quarta-feira, 9 de março de 2011

TEMPO QUARESMAL

Hoje, Quarta-feira de Cinzas, iniciamos com o Rito de imposição das Cinzas o Tempo Quaresmal; tempo de mudança de vida (metanoia = conversão) – abandonar os costumes maus (velhos) e viver conforme a Palavra de Deus (tornar-se nova Criatura); é tempo propício para se preparar para a festa mais importante da Igreja – a Páscoa – celebração em que comemoramos a vitória da Vida sobre a Morte. Cristo, pagou alto preço pela nossa Redenção e nos abriu com sua Ressurreição as portas do Paraíso Celeste.
Nosso Papa, S. S. Bento XVI publicou recentemente sua Mensagem Quaresmal (Clique aqui) para esse ano. Nela nosso pastor nos recorda que a Quaresma, na Igreja Primitiva, era tempo para os catecúmenos se prepararem intensamente para a recepção dos sacramentos, hoje esse costume tem-se modificado, embora o RICA (Ritual da Iniciação Cristã de Adultos) oriente da mesma forma que no ínicio da Igreja. O pontífice conclama a todos nós, já batizados, a viver melhor o batismo! Vale à pena ler a Mensagem! Nela  o Santo Padre comenta também sobre os evangelhos dos cinco domingos desse tempo litúrgico.
A Quarta-feira de Cinzas é assim denominada porque no rito da Missa são colocadas sobre a cabeça dos fiéis cinzas em sinal de conversão, tal como é narrado em algumas passagens do Antigo Testamento. As cinzas lembram também nossa finitude, ou seja, somos pó e ao pó havemos de voltar e nossa alma deve voltar pro Criador, mas para isso se requer a vivência dos mandamentos divinos, caso não estejamos vivendo-os devemos mudar de vida (convertermo-nos)! Participe da Missa em sua paróquia/comunidade, pois essa celebração é uma verdadeira catequese!
Veja o que o papa Bento XVI disse hoje aos fiéis que lhe assistiram em sua Catequese permanente das quartas-feiras:
Queridos irmãos e irmãs,
Hoje está prevista, na celebração da Eucaristia, o rito da imposição das cinzas. Trata-se de um sinal que nos recorda a nossa condição de criaturas e nos convida à penitência e à conversão, para nos configurarmos cada vez mais com Cristo. A Igreja sabe que, à nossa fragilidade humana, custa fazer silêncio e parar diante de Deus, tomando consciência da nossa condição de criaturas que dependem d’Ele e necessitam do seu perdão. Por isso, na Quaresma, a Igreja convida a uma oração mais fiel e intensa e à meditação mais demorada da palavra de Deus. As leituras, que ouviremos na Missa dos próximos domingos e às quais vos convido a prestar especial atenção, propõem-nos o itinerário baptismal que, na tradição antiga, percorriam os catecúmenos – aqueles que se preparavam para o baptismo. Meditando-as, queremos reavivar em nós o dom, as exigências e os compromissos deste sacramento, que está na base da nossa vida cristã, a vida de ressuscitados com Cristo. 

(FONTE: http://www.vatican.va/holy_father/benedict_xvi/audiences/2011/documents/hf_ben-xvi_aud_20110309_po.html)

Nosso pároco, Pe. Vicente, virá celebrar Missa em nossa comunidade hoje às 17h30min, participe você e sua família!
CURIOSIDADE...
O Carnaval, parece-nos estranho, mas no princípio era uma festa religiosa!!
Eram os últimos dias de se comer carne; por isso Carne Vale!
Sabendo que os 40 dias da Quaresma eram dias de jejum e abstinência foi incentivada essa festa, embora ela trouxesse elementos do paganismo antigo! Essa festa é móvel porque ela está em função da Páscoa! Para ter Páscoa, é preciso ter Quaresma e para ter Quaresma é preciso se “despedir-se da carne” (Carnaval). Como a Páscoa é calculada pelo calendário lunar (sua data é fixada pelo domingo após a lua cheia de 21 de março) o Carnaval tende também a acontecer ora no início de fevereiro, ora no final, ou ainda em março, como neste ano!
P.S.: Atualmente, a abstinência de carne vale apenas para os fiéis com idade a partir dos 14 anos e se restringe à 4ª-feira de Cinzas e às demais 6ª-feiras do tempo litúrgico da Quaresma, pois recordam a Paixão do Senhor!

Por: Prof. Hermerson Saulo,
Catequista e Min. Ext. da Sg. Comunhão da comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário