segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Mensagem de nosso bispo diocesano para o Ano Novo


ANO NOVO 2011

 Nas casas comerciais está se fazendo um balanço de tudo que entrou e que saiu, mais especialmente verificar o estoque das mercadorias. Porque estou dizendo isso: não seria bom fazer também um balanço da nossa vida, que foi este ano pra nós, para aqueles que convivem conosco?
Todos nós temos talentos, capacidades, dons e inteligência. Mas tudo isso não recebemos nem para enterrar e muito menos para usar em proveito próprio. Porque será que Deus, colocou ao nosso lado, uma outra pessoa que caminhou conosco ao longo deste ano de 2010? Se vamos perguntar estas pessoas que caminharam ao nosso lado, será que ficaram mais felizes e realizados ao nosso lado?
Será que fomos um instrumento na realização destas pessoas, ou estávamos apenas usando-as para satisfazer os nossos caprichos e interesses muitas vezes pequenos?
Fazer um balanço de tantas oportunidades que se abriram ao longo do ano para dar uma palavra de incentivo e de reconhecimento. Ou ficamos no silêncio e na omissão.
Neste balanço devemos colocar a nossa relação com Deus. Quem sustenta a nossa vida e a quem devemos, que hoje podemos dizer que existimos e estamos convivendo com tantas pessoas?
Em que consiste o nosso relacionamento com este Deus que nos ama infinitamente. Para este Deus cada um de nós é importante. Nós todos fomos queridos por Deus.
Neste balanço se abre a pergunta: e qual foi o sentido que a nossa vida teve ao longo do ano?
Posso dizer que sou uma pessoa realizada e feliz e se tivesse a oportunidade queria viver mais uma vez este mesmo ano?
Quando se faz um balanço, não está se olhando somente para o passado, mas está se projetando o futuro – o dia do amanhã.
Se constatamos, que não acertamos, se levamos um prejuízo, teremos a oportunidade de consertar e modificar. Se nos sentimos ofendido por uma pessoa teremos a oportunidade para perdoar e recomeçar o nosso relacionamento.
Este balanço é algo bonito porque temos a oportunidade de recomeçar com novo ânimo e coragem.
Recomeçar acima de tudo, com confiança em um Deus que chamamos de Pai.
Não seria bom começar o novo ano com uma prece e súplica para este Deus que sustenta nossa vida? Este Deus caminha com o seu povo que somos todos nós.
A Igreja nos coloca no começo do novo ano, Maria como mãe de Deus e da igreja, como nossa mãe. Aquela que nos protege, mas que é acima de tudo, o grande modelo de fé. (Cf. OBS.)
Vamos olhar para Maria para nos ensinar iniciar este novo ano com fé e esperança.
Se nos deixemos guiar pela sua mão materna, a bênção de Deus não vai nos faltar ao longo deste Novo Ano.

Firme na fé e fiquem com Deus

Dom Alfredo Sháffler, bispo de Parnaíba.

OBS.: Em 1º de janeiro celebra-se a partir de 1970 a Solenidade de Santa Maria, mãe de Deus – fechando a Oitava de Natal e lembrando a definição do dogma da Maternidade Divina de Nossa Senhora (Concílio de Éfeso – 11/10/431). A festa tem o objetivo de reforçar a fé na Divindade de Cristo e por sua vez atesta que Maria é Mãe de Deus (Theotókos), por ser mãe de Jesus que é Deus-Homem]

Nenhum comentário:

Postar um comentário