terça-feira, 3 de março de 2009

HISTÓRICO DA COMUNIDADE

Caríssimos irmãos-em-Cristo!

Abaixo, vai um texto produzido pelo catequista Hermerson Saulo - iniciado em 03/03 e concluído em 07/03/2008 - apresentando uma versão do histórico dessa comunidade, histórico este, feito graças à registros do Sr. Antônio Lucas, em Livro de Atas da comunidade, como também à partir da memória de irmãos que participam ativamente da comunidade. Leiam:
Histórico da Comunidade Nossa Senhora Aparecida - Brooderville


"No fim da década de 1970, o engenheiro Roberto Brooder inicia as obras de construção do que é hoje o Conjunto Brooderville, no entanto devido a descasos, as casas ficaram por anos abandonadas. Porém, na década de 1980, ele começou a ser povoado...

Na segunda metade da década de 1980, a Srª. Almira Silva, primeira-dama municipal observou a presença de uma pequena população no conjunto - muitos haviam invadido algumas casas – então, ela lutou até conseguir o Termo de Posse de algumas casas e doou-as a alguns moradores. Isso deu mais segurança a eles.

Depois de alguns anos, o conjunto foi absorvendo mais pessoas e também foram melhorando as condições de vida, hoje se tem: água, luz, telefone e transporte coletivo.

No início da década de 1990, o conjunto tinha “tudo”, menos uma casa onde todos os irmãos-em-Cristo pudessem se encontrar e louvar a Deus. Foi aí que o Sr. Antônio Lucas e outros moradores foram pedir na Paróquia de São Sebastião, um padre para vir celebrar missas na comunidade que estava se desenvolvendo. O pedido foi negado, pois nossa comunidade está situada em território de jurisdição da Paróquia de N. Srª. de Fátima, então foram fazer a solicitação nessa paróquia, onde o pedido foi aceito, no entanto nenhum padre apareceu. Depois de algum tomaram a iniciativa de virem na comunidade.

Depois de irem às paróquias, o Sr. Antônio Lucas estava conversando com um morador e este disse que tinha um parente que se ordenara padre, seu nome era Pe. Antônio Edson e este estava vindo passar férias aqui em Parnaíba e acrescentou que poderia pedir que ele viesse rezar uma missa no conjunto. Fato que ocorreu em 30/08/1990.

Alguns dias depois, o Pe. Antônio Edson e alguns moradores foram pedir ao prefeito municipal, o Sr. Antônio José de Moraes Souza - “Mão Santa”, um terreno para poder ser construída uma capela, para se celebrar as festividades da Igreja. O terreno é doado (Lei nº. 1.338/91). E, o Pe. Edson todos os meses vinha de Teresina para rezar as missas e realizar batizados. A população pagava suas passagens. Quase um ano depois, algo de estranho ocorreu, descobre-se a presença de um padre da Igreja Católica Apostólica Brasileira - ICAB[1] atuando na Diocese de Parnaíba, e adivinha quem era ele?! Isso mesmo, Pe. Antônio Edson. Como a ICAB usa quase os mesmo ritos da Romana, foi fácil dele enganar toda a população, foram vários os que foram batizados e fizeram Primeira Comunhão. Tendo conhecimento disso, Pe. Edson nunca mais aparece na comunidade.

Pe. Thiago, Missionário Redentorista e pároco da Igreja de N. Srª. de Fátima, passa a visitar o conjunto e celebrar missas. Batiza novamente as pessoas que foram batizadas pelo o outro padre. E realiza durante alguns anos várias festividades na comunidade. As celebrações eram realizadas numa “palhoçinha”.
E como surgiu o nome de Comunidade de N. Srª da Conceição Aparecida? Foi assim: Em abril de 1991 um grupo da comunidade estava reunido para escolherem o padroeiro (a) da comunidade, quando já estavam por escolher como padroeira Santa Terezinha, apareceu na reunião uma criança de nome Natanael, que era filho de D. Conceição, agora ex-moradora do conjunto. Ele trazia nas mãos uma medalha de ouro com o vulto de N. Sr.ª Aparecida, que ele havia encontrado ao capinar. Então, não se pensou duas vezes, Maria, Mãe de Deus e da Igreja, queria fazer morada na comunidade e assim é até hoje.

Depois da reunião de escolha do padroeiro, houve uma outra, agora, para elaborar um projeto de construção da Capela. A população saiu pelas lojas da cidade e arrecadaram alguns prêmios que puderam fazer um “Bingão”. Esse bingão e mais um outro bingo apurou R$ 512,00 (quinhentos e doze reais). Com esse dinheiro e mais 5.000 tijolos que foram doados, deram-se início à obra. E em 12 de outubro de 1995, com uma missa campal celebrada por Pe. Alberto foi inaugurada a capela.

A capela foi construída em direção aos fundos da Escola Municipal Mons. Antônio Sampaio e ficou assim por alguns anos até que no ano 2000, algumas pessoas acharam melhor, já que a rua dos fundos estava pavimentada, se a capela tivesse sua frente para essa rua. Então, foi perguntada a toda a comunidade se aprovavam a mudança e todos aceitaram, daí então, com a ajuda do Pe. Ricardo a comunidade mobilizou-se vendendo picolés, fazendo quermesses a fim de angariar fundos para a reforma da capela. A comunidade apurou R$ 711,00 (setecentos e onze reais) que foram entregue ao Pe. Ricardo e este com verbas oferecidas por amigos no exterior construiu em tempo bem rápido a nova capela. E, em 24 de junho de 2001 às 20h00min, Pe. Ricardo D’Lahunte celebra a missa inaugural.

Com a ida dos padres Alberto e Ricardo em 2002, para continuarem sua missão como disse Jesus: “vão por todo o mundo e anunciai a boa nova” (Mc 16,15), a Paróquia acolhe Pe. Mateus, Pe. Cristóvão, Pe. Dionísio e Pe. Francisco Antônio, que cedo conquistaram o coração de todos os paroquianos.

Em 2006, assim como ocorreu em 1994 e 1999 as “Santas Missões Populares Redentoristas”, agora, porém, bem mais participativa houve, que teve como missionários visitantes: Pe. Carlos Aberto, Pároco de Nazária-PI, Seminarista Nairton, do Ceará, e os leigos Fernando, de Ilha Grande e Rita, da Paróquia de S. Sebastião-Parnaíba, todos deixaram muitas saudades. Com estas Santas Missões percebeu-se uma maior participação da comunidade na Igreja.

Durante anos sonhava-se com a presença permanente de Cristo-Eucarístico na capela da comunidade. Em 2007, começou-se cada vez a inquietar essa idéia, foi aí que em 01 de maio de 2007, o Sr. Alvino Fontenele, esposo da coordenadora comunitária, D. Carlota, convoca a todos os que estavam presente num café-comunitário para abrir as festividades de Maio (Mês Mariano), à juntos colaborem com a construção de uma capela para o Santíssimo Sacramento. Todos os presentes se comprometeram e foi a partir desta reunião que logo se iniciou mais esta construção. Tudo foi feito com muito amor e dedicação. Vários homens e mulheres contribuíram com o que puderam. Foi uma verdadeira partilha. Em 22 de julho de 2007, numa missa às 17h30min, o então Pároco, Pe. Mateus O’Sullivan, inaugura a capela, que ainda não possuía um tabernáculo (sacrário).

Em agosto de 2007, Pe. Mateus vai embora. A paróquia fica agora com a responsabilidade dos padres diocesanos. Pe. Carlos Alberto Seixas de Aquino toma posse da paróquia como pároco e como vigários assumiram os padres Ronaldo e Roberto.

O então pároco, vendo os apelos da comunidade pelo sacrário, adquire em Teresina um lindo sacrário que foi comprado juntamente com o bispo diocesano de Parnaíba, Dom Alfredo Scháffler. Numa missa realizada em 23 de dezembro de 2007, o pároco traz o sacrário para a comunidade, porém Jesus-Eucarístico não pôde ficar na capela por não ter ainda a âmbula (alfaia litúrgica onde se guarda as hóstias-consagradas).

Em fevereiro a comunidade adquire uma âmbula e um cálice e comunica ao pároco. Numa missa, em 24 de fevereiro de 2008, a comunidade comemora a bênção da Capela do Santíssimo Sacramento. A partir desse dia Jesus está presente permanentemente na comunidade através da Eucaristia, esperando ser adorado por todos.

Durante toda essa caminhada hoje, a capela conta com alguns grupos pastorais: Conselho Comunitário, Equipe de Liturgia, Catequese inicial e crismal, Pastoral do Dízimo etc.

Os acontecimentos marcantes da comunidade são além da celebração da Santa Missas, que acontecem apenas nas 1ª quartas-feiras e no 4º domingo de cada mês: são as peregrinações do mês Mariano (maio) e o Novenário da Padroeira no mês de outubro de cada ano.

A comunidade é jovem, ainda tem muito a crescer e mostrar como se pode e deve-se viver como a “Primeira Comunidade Cristã” (At 2,42-47), onde lá tinham tudo em comum e praticavam uma vida de oração e doação. Este crescimento acontecerá quando se estiver seguindo verdadeiramente Deus como Princípio e Fim de toda a vida e, tendo Maria como mãe e conselheira.


Parnaíba-PI, 07 de março de 2008.
Hermerson Saulo F. de Farias

[1] Congregação dissidente da Igreja Católica Apostólica Romana. Foi criada em 1945 por Dom Carlos Duarte Costa

Um comentário: