quinta-feira, 19 de julho de 2012

CONVITE: Ordenação Presbiteral no Sábado próximo!

VOCAÇÃO - DIÁCONO LEONEL GOMES

É uma grande alegria estar com todo este povo aqui de Parnaíba celebrando esta grande festa que não é somente minha, mas de toda Igreja enquanto Companhia de Jesus e Igreja particular aqui na Diocese de Parnaíba. 
Sou natural desta belíssima cidade, nasci e me criei no bairro São José. Meu pai sempre exerceu a profissão de comerciante e minha mãe dona de casa. São bem conhecidos, seu José Urso e Dona Dorinha. 
Pertenço a Paróquia Nossa Senhora da Graça e sempre tive forte ligação com Dom Rufino a quem tenho grande carinho e estima, também as Irmãs Cordimarianas que tinham um grupo de jovens. 
Durante um bom tempo participei deste grupo coordenado pela Irmã Maria, conhecida aqui na cidade como “Irmã Precioso”. 
Estudei na Escola Comercial de Parnaíba, Curso dez e, depois Colégio Dez, SENAI, SENAC, enfim, foi um tempo muito rico de formação inicial intelectual e também inserção eclesial.
Meio aos amigos, festas, sempre esteve presente o espaço para interrogação e dúvidas sobre esta possibilidade e o desejo de ser padre.
A amizade com o estimado Pe. Vittório Ferrari, um grande missionário que graças a Deus continua presente, atuante ao lado de Dom Alfredo me fez acreditar mais e desejar dar um sentido mais profundo a minha vida.
O engraçado é que Pe. Vittório nunca me [mostrou] grandiosidades no serviço, mas sempre de uma verdadeira realização no Serviço ao Reino. Indubitavelmente, foi pela amizade e credibilidade que fazia com que eu me sentisse bem ajudando-o nos trabalhos que ele solicitava em sua antiga Toyota. 
Assim, foi sendo cultivado o desejo de ser servir a Deus de uma forma mais radical e determinada. Em 1998, foi o ano “D”. 
Resolvi conhecer por desígnio e mistério de Deus e também por curiosidade histórica, a Ordem dos Padres Jesuítas que viviam lá em Teresina. 
Nunca havia pensado entrar em uma ordem religiosa, porém criei coragem e, na primeira oportunidade viajei para Teresina.
Fui conhecer então uma experiência de jovens que estavam numa primeira etapa, e que eram acompanhados por dois Jesuítas. Padres Gino Raisa e Cristóvao. Estes jovens trabalhavam voluntariamente numa creche na periferia de Teresina.
A forma como éramos acolhidos nesta creche pelas crianças e funcionários e a maneira como ajudávamos estas crianças carentes  me chamou muito atenção.
Foi neste tempo que as coisas começaram ficar mais claras e mais fortes dentro de mim.
Lembro como se fosse hoje, como os padres nos orientavam e nos ajudavam naquele processo inicial com formação, passeios, espiritualidade... 
Terminado a experiência, voltei encantado e seguro de que eu queria gastar minha vida pelo outro sem medida. A idéia de ser missionário tocava-me fortemente. 
Voltei feliz.  Sentia que não havia uma forma melhor para doar-me e servir a Deus. [Santo] Inácio chama estes sentimentos de consolação. 
O bonito em tudo isso é que Deus foi trabalhando de uma forma tão particular que eu sentia que eu não precisava ser diferente dos outros jovens para servir a Deus na vida religiosa. 
Ajudado pelo incentivo de muitos amigos, criei coragem deixei tudo, e fui embora para começar esta experiência na Companhia de Jesus. Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia sempre sonhou que nossa formação deveria ser solidificada inicialmente por uma profunda experiência de Deus que são os E.E. [Exercícios Espirituais] e depois respaldada por uma excelente formação acadêmica, intelectual.
Homens que estejam formados para conversar, dialogar com comunidades simples e dialogar com grandes centros de pesquisas e estudiosos.
Depois de 14 anos de estudos preparatórios então serei ordenado para a Igreja de Deus e serviço ao povo. Atualmente moro em Salvador-BA e trabalho em um grande colégio ajudando na dimensão pedagógica e espiritual de alunos, profissionais, pais entre outras atividades.
Convido você para juntos rendermos graças a Deus por este tão grandioso dom, sábado às 19h na Catedral de Nossa Senhora da Graça. Meu grande abraço a cada um em especial para Dom Alfredo nosso bispo Diocesano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário