domingo, 3 de junho de 2012

Festa de Corpus Christi - 2012

Participe da Festa do Corpo e Sangue de Deus – Corpus Christi - 2012! A procissão, neste ano, sairá da Catedral de N. Sra. da Graça (Centro) em direção à Igreja-Matriz de Nossa Senhora de Fátima (bairro Nova Parnaíba), encerrando com a celebração do Santo Sacrifício da Missa! 
É na quinta-feira próxima, 7 de junho! 
Imagem: Blog da Catedral da Diocese de Parnaíba
UM POUCO DE HISTÓRIA SOBRE A FESTA DE CORPUS CHRISTI


A Solenidade do Corpo de Deus foi instituída no século XIII pelo Sumo Pontífice Urbano IV através da Bula “Transiturus de hoc mundo” (Passando deste mundo), em 11 de agosto de 1264 e deveria acontecer de forma solene e pública anualmente na quinta-feira após a Solenidade da Santíssima Trindade (que ocorre no domingo após o domingo de Pentecostes - neste ano, em 3 de junho!).
Tempos depois, no século XVIII, o papa Bento XIV  instituiu a Festa do Preciosíssimo Sangue de Cristo,  a ser celebrado à 1º de julho de cada ano. Em 1960, inclusive, o beato papa João XXIII, através da Carta apostólica “Inde a primis” ratificou essa devoção. 
Com a Reforma do Calendário Litúrgico, sugerida pelo Concílio Vaticano II, na Constituição dogmática  "Sacrosanctum Concilium", as duas festas passaram a ser celebradas num mesmo dia. Portanto quinta-feira após a Solenidade da S. Trindade, 7 de junho, neste ano, será a Festa do Corpo e Sangue de Deus. Nela, adoramos publicamente o Deus Encarnado – Jesus Cristo – que se faz pão para a vida no mundo! 
Lembro que o dia por excelência da Eucaristia (Missa) é o Domingo, Páscoa Semanal do Cristão, mas também toda quinta-feira do ano é dia de adorar-se ao Senhor vivo, ressuscitado na reserva Eucarística presente no sacrário (tabernáculo) ou num ostensório exposto, pois foi numa quinta-feira que ele ceou com os Apóstolos e instituiu o seu sacramento por excelência – Seu Corpo e Sangue, em alimento para a vida eterna – e o Sacerdócio Mnisterial/hierárquico, que está a serviço do sacerdócio comum dos fiéis. 
Quer saber mais sobre as verdades teológicas do Sacramento da Eucaristia? Leia a Carta que o beato Papa João Paulo II dirigiu aos sacerdotes “Dominicae Cenae” (1980) e a Carta Encíclica do mesmo papa “Ecclesia de Eucaristia” (2003) – a última do seu pontificado! 
Leia também a 1ª Exortação Apostólica pós-sinodal Sacramentum Caritatis (2007) do papa Bento XVI e suas homilias de 2008 e 2011, por ocasião da Solenidade de Corpus Christi. 

"[...] a Eucaristia, enquanto nos une a Cristo, abre-nos também aos outros, tornando-nos membros uns dos outros: já não estamos divididos, mas somos um só nele. A comunhão eucarística une-me à pessoa que está ao meu lado e com a qual, talvez, eu nem sequer tenho um bom relacionamento, mas também aos irmãos distantes, em todas as regiões do mundo. Portanto daqui, da Eucaristia, deriva o profundo sentido da presença social da Igreja, como testemunham os grandes santos sociais, que foram sempre grandes almas eucarísticas. Quem reconhece Jesus na Hóstia sagrada, reconhece-O no irmão que sofre, que tem fome e sede, que é estrangeiro, está nu, doente, prisioneiro; e está atento a cada pessoa, empenha-se de modo concreto por todos aqueles que se encontram em necessidade. Portanto, do dom de amor de Cristo provém a nossa especial responsabilidade de cristãos na construção de uma sociedade solidária, justa e fraterna. " (papa Bento  XVI, 2011)

Por: catequista Hermerson Saulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário