que estas férias dos encontros de Crisma seja tempo para os crismandos valorizarem mais a vida familiar e também participarem mais nos cultos dominicais da Palavra de Deus que acontecem na comunidade!

Quer saber mais sobre Santa Paulina? Leia essa matéria publicada na Rádio Vaticana:

MADRE PAULINA
09/07/2011 14.39.01 

Cidade do Vaticano, 09 jul (RV) - Hoje a Igreja celebra Madre Paulina do Coração Agonizante de Jesus ou simplesmente Madre Paulina que nasceu na Itália e foi criança para o Brasil.
Motivada pelo seguimento de Jesus, ficou muito impressionada com o estado de abandono à própria sorte, em que se encontrava uma senhora cancerosa, deixou seus afazeres cotidianos e, com uma amiga, fizeram a opção de cuidar dela e de outros que se encontrassem em tal situação. Deste momento em diante, enveredou pelo caminho da busca de santidade, através do serviço ao próximo, no meio de doentes e pobres. 
Mais tarde, com o aumento do número de companheiras e de serviço, fundou a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição. Além dos pobres e doentes, elas se dedicam à educação de crianças e adolescentes e também à ação pastoral nas dioceses e paróquias.

No Brasil estão presentes em quase todo o país e também na Bolívia, Guatemala, Colômbia, Argentina, Chile, Nicarágua, Moçambique, Camarões e Itália.
Mas a vida de Madre Paulina foi bastante associada à Paixão de Jesus, através de sofrimentos como amputação do braço direito, cegueira total nos últimos meses de vida, como também de perseguição e desprezo de autoridades eclesiásticas e até mesmo de sua Congregação, decorrentes de calúnias. Ela chegou a ser deposta do cargo de Superiora Geral. Tudo isso Madre Paulina suportou com muita fé e no silêncio. Mais tarde a verdade apareceu e a grandeza de coração, caráter e fé, sobretudo, de Madre Paulina ficaram muito mais evidenciados
Madre Paulina faleceu em São Paulo, no dia 9 de julho de 1942.
Madre Paulina, mãe pródiga e carinhosa, nos deixou vários conselhos para as diversas situações de nossa caminhada. Ela fala com autoridade de quem vivenciou o que diz. Eis um de seus sábios conselhos: “Não desanimeis nunca, embora venham ventos contrários. Tende confiança em Deus e em Maria Imaculada. Permanecei fiéis e ide avante!” (CAS)

FONTE: http://www.radiovaticana.org/BRA/Articolo.asp?c=503116

Nenhum comentário:

Postar um comentário