domingo, 19 de outubro de 2014

Mais um papa à honra dos altares: Paulo VI é beatificado!

O Papa Francisco proclamou beato o Papa Paulo VI neste domingo, 19, em cerimônia presidida na Praça São Pedro, no Vaticano.
A cerimônia começou por volta de 10h30 (6h30 no Brasil). O postulador da causa de beatificação, padre Antonio Marrazzo, leu a biografia de Paulo VI. Com a leitura da fórmula de beatificação, em latim, Francisco elevou Giovanni Battista Montini, o Papa Paulo VI, à honra dos altares
Foi realizada, então, a procissão da relíquia do beato, que é a malha de lã ensanguentada após a agressão que Paulo VI sofreu em Manila em 1970.
Na foto, o secretário do papa imobilizando o agressor
Relíquia de Paulo VI exposta na Praça São Pedro / Foto: Reprodução CTV
O rito de beatificação foi seguido da Santa Missa, em que Francisco destacou a coragem desse cristão.
“A respeito deste grande Papa, deste cristão corajoso, deste apóstolo incansável, diante de Deus hoje só podemos dizer uma palavra tão simples como sincera e importante: Obrigado! Obrigado, nosso querido e amado Papa Paulo VI! Obrigado pelo teu humilde e profético testemunho de amor a Cristo e à sua Igreja!”, disse na homilia.
Francisco também anunciou que a festa litúrgica (festejado somente na Itália, porque por enquanto, canonicamente é apenas um beato) será dia 26 de setembro, data do seu nascimento.
Estava presente na celebração o Papa Emérito Bento XVI, que foi criado cardeal por Paulo VI.
A beatificação de Paulo VI acontece no dia em que se encerra a 3ª Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos, que tem como tema a família: “Os desafios pastorais da família no contexto da evangelização”. Foi Paulo VI que instituiu o Sínodo dos Bispos em 1965.
Conheça a história do beato Paulo VI:


Beato Paulo VI, rogai pelos ministros de sua Igreja! 

FONTE: Adaptado de Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...