domingo, 8 de maio de 2022

Dom Juarez fala sobre a Visita Ad Limina dos Bispos do Ceará e do Piauí

Bispos do Piauí (Regional NE-IV da CNBB) e do Ceará (NE I)
Em sua rede social, Dom Juarez Sousa da Silva, nosso bispo diocesano, escreve sobre o sentido da recente Visita Ad Limina Apostolorum que acontece de 09 a 15 de maio de 2022, confira:

Visita Ad Limina Apostolorum, significa Visita aos Túmulos dos Apóstolos (Pedro e Paulo), que os bispos, sucessores dos apóstolos realizam a cada cinco anos. Nesta ocasião visitam-se os dicastérios (departamentos/secretarias) da Cúria Romana, as Basílicas Maiores (São Pedro, São João do Latrão, São Paulo fora dos muros e Santa Maria Maior). Ponto alto da Visita é o encontro como o Papa Francisco, sucessor de Pedro, no dia 12, às 9h30min.
Esta visita tem o seu significado bíblico-teológico na plena comunhão expressa pelos bispos locais, com o Papa, sucessor de Pedro, a quem o Senhor Jesus confiou a Igreja, ao entregar-lhe as chaves do Reino dos céus (cf. Mt 16,19). O Apóstolo Paulo, após sua conversão e vocação missionária, foi a Jerusalém, onde permaneceu quinze dias com Pedro (cf. Gl 1,18). Depois de quatorze anos, foi novamente encontrar-se com Pedro, para compartilhar as experiências de sua missão entre os gentios (cf. Gl 2,2).
Já nos primeiros tempos da era cristã, no ano 190, Caio, Sacerdote romano, testemunhou a existência dos túmulos de Pedro e de Paulo, “troféu dos apóstolos” erigidos sob o Vaticano e sob a Via Ostiense, respectivamente, (cf. Eusébio de Cesareia, Historia Ecclesiastica, II, 25).
Após o Concílio de Trento (1545-1563), por mandato constitucional do Papa Sixto V, a Visita tornou-se obrigatória para todos os bispos, a cada três anos, a partir de 1587. Posteriormente, passou a ser a cada cinco anos, como permanece.
Somos aqui, vinte e um bispos peregrinos, provenientes das dezessete dioceses do Ceará e do Piauí. Renovamos nossa fé pascal e apostólica, nossa convicção vocacional, nosso compromisso com a missão e nossa reverência em plena comunhão, ao Papa Francisco.

Ore por nós e conosco:

Ó Deus, Pastor eterno, nós vos agradecemos pelo dom da Igreja una, santa, católica e apostólica, que é no mundo, um sinal visível do vosso amor.
Unidos, pela fé, às pessoas de todas as nações, formamos um único povo, renovado em Jesus Cristo. Concedei ao nosso(s) Bispo(s), (dizer o nome), a liderança do Bom Pastor, para governar a nossa Diocese de (dizer o nome), em comunhão com a Igreja de Roma, que a preside na caridade.
Pedimos as luzes do Espírito Santo para os Bispos do Ceará e do Piauí, nesse tempo de graça que é a Visita Ad Limina Apostolorum. Em comunhão com eles, peregrinamos, espiritualmente, até Roma, para venerar o Sepulcro dos Apóstolos e encontrar o Santo Padre, que é o sucessor de São Pedro, a quem Jesus confiou a Igreja. Por Jesus Cristo, nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amém.

(Rezar um Pai nosso, três Ave Marias e um Glória ao Pai)

EM TEMPO: Imagens da audiência no dia 12/05, com papa:
Dom Juarez à esquerda do Santo Padre Francisco

Nenhum comentário:

Postar um comentário