quarta-feira, 4 de março de 2009

ANO CATEQUÉTICO NACIONAL - 2009 - PARTE 2

  • EXPLICAÇÃO DO CARTAZ DO ANO CATEQUÉTICO:

O autor do cartaz Dirceu Coelho faz a sua interpretação do cartaz, descrevendo o seguinte:
"O fruto da evangelização e da catequese é fazer discípulos".
O discipulado é um caminho a ser construído. A missão de fazer discípulos deve atingir o mundo (forma de globo.) Os dois arcos sinalizam para um caminho que o discípulo é chamado a abraçar: o mundo todo. O caminho a percorrer precisa de corações aquecidos e quem aquece o coração é a Palavra (Bíblia aberta), o gesto de partilha (o pão partilhado - Eucaristia), é Jesus Luz, Caminho (o Círio pascal).
As cores vivas representam que a catequese hoje precisa de nova dinamicidade para entender e responder as perguntas e buscas dos homens e mulheres de hoje.
A ideia do cartaz leva ao [íntimo] do coração às coisas antigas (arco, globo, Bíblia, pão partido, luz), mas ao mesmo tempo aponta para as linhas do mundo pós-moderno, colorido, urbanizado, mundo da informática, mundo que passa a ser o cotidiano dos adultos, jovens e crianças a serem evangelizadas.

  • OBJETIVO GERAL DO ANO CATEQUÉTICO – 2009

O objetivo geral do Ano Catequético é “Dar novo impulso à catequese como serviço eclesial e como caminho para o discipulado”. Isto é, levar à consciência das pessoas de que a catequese é uma dimensão de toda a ação evangelizadora da Igreja e não somente da Pastoral Catequética. A Catequese é direito e dever de todos os batizados.
Catequese não é, portanto, uma ação restrita aos ministros da catequese (os Catequistas), mas é de todo cristão. Com isso, há necessidade de recuperar a concepção de catequese como processo permanente de educação da fé e não somente preparação aos sacramentos ou destinada somente às crianças.
Para que isso ocorra, foi lançado pela CNBB, através da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética, o texto-base para estudo e aprofundamento do Ano Catequético, inspirado na passagem dos Discípulos de Emaús (cf. Lc 24,13-35). Procurem em livrarias católicas este livro para estudarem individualmente ou em grupo, vale à pena estudá-lo!

O texto-base está dividido em três partes. A primeira parte versa sobre a experiência do Encontro dos discípulos com o Ressuscitado. A segunda os discípulos ouve a Palavra do Ressuscitado e a terceira versa sobre a Missão. No partir o pão os discípulos reconhecem o Senhor.


OBS.: Quem mora em na Diocese de Parnaíba pode comprar este livro na Sala da Catequese da Cúria Diocesana em Parnaíba-PI. O funcionamento desta sala é apenas nas terças-feira e procurem Francisca Enos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário