sábado, 16 de janeiro de 2016

Dom Alfredo escreve Carta Pastoral convidando os fiéis para a recepção do Bispo Coadjutor de Parnaíba, Dom Juarez!

Dom Alfredo Scháffler,
Por mercê de Deus e da Santa Sé Apostólica,
Bispo de Parnaíba

Saúdo todos os irmãos na fé e no mesmo batismo. Saúdo os nossos queridos padres e diáconos. Saúdo todo Povo de Deus.

É com imensa alegria que comunico por meio desta carta pastoral que o Santo Padre Francisco acolheu o nosso pedido de poder contar com a colaboração um Coadjutor.
Assim, o Santo Padre o nosso Papa Francisco nomeou como Bispo Coadjutor de nossa querida Diocese de Parnaíba, o Exmo. Dom Juarez Sousa da Silva, atualmente Bispo da Diocese de Oeiras.
A nossa Igreja é apostólica por ser fundada sobre os apóstolos, e isto tem um tríplice sentido:
Ela foi e continua sendo construída sobre “o fundamento dos apóstolos” testemunhas escolhidas e enviadas em missão pelo próprio Senhor Jesus.
Ela conserva e transmite, com a ajuda do Espírito, que nela habita, o ensinamento, o depósito precioso, as salutares palavras ouvidas da boca dos apóstolos.
Ela continua a ser ensinada, santificada e dirigida pelos apóstolos, até a volta de Cristo, graças aos que a eles sucedem na missão pastoral: o colégio dos bispos, assistidos pelos padres, em união com o sucessor de Pedro, pastor supremo da Igreja.
Assim como permanece o múnus que o Senhor concedeu singularmente a Pedro, primeiro dos apóstolos, a ser transmitido aos seus sucessores, da mesma forma permanece o múnus dos Apóstolos, de apascentar a Igreja, o qual deve ser exercido para sempre pela sagrada ordem dos Bispos.
A Igreja ensina que “os bispos, por instituição divina, sucederam aos apóstolos como pastores da Igreja, de sorte que, quem os ouve, ouve a Cristo, e quem os despreza, despreza a Cristo e aquele que Cristo enviou”.
Diante do crescimento das comunidades que cada paróquia apresenta, das novas solicitações da pastoral missionária e das demais ações pastorais que a Igreja precisa desenvolver para não repetir modelos velhos, fico profundamente agradecido ao Santo Padre o Papa Francisco pela vinda do nosso querido Dom Juarez Sousa da Silva.
Por isso peço que digam todos comigo: SEJA BEM VINDO, DOM JUAREZ!
No dia 5 de março, às 19h na nossa Igreja Catedral de Parnaíba vai acontecer a apresentação oficial do nosso Bispo Coadjutor.
Convidamos os todos os padres que fazem parte do presbitério desta Diocese, as religiosas e os membros dos Conselhos Paroquiais e Pastorais e demais representantes de todas as paróquias para participar desta santa missa festiva.
Às 18h, vamos partir da residência episcopal em caminhada com Dom Juarez para a nossa Igreja Catedral.
Convidamos de modo especial, a nossa querida juventude para esta caminhada até a Praça da Graça onde as pastorais e os movimentos, associações, o clero e as religiosas, as autoridades e representações de todas as paróquias irão receber o nosso Bispo Coadjutor.
Assim convido a todos para nos unirmos na prece e na oração pelo nosso Bispo Coadjutor afim de que possa nos ajudar a crescer cada vez mais na fé e na construção do Reino de Deus.
Pedimos que a padroeira de nossa Diocese, Nossa Senhora Mãe da Divina Graça interceda por todos nós para que sejam como Igreja cada vez mais fermento na massa, sal da terra e luz para o mundo.

Parnaíba, aos 10 de janeiro de 2016.

+ Alfredo – bispo de Parnaíba

NB. Pedimos que esta nossa carta seja lida nas missas dominicais e registrado no livro tombo

FONTE: Diocese de Parnaíba(Com Adaptações)

Nenhum comentário:

Postar um comentário