domingo, 5 de maio de 2013

Reflexão: UMA HUMILDE DEVOTA DE NOSSA SENHORA

Havia uma senhora muito simples que vendia verduras na vizinhança. Certo dia, tia Joana, como era conhecida por todos, foi vender suas verduras na casa de um protestante e perdeu o seu terço no jardim da casa dele. Passados alguns dias, Joana voltou novamente àquela casa a fim de ver se encontrava o seu querido terçinho. O protestante assim que a viu foi logo ao encontro de Tia Joana, dizendo para ela de modo sarcástico: 
- Você perdeu o seu Deus? 
Ela humildemente respondeu: 
- Eu, perder o meu Deus? Nunca! 
Ele, então, pegou o Terço e disse: 
- Não é este o seu Deus que idolatra? 
Tia Joana respondeu: 
- Graças a Deus o senhor encontrou o meu Terço. Muito obrigada. 
E ele disse: 
- Por que você não troca este cordão com estas sementinhas baratas pela Bíblia? 
Tia Joana respondeu: 
- Porque a Bíblia eu não sei ler, e com o Terço eu medito toda a Palavra de Deus e a guardo no coração. 
Ele disse: 
- Medita a palavra de Deus? Como assim? Pode me explicar? 
Pegando o Terço, tia Joana respondeu: 
- Posso sim. Quando eu pego a cruz, lembro-me que o Filho de Deus deu todo o Seu Sangue pregado numa Cruz para salvar a humanidade. Esta primeira conta grossa, já me lembra que há um só Deus onipotente. E estas três contas pequenas me lembram as Três Pessoas da Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. Essa outra conta grossa me lembra a oração que o Senhor mesmo nos ensinou que é o Pai Nosso. O terço tem 5 mistérios que fazem as 5 chagas de Jesus Cristo cravado na cruz, e cada mistério tem 10 Ave-Marias, que me fazem lembrar os Dez Mandamentos que o Senhor mesmo entregou a Moisés. O Rosário de Nossa Senhora tem 15 Mistérios que são: os cinco gozosos, os cinco dolorosos e os cinco gloriosos. De manhã, quando me levanto para iniciar a luta do dia rezo os gozosos, pensando no pobre lar e na humilde vida de Jesus, Maria e José. No meio dia, no meu já grande cansaço, na fadiga do trabalho, e no pensamento do que ainda falta para terminar o dia e poder descansar, eu rezo os mistérios dolorosos, que me fazem lembrar a dura caminhada do meu Senhor Jesus Cristo para o Calvário, tão cheio de dores e tão cheio de cansaço. Quando chega o fim do dia, com as lutas todas vencidas, eu rezo os mistérios gloriosos, que me recordam que Jesus venceu a morte para, por amor, dar a salvação a toda humanidade. E agora, me diga onde está a idolatria? 
Ele, depois de ouvir tudo isso, disse simplesmente: 
- Eu não sabia disso. Ensina-me, então, a oração do Terço! 

OBSERVAÇÃO: O Beato Papa João Paulo II, em 2002, acrescentou à piedosa oração do Terço (Rosário), os “Mistérios da Luz” que falam da Vida Pública de Jesus. Assim, agora são 20 mistérios e não mais 15. 

Que tal retomarmos ou reforçarmos essa oração simples e popular que conservou e alimentou a fé de tantas pessoas? Será uma Bênção para todos nós! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário