terça-feira, 15 de novembro de 2011

3ª Romaria Nacional da Juventude

Ontem, a Catedral de Santo Antônio de Pádua, em Guaratinguetá-SP, terra de Frei Galvão, 1º Santo Brasileiro, acolheu a Cruz e o ícone de Nossa Senhora – símbolos das jornadas mundiais da juventude – JMJ entregues no ano de 1984 pelo papa beato João Paulo II para os jovens levarem ao mundo inteiro! 
Hoje foi a vez do Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida receber os símbolos e os milhares e milhares de jovens para a 3ª ROMARIA NACIONAL DA JUVENTUDE!
Foi um dia de grande festa para a Arquidiocese de Aparecida, mas também para todo o Brasil, pois nesta data em celebramos o aniversário de 122 anos da Proclamação de nossa República. Os jovens vindos de várias partes do país à Aparecida-SP expressa a unidade nacional! Que beleza!
Aguardemos nós, povo de Deus da Diocese de Parnaíba, que em 11 de março de 2012 será nossa vez de acolhermos os símbolos das JMJ, que é também relíquias deixadas pelo maior papa dos últimos tempos – João Paulo II.

Leia também a homilia de Dom Damasceno, cardeal-arcebispo de Aparecida:
Santa Missa no Santário Nacional de N. Sra. Aparecida por ocasião da
3ª Romaria Nacional da Juventude
HOMILIA DE DOM RAYMUNDO, CARDEAL, DAMASCENO ASSIS
Arcebispo de Aparecida-SP

Ao recordar o entusiasmo e a alegria dos dois milhões de jovens na Jornada Mundial da Juventude, em Madri, há alguns meses, e com o olhar esperançoso na 28ª. Jornada Mundial da Juventude a realizar-se no Rio de Janeiro, em julho de 2013, saúdo, cordialmente, a todos vocês queridos jovens: Sejam bem-vindos ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida!
A 3ª. Romaria Nacional da Juventude adquire este ano um significado todo especial com a presença da Cruz Peregrina  e do Ícone de Nossa Senhora que estão percorrendo, desde  o mês de setembro, as Dioceses de todo o Brasil, símbolos marcantes da Jornada Mundial da Juventude.
Numa grande festa no Campo de Marte, em São Paulo, com a participação de cerca de cem mil jovens, acolhemos, no dia 18 de setembro passado, chegados da Espanha, a Cruz e o Ícone. Naquela  ocasião, os jovens testemunharam com entusiasmo e alegria, a fé no Cristo Redentor e em Maria, Mãe do Salvador.
A cruz de Cristo “símbolo do amor de Cristo pela humanidade  anuncia a todos que só na morte e ressurreição  de Cristo é que poderemos encontrar salvação e redenção”. O Ícone de Maria que sempre acompanha a cruz é a lembrança de que Nossa Senhora é a Mãe Auxiliadora de todos os jovens.
A cruz e o ícone sairão daqui de Aparecida para continuar a peregrinação por outras dioceses do Brasil e retornará à Arquidiocese de Aparecida em 2013, antes de seguir para a cidade do Rio de Janeiro, para a realização da 28ª Jornada Mundial da Juventude.
A palavra de Deus que escutamos na primeira leitura nos mostrou o exemplo corajoso de Eleazar, ancião de 90 anos que preferiu a morte a viver desonrado. É um exemplo para todos nós!
No Evangelho, Lucas narra a conversão de Zaqueu, chefe dos cobradores de impostos, pequeno de estatura, que fez fortuna sem compromisso social e ético. Lucas diz-nos que Zaqueu “procurava ver quem era Jesus e para isso, subiu numa figueira para ver Jesus, que devia passar por ali”.
Zaqueu procurava algo mais na sua vida, não estava satisfeito  com a fortuna que acumulou. A angústia existencial de Zaqueu  fez-me recordar as palavras do saudoso Papa João Paulo II, no Jubileu da Juventude, em Roma, no ano  2000: “a juventude sente um anseio profundo daqueles valores autênticos que tem em Cristo a sua plenitude. Porventura não é o Cristo, dizia João Paulo II, o segredo da verdadeira liberdade e da alegria profunda do coração? Não é o Cristo o maior amigo e, simultaneamente, o educador de toda a amizade autêntica?”
Mais importante do que o olhar de  Zaqueu para Jesus, foi o olhar de Jesus para Zaqueu. Jesus olhou para cima, viu Zaqueu e lhe disse: “desça depressa! Hoje  eu devo ficar na tua casa”
Esse encontro de Zaqueu com Jesus, provocou nele uma mudança profunda. Zaqueu converteu-se e traduziu esta mudança de vida no desapego dos bens materiais e na solidariedade com os mais pobres: “Senhor, eu dou a metade dos meus bens aos pobres e dos bens que adquiri, desonestamente, devolverei quatro vezes mais”.
Jovens, não tenham medo!  Recordo-lhes o que escreveram os bispos reunidos em Aparecida, em 2007, para a V Conferência: “os jovens não temem o sacrifício nem a entrega da própria vida, mas sim uma vida sem sentido” (DAp   443).
“Hoje a salvação entrou nesta casa, disse Jesus a Zaqueu. Com efeito, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido”.
Jovens, tenham fé! Botem  fé” ! Todos nós temos possibilidade de renovar a vida, como Zaqueu. Vocês são a esperança da Igreja, da sociedade que só encontrará um sentido pleno em  Jesus Cristo. Só ele pode descortinar-lhes  um novo horizonte.
Concluo com as palavra do Papa Bento XVI, em sua carta “Porta Fidei”, Porta da Fé, com a qual  anuncia  o Ano da Fé, a ser celebrado de outubro de 2012 a outubro de 2013. Escreve Bento XVI: “a própria razão do homem traz inscrita em si mesma a exigência daquilo que vale e permanece sempre. Esta exigência constitui um convite permanente, inscrito indelevelmente,  no coração do homem, para caminhar ao encontro d´Aquele que não teríamos procurado se Ele mesmo não tivesse já vindo ao nosso encontro. É precisamente a este encontro que nos convida e abre plenamente a fé” (PF,10).
Nossa Senhora Aparecida nos acompanhe com sua proteção! Jovens tenham fé! Botem fé em Jesus Cristo e na vida! Vale a pena colocar a vida e os dons que Deus lhes deu a serviço do bem de todos, de um mundo mais justo, mais humano e fraterno.
Liturgia da Palavra dessa 3ª-feira (33ª Semana Comum - 2 Mc 6, 18-31; Sl 3; Lc 19, 1-10)

Nenhum comentário:

Postar um comentário