quarta-feira, 4 de março de 2009

ANO CATEQUÉTICO NACIONAL - 2009

Você sabia que 2009 é o Ano Catequético Nacional? Não? Pois fique sabendo... Leia o texto abaixo:

ANO CATEQUÉTICO NACIONAL – 2009*

Hermerson Saulo F. de Farias[1]
Parnaíba-Pi, 17 de janeiro de 2009.

Em 2006, na 44ª Assembleia Geral da CNBB, os bispos do Brasil aprovaram por unanimidade a realização, em 2009, de mais um Ano Catequético Nacional, comemorando os 50 anos do primeiro Ano Catequético e da primeira Semana Brasileira de Catequese, ocorridos em 1959. “A iniciativa é resultado da importância e valorização que a Igreja vem dando á catequese, como ficou expresso no processo de elaboração do Diretório Nacional de Catequese - DNC (2002-2005)”.
A abertura oficial do II Ano Catequético Nacional irá acontecer no Domingo de Páscoa (12/04) e terminará na Festa de Cristo-Rei (22/11). O ponto alto deste ano será a realização da 3ª Semana Brasileira de Catequese[2] que acontecerá de 07 a 12 de outubro do corrente ano em Itaici[3] - Indaiatuba-SP.
O “Ano Catequético” será um momento forte de motivação e convocação para o trabalho de anunciar a Palavra de Deus. O tema proposto para este Ano Catequético é “Catequese, caminho para o discipulado”, seguindo as propostas do Documento de Aparecida. O lema escolhido cita o Evangelho de Lucas (20,32.35): “Nosso coração arde quando Ele fala, explica as Escrituras e parte o pão”.
Como este Ano Catequético se insere no processo de recepção do Documento de Aparecida, seu fio condutor será “formar discípulos missionários de Jesus Cristo para que nEle todos os povos tenham vida” (temática da V CELAM[4]). Ao longo do ano, várias serão as propostas e eventos. Teremos a Campanha da Fraternidade com o tema “Fraternidade e segurança pública” e o lema “A paz é fruto da justiça” (Is 32,17); os influxos do Sínodo dos Bispos realizado em outubro de 2008, com o tema “A Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja”; também estaremos vivendo o ano dedicado a São Paulo, que começou em 28 de junho de 2008 e encerra-se em 29 de junho de 2009, onde este será um momento para recordar e celebrar o segundo milênio do nascimento do Apóstolo dos Povos (das Gentes, dos Gentios); no mês da Bíblia de 2009, teremos um estudo da Carta de São Paulo aos Filipenses com o tema “A alegria de servir no amor e na gratuidade” e o lema “Tende em vós os mesmos sentimentos de Jesus Cristo”.
Ainda em 2009, celebramos o 30º aniversário da Exortação Apostólica de João Paulo II, Catechesi Tradendae, que fala sobre a Catequese do nosso tempo (1979), e da III CELAM realizada em Puebla-México cujo tema debatido foi: “O presente e o futuro da Evangelização na América Latina”.
A catequese tem como objetivo levar o catequizando à prática da Vida Cristã na Comunidade. Por isto, o Ano Catequético estará também em sintonia com o 12º Intereclesial das CEBs, a acontecer em Julho de 2009, em Porto Velho-RO que discutirá o tema: “Cebs: ecologia e missão”.



* Texto produzido para uma Formação Catequética em preparação para Semana Catequética Missionária a ser realizada na Paróquia de N. Sra. de Fátima entre os dias 25 a 30 de janeiro de 2009.

[1] Catequista há cinco anos da Comunidade Nossa Senhora da Conceição Aparecida – Brooderville, Parnaíba-PI. E-mail: saulofarias@ig.com.br ou saulofonteles@hotmail.com .

[2] A 1ª Semana Brasileira de Catequese-SBC teve como tema/lema: “Fé e Vida em Comunidade: renovação da Igreja, transformação da sociedade”. A 2ª SBC aconteceu em outubro de 2001. O tema que mobilizou o Brasil foi: "Com Adultos, Catequese Adulta" e o lema: “Crescer rumo à maturidade em Cristo".

[3] Itaici é um bairro da cidade de Indaiatuba-SP Neste bairro, localiza-se a casa de retiro dos jesuítas, Vila Kostka, onde anualmente os bispos fazem seu Retiro e realizam as Assembleias Gerais.

[4] CELAM = Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e Caribenho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário