sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Visita do Presidente da Adveniat à Diocese de Parnaíba

Dom Franz-Josef Overbeck e
Dom Alfredo Scháffler, na matriz de Santa Ana
A Diocese de Parnaíba recebeu na tarde desta quinta-feira, 1º de dezembro o Dom Franz-Josef Overbeck, bispo de Essen, na Alemanha, presidente da Adveniat, instituição que colabora diversos projetos da Igreja Católica na América Latina. A vistia do prelado à Parnaíba, foi um pedido de nosso bispo diocesano Dom Alfredo Scháffler intermediado pelo Pe. Henrique Hegeman, vigário na paróquia de Nossa Senhora da Conceição-Luis Correia-PI.
Desde final de novembro Dom Franz-Josef está no Brasil. Em 27/11 a Catedral da Sé, em São Paulo, promoveu celebração de ação de graças pelos 50 anos da Adveniat e abertura oficial de sua 50ª Campanha, a primeira, fora da Alemanha. Outro evento que marcou o aniversário da entidade foi o Congresso do Conselho Episcopal Latinoamericano (CELAM) e Adveniat, encerrado neste sábado, 26/11, também na capital paulista.
A ação Adveniat [em latim - "Venha o Teu Reino], inspirada na oração do Senhor, o "Pai-nosso", foi fundada em 1961, em Essen, pelo Bispo alemão Franz Hengsbach, com o objetivo específico de prestar auxílio pastoral às Igrejas locais na América Latina e no Caribe. Hengsbach decidiu destinar as coletas das missas de Natal daquele ano para as pastorais latinas, como forma de agradecimento pelo apoio que a Alemanha recebeu destas entidades após a guerra.
A proposta foi tão bem acolhida pelos católicos alemães que a iniciativa foi renovada para os anos posteriores e a coleta da Adveniat, realizada no tempo do advento, continua até hoje.
Nestes 50 anos mais de 80.000 projetos já foram financiados pela Adveniat, um total de 4 bilhões de Reais. 
Para a visita de Dom Franz-Josef em nossa Diocese, vieram também os bispos do Regional Nordeste IV da conferência episcopal brasileira: Dom Ramón, bispo de Bom Jesus, Dom Eduardo, bispo de Campo Maior, Dom Plínio, bispo de Picos, Dom Juarez, bispo de Oeiras, Dom Valdemir, bispo de Floriano, Dom Augusto, bispo-emérito de Floriano. Recepcinou Dom Franz-Josef também o nosso bispo-emérito, Dom Joaquim Rufino. A visita contou ainda com a presença do Padre Tony Batista, administrador arquidiocesano de Teresina e, do Padre Cláudio, administrador diocesano de São Raimundo Nonato - Igrejas Particulares com sedes vacantes.

O presidente da Adveniat visitou as construções da Igreja de Santa Ana, no bairro Piauí de nossa cidade e foi recebido pelo pároco, Pe. Estêvão Mitros, como também pelo povo que lá estava, que o saldou e o felicitou pela visita. Logo em seguida, no Centro Pastoral Sagrada Familia (Cúria Diocesana) foi apresentado por Pe. Tony os projetos e ações da Adveniat no Piauí ao ilustre visitante.
À noite, Dom Franz-Josef e toda a comitiva que o acompanhava fora a Luiz Correia participar do festejo da Imaculada Conceição onde pronunciou a homilia que foi traduzida por nosso bispo diocesano, Dom Alfredo.
A Diocese agradece a visita do presidente da Adveniat e parabeniza a instituição pelos 50 anos de existência. 
Agradecemos a Deus e os benfeitores que tem financiado as ações da Adveniat na América Latina! Rezar pela Igreja na Alemanha!
Já estamos em plena Campanha para a Evangelização no Brasil-2011, buscando recursos para apoiar a ação evangelizadora com a generosa participação do nosso povo católico. Estamos aprendendo a fazer o mesmo que faz a Adveniat! Dia 10 ou 11 faça sua generosa doação em prol da Evangelização do Brasil e no mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário