segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Participe da Missa de 7º dia do falecimento de Dom Rufino!

O senhor bispo diocesano, Dom Alfredo Scháffler convida todos fiéis da Diocese de Parnaíba para se unir em oração pelo falecimento do nosso bispo-emérito, Dom Joaquim Rufino do Rêgo. Na sexta-feira próxima, 16, às 17h30, na Catedral de Nossa Senhora Mãe da Divina Graça, será celebrada a Missa de 7º dia. Antes da Santa Missa, porém, será rezado o Santo Terço.

Na tarde de hoje, a CNBB manifestou seu pesar pelo falecimento de Dom Rufino. Leia a nota:

Nota de pesar pelo falecimento de dom Joaquim Rufino do Rêgo

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB manifesta o seu pesar pela morte de Dom Joaquim Rufino do Rêgo, aos [87] anos, bispo emérito de Parnaíba (PI). O falecimento ocorreu na tarde do último sábado, 10 de agosto. 
Este nosso irmão tem sua trajetória de vida marcada pelo serviço e dedicação ao Povo de Deus. Atuou como pároco em diversas paróquias da diocese de Oeiras (PI), onde também fora secretário do bispado (1954-1955) e responsável pela Catequese. 
Em 1971, foi nomeado pelo papa Paulo VI como primeiro bispo da diocese de Quixadá (CE). No período em que esteve nesta igreja particular (1971-1986), destacou-se na pastoral vocacional, e foi o construtor do seminário menor da diocese. Em nossa Conferência, colaborou neste período como responsável pela Pastoral Vocacional no Regional Nordeste 1. Liderou também a ajuda humanitária às vítimas da estiagem na região. 
Em 1986, o papa João Paulo II o transferiu para a diocese de Parnaíba, onde permaneceu por mais de 15 anos. Nesta diocese, criou novas paróquias e deu bastante ênfase ao trabalho vocacional. Junto ao Regional Nordeste 4, acompanhou a Pastoral Vocacional e as CEBs. 
“Na caridade de Cristo” foi seu lema episcopal, que define a marca de sua atuação como ministro da Igreja. Estamos unidos a seus familiares, a Dom Alfredo Schafller e a todos os que neste momento rezam pelo seu descanso eterno.

Leonardo Ulrich Steiner 
Bispo Auxiliar de Brasília 
Secretário Geral da CNBB 

Nenhum comentário:

Postar um comentário