sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Patrono dos MESC (Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão) do Brasil

No último dia 12 de dezembro fez 6 anos que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB comunicou que a Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, da Santa Sé, aprovou a eleição do Bem-aventurado Mateus Moreira como Patrono dos Ministros extraordinários da Comunhão no Brasil.   
O beato Mateus Moreira é um dos 30 mártires do Rio Grande do Norte, beatificados pelo Papa João Paulo II em 5 de março de 2000. 

Festa litúrgica: 3 de outubro

Fazia parte do grupo de moradores do Rio Grande que foi sacrificado em Uruaçu, em 3 de outubro de 1645. A descrição de sua morte é considerada o ponto mais expressivo da trágica narrativa do martírio de Uruaçu. O belíssimo testemunho de fé na Eucaristia, confessada na hora da morte, foi lembrado pelo Papa João Paulo II na Homilia de Encerramento do XII Congresso Eucarístico Nacional, em Natal, RN, em 1991, e também na missa da beatificação. Os algozes arrancaram-lhe o coração pelas costas, e ele morreu exclamando: “Louvado seja o Santíssimo Sacramento”. Por esse motivo, a CNBB, na 43ª Assembléia Geral, em agosto/2005, em Itaici, elegeu o Beato como patrono dos ministros extraordinários da comunhão no nosso país, e a indicação foi aprovada oficialmente pela Santa Sé em 12 de dezembro de 2005. 
Que o testemunho de fé de Mateus Moreira possa servir de encorajamento e exemplo para os milhares de Ministros Extraordinários da Comunhão no Brasil, e em especial para o Sr. Alvino e Hermerson Saulo, ministros de nossa comunidade. Que eles sejam zelosos na caridade e fiéis anunciadores da presença transformadora do Senhor na Eucaristia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário