quinta-feira, 4 de junho de 2009

VISITA PASTORAL DO SR. BISPO DIOCESANO

Após uns 40 minutos de conversa com a comunidade, Dom Alfredo resolve iniciar a Santa Missa. Concelebraram esta Eucaristia com o Sr. Bispo, os padres: Pe. Carlos Seixas (pároco) e Pe. Marcos Amorim (vigário).
A comunidade participou "em peso" deste momento privilegiado em nossa comunidade, onde um legítimo sucessor dos Apóstolos veio presidir a Eucaristia para nossa comunide. Dom Alfredo no início desta celebração informou-nos que esta Missa era dedicada às Famílias de nossa Comunidade.
A Primeira Leitura (Tobias 6,10-11;7,1.9-17;8,4-9a), o Salmo Responsorial (Sl 127/128) e as Preces foram feitas por crismandas da comunidade. Pe. Marcos proclamou o Evangelho (Marcos 12,28b-34).
Na Homilia, nosso bispo, falou do amor cristão, que deve ser amor-doação como fez Jesus Cristo com sua morte de Cruz. Dom Alfredo disse que ao olharmos a Cruz de Cristo devemos lembrar e praticar o amor a Deus (sentido horizontal da Cruz) e o amor ao próximo (sentido vertical da Cruz) que foi o tema do Evangelho do dia.
O Sr. Bispo conclamou também as famílias de nossa comunidade a se tornarem famílias catequizadoras, a fim de que tenhamos um mundo melhor, sem tantos crimes, sem presos vivendo em condições sub-humanas, como ele observou na recente Visita Pastoral que fez a Esperantina.
Ele lembrou do que escreveu aos Romanos no I século o Apóstolo São Paulo "é pela pregação que vem a Fé, portanto se calarem não crerão" (Rm 10,17), portanto todas as famílias e todos os cristãos devem evangelizar, ou seja, levar outras pessoas a serem discípulos de Cristo - temática essa do Ano Catequético Nacional - 2009 (Catequese, caminho para o discipulado) que estamos celebrando.
Dom Alfredo disse ainda que nós devemos ser "sal e luz no mundo" e "fermento na massa" como tantas vezes Jesus Cristo convocava seus discípulos.
Rezemos a fim de que coloquemos em prática o que nosso Pastor pediu de cada um de nós que constituímos essa comunidade!
Ao final da Santa Missa, as crianças cantaram a parte final da paródia "Dom Alfredo, veio visitar" com a qual nós enviamos Dom Alfredo às outras comunidades que visitará. Depois, a Coordenação desta Comunidade ofereu duas lembranças ao nosso bispo, uma Foto e uma Flor. Nosso Pastor gostou muito das lembranças e frizou que "sempre se lembra de nossa comunidade, mas que com a foto se lembrará mais ainda". Após isso nosso Pastor agradeceu a todos pelo carinho e se despediu de nossa comunidade.
A foto oferecida a Dom Alfredo foi esta:

Nenhum comentário:

Postar um comentário