sábado, 3 de novembro de 2012

Igreja Missionária, por Dom Alfredo Scháffler

Texto de autoria do nosso bispo diocesano, Dom Alfredo Scháffler exibido em forma de vídeo na tevê no Canal 2 - TV Delta em 19 de outubro passado. Mensagem só agora disponível na internet e que compartilhamos abaixo.

Igreja Missionária

Desde os tempos iniciais a Igreja compreendeu o mandamento que Jesus confiou aos apóstolos de partir para os demais cantos do mundo para anunciar a Boa Nova. Foi o último desejo de Jesus, antes que foi elevado ao Pai, que partissem ao mundo para anunciar a todas as nações. Foi assim que os apóstolos e discípulos fizeram.
Temos notícias da Igreja primitiva que partiram para o mundo conhecido daquele tempo e anunciaram que temos um Deus que nos ama infinitamente. Todos foram martirizados e ofereceram a vida. E este mandamento missionário continua até os dias de hoje.
Nós só somos a Igreja de Jesus Cristo, se fomos uma Igreja missionária.Isso significa que cada um que fomos batizados temos esta tarefa missionária para cumprir. Isso não significa que temos deixar agora a nossa casa e nossa família. Mas na família e na casa da gente e no lugar onde trabalhamos podemos exercer este mandamento missionário.
De um lado podemos ser missionários com testemunho da nossa vida, com a [hierarquia] dos valores que adotamos. Aí expressamos que estamos colocando no centro da nossa vida os valores que resultam da Palavra de Deus. A verdade e a honestidade, a justiça e o respeito diante do próximo. A nossa vida deve ser um anúncio constante da Boa Nova.
Todos nós temos pessoas para os quais estamos elevando a vista, para os quais estamos olhando. Pessoas que nos inspiram algo que nos motiva e anima.
Como foi bonito nesta semana que passou quando estávamos celebrando o “Dia da Criança”: os alunos do Colégio Diocesano visitaram o Centro Social São Francisco, brincaram com as crianças e expressaram através de mais diversos gestos a solidariedade! Isso sem dúvida nenhuma foi um gesto missionário!
Quantas pessoas da nossa cidade não sabem que temos pessoas que vivem daquilo que nós jogamos foram, que jogamos no lixo. Quantas famílias vivem do [lixão] da nossa cidade.
Mas temos uma outra forma de ser missionário: partir para falar explicitamente de Jesus Cristo, novamente nas famílias e na nossa sociedade.
Como foi edificante a ação missionária nas nossas paróquias quando as pessoas se colocaram a disposição das semanas missionárias.
Mas temos também hoje, homens e mulheres, famílias e solteiros, padres e religiosos e religiosas que partem para outras terras como missionários. Aqui em Parnaíba temos a Comunidade Missionária Shalom – são jovens que deixaram as famílias para se colocar a serviço da Igreja unicamente com o intuito de anunciar a Palavra de Deus nas mais diversas maneiras formas da linguagem moderna.
Assim devemos acompanhar os nossos missionários que dedicam a vida de uma forma abnegada ao anúncio da Boa Nova com a nossa oração.
No mês de outubro, no próximo domingo [21/10/2012], em todas as nossas Igrejas temos uma coleta nas missas para também apoiar financeiramente estes missionários “além-fronteiras” na sua manutenção que eles necessitam. Hoje temos missionários brasileiros em outros países para evangelizar. Temos uma religiosa daqui de Parnaíba que está em Moçambique na África numa situação nem sempre fácil. Mas movido pelo amor a Deus, estão entregando o que tem de mais precioso, a suas vidas a causa da missão.
E nós, que estamos fazendo?
Firme na Fe e fiquem com Deus.

Dom Alfredo Schaffler
Bispo diocesano de Parnaíba-PI. 
Presidente da CNBB - Regional Nordeste IV (2011-2015), referencial do Setor Familiar.

Fonte: CNBB - NE IV

Nenhum comentário:

Postar um comentário