domingo, 1 de janeiro de 2012

Solenidade da Maternidade Divina de Maria Santíssima

Hoje, oitava de Natal, é celebrado o nome de Jesus dado ao pequeno recém-nascido, mas sobretudo é a Solenidade de Maria, sua Mãe, como Mãe de Deus. (Leituras: Nm 6,22-27 = Invocarão meu nome e eu os abençoarei; Sl 66 = Que Deus nos dê sua graça e sua bênção; Gl 4,4-7 = Deus enviou seu Filho, nascido de uma mulher; Lc 2, 16-21 = Encontraram Maria, José e o recém nascido.)
O nome Jesus significa Deus Salva e ele é o Príncipe da Paz. Por isso hoje é também comemorado o Dia Mundial da Paz!
Iniciamos o Ano Civil com a solenidade da maternidade divina, quando Maria dá à Humanidade aquele que é a bênção do Pai, a própria paz, Jesus Cristo!
Nossa Senhora Mãe da Divina Graça
(imagem portuguesa do séc. XVIII) - atesta o dogma da 
Maternidade Divina de Maria Santíssima (séc. IV).
A imposição do nome Jesus ao Menino, enfoca nessa criança todo o significado, todo o conhecimento das palavras vida e bênção. JESUS significa DEUS SALVA. Portanto esse Menino é a própria salvação, a própria bênção, a perfeita bênção, a paz. Como ele dirá mais tarde sobre si mesmo: EU SOU O CAMINHO, A VERDADE, A VIDA.
A Humanidade que tanto desejava a bênção, a paz, a Vida, agora recebe todos esses dons nesse Menino, em Jesus.
Bênção é um voto de desejo de que a força de Deus venha sobre as pessoas que a recebem, para que saibam enfrentar os desafios que terão no ano que se inicia. E como é pronunciada sobre a pessoa, em nome de Deus, é certo que isso acontecerá pela força da vontade do próprio Deus. A fé em Deus, de saber-se amado por Ele, é importantíssima nesse momento.
Portanto, Jesus é a própria força de Deus, é a resposta ao nosso desejo de sermos amados pelo Pai, que – de fato – nos amou por primeiro.
Por outro lado, como a bênção não é magia, mas desejo do coração de Deus e do Homem, ela supõe compromisso da parte deste. É necessário que o Homem desejoso da bênção da paz, mude seu coração, deixe de lado a inveja, a cobiça, a maledicência. A paz só virá para um coração desprendido e ele será, onde estiver, artífice da paz.
Deus é nosso Pai e isso nos compromete a vivermos como filhos. O Evangelho nos diz que a salvação e a paz são frutos da humildade, da simplicidade de vida.
É importante que se diga que apesar de a bênção ter sido dita sobre nós em nome de Deus, no dia a dia nem tudo ocorrerá como desejamos. Quem espera que a bênção de Deus seja um ato mágico, supersticioso que nos livra de contrariedades, transforma Deus em um xamã, esquecendo-se de que Ele é Pai.
O autêntico cristão, aquele que crê que tudo colabora para o bem dos que são amados por Deus, sabe que o Pai é o Senhor da História, que nada acontece sem seu conhecimento e que tudo está sob seu poder. Seria muito estranho, muito humano se Deus protegesse apenas aqueles que buscam seu socorro. Deus é Pai de todos, faz chover sobre os bons e os maus. A diferença está em que os humildes, aqueles que se reconhecem criaturas, sabem que tudo está nas mãos de Deus e nEle confiam. O modo de enfrentar uma situação difícil distingue quem tem fé e esperança e quem em nada crê.
2012 está aí! Mais um tempo dado pelo Senhor para nos aprofundarmos na vivência de Seu amor e no serviço aos irmãos.
Feliz Ano Novo!
Pe. Cesar Augusto dos Santos 
Fonte: Com Adaptações - Rádio Vaticano. 

Leia também: Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus

OBSERVAÇÃO:
A Solenidade de hoje, até antes da Reforma do Calendário Litúrgico pós-Concílio Vaticano II aprovado pelo Santo Padre Paulo VI através da Carta Apostólica MYSTERII PASCHALIS em forma de Motu Proprio de 1969, era celebrada à 11 de outubro, data em o I Concílio de Éfeso (431) definiu dogmaticamente que a Virgem Maria é Theotókos, MÃE DE DEUS, porque Ela é Mãe de Jesus, que tem duas naturezas iguais - Homem-Deus, assim, Nossa Senhora não é apenas Christotókos (mãe de Cristo) como afirmavam as heresias do início da Era Cristã. 
Em nossa Diocese até pouco tempo se venerava Nossa Senhora Mãe da Divina Graça (mãe de Deus) em 11 de outubro, mas razões pastorais desde 1991 transferiu-se a data se professa a verdade dogmática da Maternidade Divina de Nossa Senhora em 08 de setembro, festa de sua Natividade (aniversário natalício de Maria) e também da Instalação Canônica da Diocese (08/09/1945). Para Mais informações, acesse a página "Diocese de Parnaíba". 

Confira essas outras matérias:  

SANTA MARIA, THEOTÓKOS, 
ROGAI POR NÓS, QUE RECORREMOS A VÓS!
Catequista Hermerson Saulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário