quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Novo Bispo de São Raimundo Nonato-PI

Nesta quarta-feira, 14, o Santo Padre Bento XVI nomeou Bispo da Diocese de São Raimundo Nonato (PI) Dom João Santos Cardoso, até então coordenador da Pastoral e Pároco na Arquidiocese de Vitória da Conquista (BA). 
Dom Cardoso nasceu em dezembro de 1961 em Dário Meira, diocese de Jequié (Bahia). Depois dos estudos em Ilhéus e em São Paulo, fez seu Doutorado em Filosofia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma (1995-2002). Foi ordenado sacerdote em 1986 em Vitória da Conquista.
Exerceu inúmeros cargos em Vitória da Conquista e na Itália e atualmente exercitava seu ministério como Pároco da Paróquia “Nossa Senhora das Graças”, em Vitória da Conquista, Professor de Filosofia em várias Universidades e Coordenador de Pastoral da Arquidiocese de Vitória da Conquista.
A Diocese de São Raimundo Nonato estava vacante desde a transferência, em 20 de outubro de 2010, do bispo Dom Pedro Brito Guimarães para Arcebispado de Palmas (TO). Desde dezembro de 2010, o Pe. Cláudio Moreno era administrador diocesano.
Com quase 40 mil Km², a Diocese tem uma população de 185 mil habitantes, espalhados em 27 municípios.


MENSAGEM AO POVO DE DEUS DA DIOCESE 
DE SÃO RAIMUNDO NONATO

Reverendíssimo Pe. Cláudio Moreno (Administrador Diocesano), Dom Cândido L. González, bispo emérito de S. Rdo. Nonato, prezados Presbíteros, Religiosos, Religiosas, Seminaristas, Vocacionados, Catequistas, Missionários e Missionárias, Fiéis leigos e leigas, homens e mulheres de boa vontade e todo o Povo de Deus da Diocese de São Raimundo Nonato, 
Graça e Paz!
Em atitude de obediência e fé, respondi ao chamado da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo e dei o meu assentimento à missão que me fora designada pelo Santo Padre Bento XVI nomeando-me Bispo, sucedendo a Dom Pedro Brito Guimarães, no governo dessa importante porção do Povo de Deus que caminha no Sul do Estado do Piauí. 

É conhecido o vosso entusiasmo missionário, marca característica do rosto eclesial que a Diocese de São Raimundo Nonato tem assumido ao longo de sua história, resultado de um esforço conjunto de tantos missionários que se consagraram ao Reino de Deus e lançaram as sementes do Evangelho em terra boa, cujos frutos já estão sendo recolhidos. Louvo o Senhor por estar me enviando a esse rebanho, no meio do qual me coloco como aquele que serve, para apascentá-lo, assistido pelo Espírito Santo, com a colaboração do presbitério, em comunhão com a Igreja Universal e sob a autoridade do Santo Padre.  
Certamente, muitas questões se levantam em vós e em mim também. Entretanto, com aquela fé abraâmica de quem deixa tudo e se lança para uma nova terra e missão, vou até vós com esperança, enquanto ressoam em meu coração as palavras do Apóstolo: “Esquecendo-me do que fica para trás, lanço-me para frente” (Fl 3,13), ou ainda, “Tudo posso naquele que me dá força” (Fl 4,13). Sou ciente dos desafios que a missão comporta, mas confio que o mesmo Senhor que me envia a vós me revista de toda a graça e força necessárias para que eu possa desenvolver com zelo, amor e ardor missionário, como sucessor dos apóstolos, o encargo de ministro de Cristo e principal dispensador dos mistérios de Deus. 
Confio em vossas orações! Que São Raimundo Nonato rogue por nós junto a Nosso Senhor. Que São João da Cruz rogue por mim também. Que a Virgem Maria, como em Caná, interceda por nós junto a seu Filho para que possamos fazer tudo o que Ele nos disser. Que o Senhor nos ajude para que tudo concorra para a honra e glória de seu nome numa Igreja de Rosto Missionário que testemunha e dá continuidade à obra de Cristo.
Que o Senhor vos abençoe e vos confirme na missão!

Mons. João Santos Cardoso 
(Bispo eleito da Diocese de São Raimundo Nonato – PI)

Vitória da Conquista, 14 de dezembro, memória de São João da Cruz, do ano de 2011.

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário