sábado, 10 de dezembro de 2016

Fiéis da Comunidade participam de três festas a Nossa Senhora da Conceição

Nesta semana fiéis de nossa comunidade participaram de Novenas em honra à Imaculada Conceição de Maria, em três cidades diferentes: Parnaíba, Ilha Grande do Piauí e em Araioses-MA.
Na terça-feira (06), os fiéis participam pela 2ª vez da Festa a N. Sra. da Conceição, no capela localizada à Travessa Timbiras, no bairro Frei Higino (para alguns, bairro Piauí). Nosso bispo diocesano, Dom Juarez presidiu a Eucaristia. Foi uma bela celebração.
Na quarta-feira (07), uma representação de fiéis da comunidade participam pela 1ª vez da Festa a N. Sra. da Conceição, na cidade de Ilha Grande do Piauí (Morros da Mariana). A Novena com a Celebração Eucarística foi presidida pelo vigário da Paróquia de Ilha Grande, Pe. Jeremias e concelebrada pelo Mons. Vittorio Ferrari, o pároco.
As fotos abaixo, em Ilha Grande, são créditos de Rafael Viana:
A paróquia de N. Sra. da Conceição, de Ilha Grande do Piauí foi instalada em 1985. Nesta paróquia está localizada o Santuário da Mãe dos Pobres e Senhora do Piauí, criado em 1989.
Ao fundo da foto, avista-se o Santuário da Mãe dos Pobres
E, no dia festivo da Imaculada Conceição de Maria, uma representação de fiéis da comunidade prestigiaram o encerramento do festejo da padroeira de Araioses, no estado vizinho. A procissão e missa solene foi presidida pelo vigário da Paróquia de Araioses, Pe. Cícero e concelebrada pelo Pe. Oleriano, o pároco, ambos Missionários Redentoristas. A paróquia de Araioses é parte da circunscrição da Diocese de Brejo; a cidade de Brejo, Araioses, Tutoia e Barreirinhas - todas desta diocese - tem como padroeira a Imaculada Conceição.
  • A IMACULADA CONCEIÇÃO DE MARIA
No ponto central da história da salvação se dá um acontecimento ímpar em que em cena a figura de uma Mulher [EVA]. Portanto, devia ser também por meio da mulher que a salvação chegasse à terra [MARIA].
Maria foi concebida no seio de sua mãe, Santa Ana, sem pecado original. O Senhor antecipou para Maria, a “bendita entre todas as mulheres”, a graça da Redenção, que seu Filho conquistaria com Sua Paixão e Morte. A Imaculada Conceição de Nossa Senhora foi o primeiro fruto da Redenção de Jesus.
Em 8 de dezembro de 1854, o Beato Papa Pio IX declarava “Dogma de Fé” a doutrina que ensina ter sido a Mãe de Deus concebida sem mancha por um especial privilégio divino. Na Bula “Ineffabilis Deus”, o Sumo Pontífice afirma:
“Nós declaramos, decretamos e definimos que a doutrina segundo a qual, por uma graça e um especial privilégio de Deus Todo Poderoso e em virtude dos méritos de Jesus Cristo, salvador do gênero humano, a bem-aventurada Virgem Maria foi preservada de toda a mancha do pecado original no primeiro instante de sua conceição, foi revelada por Deus e deve, por conseguinte, ser crida firmemente e constantemente por todos os fiéis”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário