segunda-feira, 27 de outubro de 2025

A fé que se traduz em obras: reflexões sobre "Dilexi te"

Recebemos com atenção a nova [primeira] Exortação Apostólica de Sua Santidade, o Papa Leão XIV, intitulada Dilexi te (“Eu te amei”). Trata-se de um documento que nos convida a voltar ao centro de nossa fé, recordando a todos os batizados a ligação inseparável que existe entre o amor a Deus e o amor ao próximo, especialmente aos mais pobres e necessitados. O Santo Padre, com palavras claras, nos mostra que a caridade não é um apêndice ou uma atividade opcional para o cristão, mas a própria manifestação de uma fé verdadeira.
O Papa Leão XIV fundamenta sua reflexão na Palavra de Deus, lembrando que o próprio Jesus se identificou com os mais pequeninos. A passagem do Evangelho de São Mateus sobre o Juízo Final é o ponto central de todo o documento: “tudo o que fizestes a um destes meus irmãos mais pequeninos, a mim mesmo o fizestes” (Mt 25, 40). Esta não é uma bela metáfora, mas uma verdade profunda: encontrar o pobre é encontrar o próprio Cristo. O Papa nos recorda que Jesus viveu uma vida simples, nasceu em condições humildes e esteve sempre ao lado dos doentes, dos marginalizados e dos pecadores. Ser cristão, portanto, é seguir este mesmo caminho.
A Exortação Apostólica nos faz um forte apelo contra a indiferença. Em nosso mundo, é fácil nos fecharmos em nossos próprios problemas e “passar ao largo” diante do sofrimento alheio, como fizeram o sacerdote e o levita na parábola do bom samaritano. O Papa Leão XIV nos questiona diretamente sobre qual personagem escolhemos ser. A fé não pode conviver com a omissão. Somos chamados a ter um coração compassivo, que se comove com a dor do outro e se mobiliza para ajudar de forma concreta.
Este documento nos ensina que os pobres têm muito a nos oferecer. Em sua simplicidade e, muitas vezes, em sua grande fé, eles nos evangelizam. Lembram-nos do que é verdadeiramente essencial na vida, ajudando-nos a nos desapegarmos do supérfluo e a confiarmos mais na Providência de Deus. A aproximação com os necessitados é um caminho de conversão também para nós.
Portanto, a Exortação Apostólica Dilexi te é um chamado prático para todas as nossas paróquias, comunidades e famílias. Ela nos convida a examinar nossa consciência e a nos perguntarmos como estamos vivendo o mandamento do amor. Que a leitura deste documento nos impulsione a gestos concretos de solidariedade, a uma maior atenção para com aqueles que sofrem ao nosso lado e a uma fé que se traduza, verdadeiramente, em obras de misericórdia.

Dom Anuar Battisti - Arcebispo Emérito de Maringá (PR)

FONTE: Vatican News.

Com Celebração da Palavra a comunidade conclui o Mês Missionário 2025

Ontem, extraordinariamente, num domingo, a comunidade se reuniu para rezar. Falamos, extraordinariamente, porque desde 2017 nosso encontro semanal em torno da Palavra e da Eucaristia tem sido nos sábados. Neste domingo, portanto, com a Celebração da Palavra de Deus, os fiéis concluíram o 99º Mês Missionário. 
Em nossa comunidade e paróquia o Mês Missionário é celebrado mais com a oração e a partilha para com os missionários além-fronteiras; missões porta a porta, fazemos em outras ocasiões, como mais recente, em julho; isso porque temos novenários da padroeira local (N. Sra. Aparecida) e do padroeiro paroquial (São Frei Galvão). Mas, o Mês Missionário tem como objetivo relembrar que todos nós, pelo batismo, somos missionários! E, hoje podemos ser missionários, inclusive nos meios digitais, pelas redes sociais podemos comunicar a razão de nossa esperança, que é Jesus. 
Presidiu a celebração de ontem, em nossa capela, o Ministro Antônio João.
No Brasil, no último domingo de outubro se celebra o Dia Nacional da Juventude. E, os jovens ontem assumiram a responsabilidade da limpeza e da liturgia em nossa capela. Gratidão!
Neste 30º Domingo do Tempo Comum, o Senhor Jesus nos ensina como deve ser a nossa oração e a mesma deve ser simples, humilde, sem autopromoção de si, pois quem se exalta será humilhado.
Ao final da celebração, cantamos parabéns aos aniversariantes dos últimos dias.
Sejamos missionários da esperança em nossas famílias, no bairro, no trabalho, enfim, a todos os povos!

domingo, 26 de outubro de 2025

Fiéis de nossa comunidade participam da Novena e Festa do Padroeiro Paroquial, Frei Galvão

Entre os dias 15 e 25 de outubro, fiéis de nossa comunidade estiveram prestigiando o festejo do nosso padroeiro paroquial: Santo Antônio de Sant'Anna Galvão. A noite de participação mais expressiva foi o dia 23, ocasião em que nossa comunidade era a responsável pela celebração e foi presidente da Santa Missa, o Pe. Vicente Gregório, nosso primeiro pároco (2010-2027).
Ao longo das noites de novenas, nossos coroinhas, ministros extraordinários da Comunhão e outros agentes de pastoral serviram nas liturgias! Gratidão por toda a dedicação.
Que São Frei Galvão, que ao longo destes 15 anos de instalação de nossa Paróquia nos ajuda na Evangelização, nos ajude ainda mais a prosseguir firmes na missão de testemunhar a Esperança. 

EM TEMPO: No dia 12 de outubro, foi inaugurada em nossa Igreja Matriz de Frei Galvão a capela do Santíssimo Sacramento.

domingo, 19 de outubro de 2025

Catequese celebra o Dia das Crianças 2025

Na manhã de hoje, foi que extraordinariamente, as crianças da Catequese celebraram seu dia!!
Gratidão às catequistas pela organização e desenvolvimento da comemoração. Gratidão às benfeitoras, as devotas Vanda Araújo, Dayanne Lima e Débora Mota, pela oferta das lembrancinhas e guloseimas e ao Seu Severiano que, mais uma vez, foi o pipoqueiro da festa!
Jesus, que um dia foi criança, ajude esses pequeninos a crescerem em idade e em graça diante de Deus e dos homens! Nossa Senhora Aparecida vele pela criançada!

quinta-feira, 16 de outubro de 2025

Procissão, Missa Solene e grande sorteio marcam o encerramento da Festa da Padroeira 2025

No domingo, 12 de outubro, com grande participação de devotos, concluímos a Novena e Festa da Padroeira do ano de 2025.
Durante nove dias os fiéis da comunidade e visitantes se prepararam para a Solenidade de N. Sra. da Conceição Aparecida, ouvindo a Palavra de Deus, as pregações de ministros leigos, diáconos permanentes e, nos últimos dias, celebrando a Eucaristia com o nosso pároco, Pe. Tarciso Jr. Foi uma linda festa à Rainha e Padroeira do Brasil. 

Abaixo, seguem registros fotográficos feitos pela equipe da PASCOM de nossa Paróquia Frei Galvão:
  • Procissão pelas principais ruas da comunidade:
  • Missa Solene, na Praça N. Sra. Aparecida:
Ao final da Missa, aconteceu o tradicional sorteio comunitário... Vários brindes foram sorteados. Abaixo, segue um registro feito por agentes de pastoral de nossa comunidade:
Para conferir todos os registros fotográficos da Festa da Padroeira 2025, acesse nosso álbum, no FACEBOOK.
Expressamos nossa GRATIDÃO a cada um que se empenhou na realização deste festejo! Deus que ver o que está oculto, dará a recompensa por aquilo que cada um contribuiu!
Continuemos firmes na fé em Deus, na devoção mariana e, empenhamos na evangelização: como peregrinos de esperança, anunciemos a mensagem de Jesus a todos os lugares!!

EM TEMPO: Durante o nosso festejo, fiéis de nossa comunidade visitaram a Capela N. Sra. Aparecida, no Carpina, zona rural de Parnaíba e território da Paróquia Santa Ana.
E, no dia 14, fiéis de nossa comunidade prestigiaram o festejo de N. Sra. de Nazaré, no bairro Frei Higino, território da Paróquia Sagrado Coração de Jesus.
Viva Nossa Senhora!!!