sábado, 4 de maio de 2013

Crismandos rezam juntos o Santo Rosário

Na noite de hoje, como tradição, mais uma vez os catequistas crismais, H. Saulo e Dona Rosa, convidaram os crismandos (turma: 2012-2013) para a oração contemplativa e comum do Santo Rosário. 
Antes, porém, foi relembrado aos presentes a origem da devoção do Rosário. O catequista H. Saulo chamou atenção para o fato de que hoje não se reza um "Terço", mas sim um "Quarto" do Rosário, tendo em vista que desde 2002, por vontade do Beato papa João Paulo II, essa devoção mariana passou a ter 200 Ave-marias e 4 "mistérios": Gozosos, Dolorosos, "Luminosos" e Gloriosos. (Cf. Carta Apostólica "Rosarium Virginis Mariae"). 
O catequista, porém alertou que ainda hoje pode-se chamar "Terço" ao instrumento que usa para a oração, pois o que na verdade importa mesmo é que haja a firme intenção de se ao rezar as Ave-marias estejam-se oferecendo "rosas" para Nossa Senhora.
Apresentou-se brevemente todos os "mistérios" dessa oração e como se usa esse instrumento devocional no dia-a-dia.
Como manda a Mãe Igreja, contemplou-se hoje os "Mistérios Gozosos" ou da Alegria os quais nos levam a vivenciar a natalidade e o crescimento de Nosso Senhor Jesus Cristo.

 

Ao final fez-se uma oração especial pelo Santo Padre, papa Francisco que virá ao Brasil em julho próximo por ocasião da 28ª Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro. 
Com essa celebração, buscamos fazer o que ele mesmo nos exortou na sua última audiência geral em 1º de maio: "[...] A oração feita em comunidade é um momento precioso para tornar ainda mais forte a vida familiar, a amizade! Aprendamos a rezar mais em família e como família!" (Cf. na íntegra, AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário