terça-feira, 29 de maio de 2012

“Discípulos e missionários de Jesus Cristo, para que nEle nossos povos tenham vida: Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida”

Pe. Marcos Francisco
Foto: Proparnaíba
Irmãos e irmãs, já se passaram cinco anos do grande encontro ocorrido em Aparecida. Lá a Igreja quis relembrar sobre um ponto fundamental para todo cristão: a partir do Batismo todos nós somos missionários. Por isso, em nossa diocese estamos vivenciando as Santas Missões Populares (SMP). Depois de Aparecida, cada diocese procurou colocar em prática as sugestões lá propostas e as Santas Missões Populares foram um meio concreto para experimentarmos nossa vocação missionária. 
No entanto, não podemos esquecer que, antes de sermos missionários, precisamos ser discípulos de Jesus Cristo. Ele, antes de enviar os Apóstolos em missão, chamou-os primeiro a permanecer com Ele. De fato, se não aprendemos antes com o Mestre, se não O conhecemos, o que iremos levar às outras pessoas. Enquanto missionários, em primeiro lugar não apenas repassamos ensinamentos ou doutrinas para outras pessoas. Isso é importante, porém, precisamos levar a todos os irmãos e irmãs que nos rodeiam mais que uma ideia apenas, mas uma Pessoa, Jesus Cristo, o Caminho, a Verdade e a Vida. 
Um grande número de missionários provavelmente uma paróquia possa facilmente ter. Mas, para que haja profundidade e perseverança na missão é preciso, antes de tudo, que haja verdadeiros discípulos de Jesus, ou seja, pessoas que buscam em primeiro lugar ter um encontro pessoal com Ele. Provavelmente este seja o nosso desafio. 
Muitos querem ser missionários, mas todos querem ser discípulos? De modo concreto como se vivencia o discipulado? O próprio Documento de Aparecida fala dos lugares do encontro com Cristo. Logicamente, se Ele não é apenas uma doutrina, mas uma Pessoa, então pode ser encontrado. Mas onde? Por exemplo, um dos lugares do encontro de Cristo é na Eucaristia. O missionário que não tem a sua vocação cristã ancorada numa vivência eucarística irá anunciar o que, se a Eucaristia deixada pelo próprio Cristo é a presença d’Ele mesmo para nós. Desta forma fica uma reflexão para nós: em nossos encontros, retiros missionários, retiros de grupos etc... incluímos em nossa programação momentos que proporcionem um maior crescimento de nossa fé e amor na Eucaristia? Ou ainda estamos estacionados na periferia do mistério? 
Assim, com base nisto, não deixemos de recordar sempre as duas dimensões do cristão: o ser discípulo e missionário. Não esqueçamos também que é Nele, em Jesus Cristo, que se apoia o sentido da missão e para isso precisamos, antes de tudo, como diz o primeiro objetivo das SMP em nossa diocese buscar favorecer uma experiência pessoal com Jesus que está vivo e real na Eucaristia, alimento dos verdadeiros discípulos missionários.

Oração, Objetivos e logotipo das SMP
na Diocese de Parnaíba
Pe. Marcos Francisco Amorim 
Vigário cooperador na Paróquia Santa Ana, em Parnaíba-PI 

FONTE: Facebook do padre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário