terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Primeira índia americana a ser Canonizada

Beata Catarina Tekakwitha
Em breve será canonizada a primeira “pele vermelha” da América. Catarina Tekakwitha é uma das próximas quatro Santas das quais Bento XVI reconheceu a intercessão de um milagre. Catarina Tekakwitha, nasceu em 1656 nos Estados Unidos e faleceu em 1680 no Canadá. Sua mãe era uma indígena cristã e seu pai chefe indígena da nação Mohawks. Ao final de sua curta vida, tornou-se conhecida por seus feitos milagrosos e fez com que outros indígenas se convertessem ao cristianismo.
O processo de sua canonização começou em 1884. Em 1943, o Papa Pio XII a declarou venerável e, em 1980, foi beatificada, juntamente com o Beato José de Anchieta - "Apóstolo do Brasil", pelo papa João Paulo II. Com o novo milagre reconhecido, Catarina já pode ser canonizada. Sua festa litúrgica já é comemorada em 14 de julho.
O reconhecimento está entre os vinte e três milagres autorizados ontem pelo Santo Padre, entre os quais também se encontra o reconhecimento de um milagre de Padre Luigi Novarese (19 14-1984), sacerdote fundador da Pia União Primária dos Silenciosos Operários da Cruz. Novarese trabalhava na sessão de relações exteriores da Secretaria de Estado vaticana durante a Segunda Guerra Mundial e era responsável pelo programa do então Papa Pio XII para a assistência aos refugiados nos conventos e em estruturas eclesiásticas sob ocupação nazista.
Os milagres foram promulgados em decretos da Congregação para a Causa dos Santos em audiência ocorrida ontem de manhã ao Prefeito da congregação, Cardeal Angelo Amato.
O primeiro indígena a ser canonizado foi o leigo São Juan Diego Cuauhtlatoatzin (Cf. Matéria relacionada.), aquele que viu Nossa Senhora de Guadalupe. Este, fora canonizado pelo beato papa João Paulo II em 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário