segunda-feira, 9 de junho de 2014

Dom Alfredo encerra sua 1ª Visita Pastoral à Paróquia Frei Galvão em nossa comunidade

Programação, AQUI.
Entre os dias 5 a 8 de junho nosso pastor diocesano, Dom Alfredo Scháffler, realizou sua visita quinquenal à nossa paróquia. Essa foi a sua 1ª Visita Pastoral à Paróquia Frei Galvão.
No 1º dia da Visita, 5 de junho, Dom Alfredo conversou com os padres e a secretária da paróquia; rezou missa na Comunidade Cajueiro e teve uma longa conversa com a Pastoral do Dízimo. (Cf. matéria relacionada, AQUI).
No 2º dia da Visita Pastoral, 6 de junho, o bispo visitou com os padres os novos residenciais Dom Rufino I, II e III e à noite conversou com os representantes do Encontro de Casais com Cristo (ECC) e da Pastoral Familiar, recentemente criada na paróquia. A estes grupos, Dom Alfredo, exortou a todos à Missão nos novos residenciais! "Famílias, evangelizando famílias".
No 3º dia da Visita, 7 de junho, Dom Alfredo se encontrou pela manhã com os serviços e movimentos da paróquia: Mãe Rainha, Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão, Grupo de Oração Monte de Sião (RCC) e Apostolado da Oração e depois se encontrou com Conselho Econômico Paroquial. Nessa reunião, o bispo parabenizou a Paróquia que em 4 anos já conseguiu autossustentar-se! Dom Alfredo pediu que o Conselho Econômico providenciasse a regularização de todos os terrenos das capelas paroquiais. No final da manhã, o bispo se encontrou com líderes da Pastoral da Criança, o qual ficou feliz em saber que mais de 300 crianças são atentidas por essa pastoral, mas pediu que se aumentasse o número de líderes e de crianças!
  • Não consegues ver as imagens? Clique AQUI e visualize-as!
Na tarde do 3º dia da Visita, o bispo teve uma longa reunião com Conselho Paroquial de Pastoral e COMIPA onde insistiu principalmente na execução do Diretório Administrativo da Diocese, promulgado em janeiro passado e ao COMIPA pediu urgência à missão nos novos residenciais! No final da tarde, dom Alfredo visitou a Comunidade Pilocarpina, onde elogiou o empenho dos irmãos na luta pela construção da Capela N. Sra. do Rosário! O bispo só lamentou que, infelizmente, o poder público municipal, parece não exergar que aquela área - bairro Igaraçu - faça parte da cidade de Parnaíba, pois o acesso à comunidade é precário.
O 3º dia da Visita foi encerrado com a Santa Missa na Matriz com a administração do Sacramento da Crisma a mais de 100 catequizandos de algumas comunidades da paróquia.
No 4º e último dia da Visita Pastoral, Dom Alfredo, na parte da manhã conversou longamente com a juventude de nossa paróquia e recebeu homenagens dos jovens presentes e também do grupo de danças Trindade Alpha (Matriz). O bispo também conversou com os coroinhas/acólitos das comunidades. Depois foi à Comunidade São Vicente, onde acolhido festivamente!
À tarde, a grande maioria dos catequistas vieram ao salão paroquial ouvir a mensagem de Dom Alfredo e compartilhar experiências! O bispo deu também alguns alertas e sugestões de temas e atvidades a serem realizadas na Catequese. Dom Alfredo falou também da necessidade de formação aos catequistas a fim de que todos saibam atuar bem com os problemas de uma sociedade cada vez mais urbana! Os jovens estão pedindo socorro, querem alguém que os escute, que os formem! Não dêem apenas conteúdos, mas sentido de vida! O bispo lamenta que a maioria dos suicídios acontece entre jovens e, principalmente no Piauí. Dom Alfredo pediu que se aumentem o número de catequistas e de crianças matriculadas na Catequese. Aos padres, pediu para se encarregarem da formação dos catequistas e de não deixar de realizar uma festa por ocasião do "dia do catequista", no último domingo de agosto! "Depois do padre, o catequista é a pessoa mais importante da comunidade", advertiu o bispo.
Às 16h, Dom Alfredo se dirigiu à Comunidade Igaraçu e, por fim, às 17h foi à Comunidade N. Sra. Aparecida, no Conj. Broder Ville, onde muitos fiéis da paróquia o aguardava para a celebração da Santa Missa de encerramento da Visita Pastoral.
Esta foi a 3ª vez que Dom Alfredo visita nossa comunidade; a 1ª vez foi em 2004, quando fez apenas uma breve passagem; a 2ª vez foi em 2009 quando celebrou sua 1ª missa na comunidade (Cf. Matéria relacionada, AQUI.)
Na missa de encerramento desta 1ª Visita Pastoral à Paróquia Frei Galvão, na Solenidade de Pentescostes, Dom Alfredo, pediu um empenho missionário de todos os paroquianos e em especial de nossa comunidade, para que nenhuma família dos novos residenciais Dom Rufino I, II e III fiquem sem ser visitadas e acolhidas em nossa capela! Com disse, ele sonha alto e espera ver a Capela de N. Sra. Aparecida totalmente ampliada a fim de acolher as centenhas de famílias dos novos residenciais.
A animação litúrgica em comentários e cantos, e a Liturgia da Palavra foi de nossa total responsabilidade: Carlota fez comentários; Roberto proclamou a 1ª leitura, H. Saulo cantou o Salmo, Dona Maria da Soledade fez a 2ª leitura e Maria de Jesus, as Prces. Ivanice e Andreia Sotero cantaram e Adécio Júnio acompanhou as jovens no violão. A coroinha Thais, da Matriz Paroquial, deu um apoio aos demais coroinhas da comunidade. 
A missa foi presidida pelo senhor bispo diocesano e concelebrada pelo pároco, Pe. Vicente e pelo vigário, Pe. João Maria. Ao final da missa, o coordenador da comunidade, Hermerson Saulo, fez a leitura da ata redigida por Dom Alfredo por ocasião desta 1ª Visita Pastoral em nossa paróquia. O coordenador informou ainda que a oferta da celebração estava sendo destinada ao Seminário, para ajudar na formação dos futuros padres da Diocese. 
Queremos também evidenciar a presença do Diácono Sandro que ao longo desses 4 dias acompanhou Dom Alfredo em suas andanças e também pelas atenção dispensada a todos que iam ter com ele. Rezemos para que em breve ele seja ordenado presbítero para nossa Diocese.
Nosso carinho e nossa gratidão a Dom Alfredo Scháffler por essa visita! Esperamos, com a graça de Deus, cumprir todas as exortações deixadas pelo bispo! Fazemos votos de que a Virgem Mãe Aparecida abençoe sempre o minitério de Dom Alfredo!
Nossos parabéns às comunidades, aos grupos, às pastorais, serviçoes e movimentos que se empenharam na acolhida do nosso pastor diocesano! Deus os recompense e Frei Galvão os proteja!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário