domingo, 1 de abril de 2012

MENSAGEM DO BISPO DIOCESANO PARA O DOMINGO DE RAMOS

Novamente estamos iniciando a celebração do grande mistério da nossa fé quando partimos para celebração da Semana Santa. Esta semana chamamos de santa, por que os mistérios da fé que celebramos são santos. Sempre quando tocamos no mistério, tocamos na santidade de Deus.
Vivemos num mundo da técnica e da informática, apostamos nas mais diversas ciências e com isso podemos correr o risco de pensar por meio disso conseguimos decifrar tudo que estão ao nosso redor. Será que a técnica e a ciência vai nos dar a resposta a todas as nossas interrogações?
As grandes interrogações da vida sempre vão nos confrontar, seja na hora da dor e da doença, ou seja, na hora que ficamos diante da morte.
A pergunta do porquê e do para que sempre está presente na vida do homem. Ao longo dos séculos foram muitos que tentaram dar uma resposta e uma explicação, mas por fim sempre terminaram num vazio. 
Foi na plenitude dos tempos que Deus enviou o seu filho amado. Isso é um fato histórico e real que Jesus Cristo como Filho de Deus entrou neste mundo. Jesus Cristo veio para nos desvendar os mistérios de Deus. Jesus Cristo veio para nos ensinar que Deus é um pai que nos ama. 
Jesus Cristo veio para nos ensinar que a nossa vida tem um sentido. Jesus Cristo veio para nos ensinar que temos uma missão neste mundo, por isso recebemos dons e talentos e a inteligência. Consequentemente temos uma responsabilidade diante deste grande dom da vida que nos foi emprestado por Deus. 
Jesus Cristo percorreu as estradas empoeiradas da Palestina, enfrentou a vida humana com toda humildade. Falava com autoridade e não como os mestres daquele tempo. Fez obras e realizou milagres nunca antes visto pelo povo. Por isso quando Jesus Cristo entrou na cidade de Jerusalém, o povo o aclamava com filho de David, aquele que vinha em nome do Senhor. Porém o povo esperava um rei, um soberano que libertasse o povo de um jugo pesado dos romanos que ocupavam as terras da Palestina naquele tempo. 
Mas Jesus Cristo era um rei diferente, que anunciava um reino que não era deste mundo. Jesus Cristo questionava e com isso incomodava a sociedade baseada numa organização que excluiu todos aqueles que não se enquadravam nos pensamentos reinantes dos mandatários. Por isso resolveram eliminar para sempre, fechar a boca que anunciava uma mensagem de esperança, a mensagem de amor. 
Assim este Jesus Cristo terminou na cruz para testemunhar que o amor que Deus tem por cada um de nós é maior do que nosso egoísmo e nossas vaidades pequenas. O amor que Deus tem por cada um de nós é maior do que nossa prepotência e orgulho. 
Aí está o grande mistério da vida que passa pela morte na cruz que vamos celebrar nestes dias da Semana Santa. 
Cada um sinta se convidado de celebrar e manifestar a fé que temos, fazendo desta Semana Santa não é um espetáculo e uma farra, mas um testemunho de nossa fé. 
Firme na fé e fiquem com Deus! 

Dom Alfredo Scháffler 
Bispo Diocesano de Parnaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário