quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Aniversário de Dom Alfredo, nosso pastor

Hoje, 18 de janeiro, nosso pastor diocesano festeja seus 71 anos de existência! Nossos Parabéns!! 
A Comunidade N. Sra. Aparecida se alegra com esta data e deseja a nosso bispo diocesano muitas felicidades e saúde para continuar pastoreando o Rebanho de Deus na Diocese de Parnaíba!!!  

Que a Virgem, Mãe da Divina Graça, sempre proteja-o com seu manto e que São João, do qual sucede na linhagem apostólica, continue auxiliando-o no Ministério Episcopal!

Para homenageá-lo citamos "ipsis litteris" algumas páginas de um livro que traz sua biografia até quando era apenas padre. Eis um trecho:

Alfredo Schaffler

Professor. Vivia uma vida de conforto na Europa. De repente, deixa tudo para se doar ao povo do sertão do Piauí, como Padre. Nasceu em 18 de janeiro de 1941, numa cidade tamanho médio da Áustria.
Filho de pais cristãos.
Tinha catorze dias quando seu pai foi para a guerra. Chegou a conhecê-lo, quando estava com sete anos...
Criado depois numa fazenda, passa por toda a problemática da guerra, presenciando os conflitos de uma maneira trágica.
Mais tarde, voltou para a cidade, e aí começou os estudos primários. Ficou até os 14 anos. Nessa época enfrenta a vida sozinho. Viena é sua nova cidade.
Trabalhou nos mais diversos serviços: como carteiro, coveiro de um cemitério, num matadouro de bois, porcos. Uma vida dura! Mais tarde, em um escritório; e sempre estudando. Além do 1º e 2º grau fez psicologia, pedagogia e orientação educacional.
Alfredo nunca foi um cara afastado de Deus. Lia muito sobre a vida de grandes homens, para seguir seu exemplo.
(pág. 97)
Em 1970, naturalizou-se brasileiro. Hoje Pe. Alfredo leva sua experiência pastoral a vários estados do Nordeste: jovens, adultos, Comunidades Eclesiais de Base, etc.
É um homem que irradia muita libertação interior. Um homem de fé profunda. Um homem de oração e ação. Forte, simpático. Por dentro e por fora.

“Só posso dizer que nunca me arrependi, por um instante sequer, dessa opção que fiz. Se pudesse escolher outra vez, eu não teria dúvida nenhuma que seria padre lá no sertão do Piauí. No meio daquele povo generoso, solidário e aberto, que me acolheu como um irmão, e com o qual eu me identifico, vivo e procuro realizar a Igreja”.

Devido a seu testemunho, muita gente afastada hoje trabalha no apostolado, engajada dentro das exigências pastorais locais. Muitos rapazes já são padres, outros estão se preparando.
Os grandes homens, os santos, são cheios de simplicidade. Numa conversa fraterna que tive com ele em um desses Cursos de Comunicação que damos, ele me falou:

“Não me considero nada de especial. Apenas um instrumento enferrujado... mas mesmo com uma enxada enferrujada a gente pode fofar a terra, plantar uma sementinha e ajudar a nascer uma árvore que pode dar muitos frutos e matar a fome de alguém”.

Este é o Pe. Alfredo Schaffler!
Pessoas como ele sustentam o mundo!
Obs.: Hoje este homem admirável é bispo no Piauí.

(pág. 99)
Extraído do livro:
 
 
MEDEIROS, Urbano. Homens e mulheres de ontem e de hoje: vidas e mensagens. São Paulo: Loyola, 1991.


No Google “Books”, leia mais sobre este livro e conheça diversas personalidades!

Nenhum comentário:

Postar um comentário