O senhor bispo diocesano, Dom Alfredo Scháffler convida todos fiéis da Diocese de Parnaíba para se unir em oração pelo falecimento do nosso bispo-emérito, Dom Joaquim Rufino do Rêgo. Na sexta-feira próxima, 16, às 17h30, na Catedral de Nossa Senhora Mãe da Divina Graça, será celebrada a Missa de 7º dia. Antes da Santa Missa, porém, será rezado o Santo Terço.
Na tarde de hoje, a CNBB manifestou seu pesar pelo falecimento de Dom Rufino. Leia a nota:
Nota de pesar pelo falecimento de dom Joaquim Rufino do Rêgo
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB manifesta o seu pesar pela morte de Dom Joaquim Rufino do Rêgo, aos [87] anos, bispo emérito de Parnaíba (PI). O falecimento ocorreu na tarde do último sábado, 10 de agosto.

Em 1971, foi nomeado pelo papa Paulo VI como primeiro bispo da diocese de Quixadá (CE). No período em que esteve nesta igreja particular (1971-1986), destacou-se na pastoral vocacional, e foi o construtor do seminário menor da diocese. Em nossa Conferência, colaborou neste período como responsável pela Pastoral Vocacional no Regional Nordeste 1. Liderou também a ajuda humanitária às vítimas da estiagem na região.
Em 1986, o papa João Paulo II o transferiu para a diocese de Parnaíba, onde permaneceu por mais de 15 anos. Nesta diocese, criou novas paróquias e deu bastante ênfase ao trabalho vocacional. Junto ao Regional Nordeste 4, acompanhou a Pastoral Vocacional e as CEBs.
“Na caridade de Cristo” foi seu lema episcopal, que define a marca de sua atuação como ministro da Igreja. Estamos unidos a seus familiares, a Dom Alfredo Schafller e a todos os que neste momento rezam pelo seu descanso eterno.
Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNBB
Fontes: Diocese de Parnaíba | CNBB.
Nenhum comentário:
Postar um comentário