domingo, 9 de dezembro de 2018

Fiéis celebram a Imaculada Conceição da Virgem Maria

Na noite ontem, muitos fiéis participaram da Santa Missa Solene na Solenidade da Imaculada Conceição da Bem-aventurada Virgem Maria. O 8 de dezembro de cada ano é um dia e uma comemoração extraordinária neste tempo do Advento!
Antes da Santa Missa, porém, os fiéis fervorosamente rezaram o Ofício da Imaculada Conceição. Nosso pároco, Pe. Siqueira, ficou admirado!! 

Com esta celebração, em nossa comunidade, já iniciamos a 2ª semana do Advento. Esta solenidade dentro do Advento, como disse o nosso pároco na homilia, é muito feliz, pois Maria é, de fato, a grande figura figura deste tempo: ela, desde a sua geração, e, junto com seu povo está à espera do Messias, do Salvador! No Advento, Maria está grávida: esperando trazer o Senhor no Natal. 
Com a ajuda de Maria Santíssima, preparemos o coração para acolher o Senhor todos os dias, não só no Natal! Que Maria nos ajude a estarmos sempre disponíveis e atentos para quando chegar nossa hora estejamos preparados!
Ao final da Missa foi cantando os parabéns aos jovens do grupo "Guerreiros de Cristo" que no final de novembro celebrou seu 7º aniversário de evangelização na comunidade!
Após a Celebração se realizou um bingão em prol da aquisição de novos bancos! Agradecemos a todos que doaram prêmios como também aos que adquiriram cartelas! Se Deus permitir e todos colaborarem, em breve, nossa capela estará com todos os assentos padronizados!

Sobre a Solenidade da Imaculada, confira abaixo um texto escrito por Prof. Hermerson Saulo, catequista de nossa comunidade:

"Ave Maria gratia plena Dominus tecum"

“Deus agiu com Maria como um pai, que não apenas levanta a filha que tropeçou numa pedra do caminho e caiu, mas correu na frente e retirou a pedra para que ela não caísse”. 
(Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, doutora da Igreja). 

Em 08 de dezembro de 1854 o Beato papa Pio IX declara DOGMA aquilo que o povo fiel por tempos imemoriais já sentia como verdade!
No século XVII o povo católico já na data de 08/12 celebrava a geração/concepção imaculada da Virgem Maria no ventre de Santa Ana!
À esquerda, representação artística nas possíveis cores "originais"
(à moda portuguesa - feita por "Artesanato Costa")
da nossa excelsa padroeira, N. Sra. da Conceição Aparecida.
À direita, a forma como fora encontrada em 1717).
Portugal, inclusive, tornou N. Sra. da Conceição como padroeira do Reino e das Colônias (por isso, há centenas de Igrejas dedicadas a N. Sra. da Conceição no Brasil)...
O Brasil, no século XVIII, com a singela imagem de N. Sra. da Conceição encontrada no Rio Paraíba do Sul, fomenta mais ainda a devoção e a fé no dogma da Imaculada e, aquela imagem encontrada, ganha depois, o feliz apelido de a "Aparecida"... 
N. Sra. da CONCEIÇÃO APARECIDA é a padroeira oficial do Brasil desde 1931 por ordem do papa Pio XI. (No período imperial, o padroeiro do Brasil era São Pedro de Alcântara).
Em 1830, na França Revolucionária, Nossa Senhora aparece à S. Catarina de Labouré e pede que se faça a medalha com a inscrição: "Ó Maria, concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós!"... Antecedentes próximos à proclamação do dogma...
Em 1858, quatro anos depois de Pio IX proclamar esta Verdade de Fé, em Lourdes (França), Nossa Senhora se apresenta à S. Bernadete como "Eu sou a Imaculada", confirmando mais ainda este dogma mariano!
Maria é toda pura! Sem mancha! Ela é a Imaculada, Nova Eva! Remida por antecipação em previsão de vir a ser a Mãe do Salvador! 
Maria concebida sem pecado original, rogai por nós! Que nos apresentemos puros diante do Senhor quando chegar nossa hora!

OBS.: As fotografias da postagem são de autoria do jovem Roberto Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário