quinta-feira, 27 de março de 2014

Coordenação e pastorais preparam o 1º Tríduo a São José em nossa Comunidade

No começo da noite do dia 15 de março, antes da Celebração da Palavra de Deus do II Domingo da Quaresma, o coordenador da comunidade, o catequista H. Saulo e representantes das pastorais e grupos da comunidade reuniram-se para fecharem detalhes do 1º Tríduo a São José a realizar de 28 de abril a 1º de maio próximo, cuja proposta já havia sido lançada no planejamento anual realizado em janeiro passado (Cf. Planejamento-2014).
E, mais uma vez no sábado, 22, a Coordenação e representantes de grupos se reuniram para estudar a vida de São José e a partir disso propor o tema central e subtemas das noites do Tríduo.
O tema central escolhido ficou assim: "Comunidade unida a São José, pai, esposo e educador".

Na terça-feira, 22 de abril, haverá mais uma reunião a fim de tratarmos da liturgia deste Tríduo. Portanto, representantes de grupos não faltem!

  • Mas, por que celebraremos SÃO JOSÉ se somos a "Comunidade Nossa Senhora Aparecida"? Veja nossa JUSTIFICATIVA...
Como devoto de Nossa Senhora Aparecida, portanto, devotos de Maria Santíssima que somos desde mais de duas décadas vimos tomando consciência da necessidade e do dever de sermos devotos também de São José, pois ele e Nossa Senhora tiveram o grande e importante papel na história da salvação: acolheram a vontade de Deus em suas vidas, cuidaram e educaram Nosso Jesus Cristo e, permitiram assim, que Ele por seus ensinamentos, milagres, sacrifícios, paixão, morte e ressurreição nos concedesse o dom da Vida Eterna.
Com esses pensamentos é que propomos pela primeira vez celebrar a memória desse Grande Santo – São José – de quem a Igreja através do Beato papa Pio IX, proclamou “Patrono Universal da Igreja”, a fim de que ele nos ensine a sermos zelosos guardadores de nossas “igrejas domésticas” que é a família.
“[...] José, junto com Maria, tomou conta de Jesus [...], preocupando-se que não lhe faltasse o necessário para um desenvolvimento sadio. Não esqueçamos que o cuidado fiel da vida do Menino incluiu também a fuga ao Egito, a dura experiência de viver como refugiados – José foi um refugiado, com Maria e Jesus – para escapar da ameaça de Herodes. Depois, uma vez de volta à pátria e estabelecidos em Nazaré, há todo o longo período da vida de Jesus em sua família. Naqueles anos, José ensinou a Jesus também o seu trabalho e Jesus aprendeu a ser carpinteiro com seu pai José. Assim, José criou Jesus [...] A missão de São José é certamente única e irrepetível, porque absolutamente único é Jesus. E, todavia, em seu proteger Jesus, educando-o para crescer em idade, sabedoria e graça, ele é modelo para todo educador, em particular para todo pai. São José é o modelo de educador e de pai, de pai. Confio, então, à sua proteção todos os pais, os sacerdotes – que são pais – e aqueles que têm um dever educativo na Igreja e na sociedade.” (PAPA FRANCISCO. Audiência Geral: São José, Educador. Praça S. Pedro, 19/3/2014).
Nesse tríduo rezaremos a São José suplicando que ele nos conceda e, de modo particular, a cada homem de nossa comunidade, a graça e a virtude de serem pais responsáveis e provedores de seus lares, fiéis e castos esposos e bons educadores de valores cristãos e sociais a seus filhos na família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário