domingo, 22 de maio de 2011

Beatificação de Irmã Dulce

Por volta das 20 h de hoje, encerrou-se a cerimônia de beatificação de Irmã Dulce, o anjo bom da Bahia, anjo bom do Brasil!!!
No dia em que a Igreja celebra o V Domingo da Páscoa, quando o Apóstolo São Pedro, na 2ª Leitura (I Pe 2, 4-9), nos exorta a oferecermos nosso corpo como pedras vivas para Deus, a realizarmos um sacerdócio santo, vemos em Irmã Dulce o atendimento a esse pedido, quando no cuidado com o mais pobre, a preocupação pela instauração do Reino de Deus, ela realizava assim seu sacerdócio.
Claúdia Cristina e seu filho Gabriel. Esta recebeu a intercessão de Ir. Dulce quando dava a luz a seu filho. Este milagre, serviu para o processo de beatifição da até então Venerável. A pessoa que recebe o milagre é chamada de "miraculada".
A Missa de Beatificação de Ir. Dulce foi presidida por Sua Eminência Dom Geraldo Majella Card. Agnelo e concelebrada por diversos bispos e padres do Brasil. Dom Geraldo foi nomeado pelo Santo Padre, papa Bento XVI, como seu delegado pontifício para presidir a cerimônia que ordinariamente é feita pelo cardeal-prefeito da Sagrada Congregação para a Causas dos Anjos. 
Para os baianos foi uma grande alegria Dom Geraldo ter sido o encarregado de inscrever Irmã Dulce no rol dos Beatos porque ele governou por 12 anos a arquidiocese de S. Salvador da Bahia, diocese primacial do Brasil e também foi o responsável por abrir o processo eclesiástico para sua Canonização no ano 2000.
Abaixo, leia o RITO DE BEATIFICAÇÃO DE IRMÃ DULCE juntamente com a Carta Apostólica do Santo Padre que com sua autoridade reconhece a heoiricidade da fé da Venerável Dulce e autoriza o seu culto como beata a ser celebrada a cada 13 de agosto, data em que fez sua profissão religiosa! Clique aqui.
Viva Ir. Dulce!!!
Rogai por nós, Beata Irmã Dulce!!!
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo que nos oferece exemplos de santididade!

Para mais informações, pedidos de oração, relato de milagres que possam contribuir para a Canonização desta grande santa brasileira, acesse: http://www.irmadulce.org.br/bemaventurada/

sábado, 21 de maio de 2011

Rezando o Rosário com Crismandos

Hoje, no ordinário encontro (catequese) de preparação para a Crisma, os catequistas H. Saulo e Rosa Maria, propuseram a reza do Santo Rosário com todos os crismandos! 
Foi um encontro-celebração muito belo! Todos participaram com muito amor e devoção filial à Nossa Senhora! Um lado rezava a primeira parte das orações, o outro respondia; um crismando de cada lado fora selecionado pra rezar uma parte e o restante dizia a outra...
Os catequistas esperam que esta oração em grupo, somente entre catequizandos, desperte-os para a participação do Rosário em Família que estão acontecendo todas as noites deste mês na comunidade, como também para uma oração familiar cotidiana!!

Beato Adílio da Ronch

Hoje, 21 de maio, a Igreja no Brasil celebra o martírio dos Bem-Aventurados: Pe. Manuel Gonzáles, espanhol e do coroinha Adílio da Ronch, gaúcho. 
De modo especial é motivo de muita alegria celebrar o martírio do Beato Adílio, pois este é considerado em muitas igrejas como o PADROEIRO DOS COROINHAS brasileiros, junto a São Tarcísio, mártir romano do século III (este é também patrono dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão)
A Coordenação desta Comunidade suplica a intercessão do padroeiro dos coroinhas para que os meninos e meninas que começaram uma formação neste ano, seguindo o exemplo do Beato Adílio possam ser bons servidores de nossos sacerdotes e, por sua vez, bons servos de Cristo! Amém!
Mais informações sobre o Curso para Coroinhas que está acontencendo em nossa comunidade, sob a orientanção do Ministro Ext. da S. Comunhão, Sr. Alvino, clique sobre a imagem ao lado!

Beato Adílio da Ronch, rogai por nós!!!

Bem-Aventurada "Irmã Dulce dos Pobres"

Amanhã, V Domingo da Páscoa, dia 22 de maio, memória de Santa Rita de Cássia, será beatificada (1ª etapa para a Canonização, nesta fase o culto é restrito ao Brasil) pelo Cardeal e arcebispo-emérito primaz do Brasil, na cidade de São Salvador-BA, às 17 horas, a Venerável Irmã Dulce - para os baianos e demais brasileiros, Santa em vida! 
Convidamos todos a participarem amanhã da Santa Missa em nossa comunidade, às 19 horas, para juntos darmos graças a Deus pela vida de Irmã Dulce e pedirmos a graça de sermos como ela, Santa Rita e Nossa Senhora foram, tão dedicadas a Jesus Cristo, principalmente na pessoa do mais pobre.
Naquele tempo ensinava Jesus:
"Afastem-se de mim, malditos. Vão para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos. Porque eu estava com fome, e vocês não me deram de comer; eu estava com sede, e não me deram de beber; eu era estrangeiro, e vocês não me receberam em casa; eu estava sem roupa, e não me vestiram; eu estava doente e na prisão, e vocês não me foram visitar’. Também estes responderão: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome, ou com sede, como estrangeiro, ou sem roupa, doente ou preso, e não te servimos?’ Então o Rei responderá a esses: ‘Eu garanto a vocês: todas as vezes que vocês não fizeram isso a um desses pequeninos, foi a mim que não o fizeram’. Portanto, estes irão para o castigo eterno, enquanto os justos irão para a vida eterna." (Mateus 25, 41b-46)

Beata Dulce dos Pobre, anjo bom da Bahia e do Brasil, rogai por nós!!!!
A seguir, leia uma linda mensagem do arcebispo de Teresina-PI, e atual presidente da comissão episcopal para a Doutrina da Fé, Dom Sérgio da Rocha por ocasião da beatificação da Venerável Ir. Dulce: 

segunda-feira, 16 de maio de 2011

CNBB em Aparecida-SP

Anualmente, a CNBB realiza uma Assembleia Geral, com a participação de seus membros, via de regra, no período da Páscoa. Em 2009, o episcopado brasileiro escolheu a cidade de Aparecida para realizar a Assembleia anual, junto à Basílica de Nossa Senhora Aparecida. A experiência da primeira Assembleia já comprova o acerto da decisão. Os Bispos se veem mais próximos do povo, neste maior centro de alimentação da devoção mariana no Brasil. Com facilidade, se percebe que o Santuário de Aparecida é o Brasil, uma vez que a presença de romeiros de todas as regiões é muito visível. Por sua vez, os romeiros, em Aparecida, enxergam a face de sua Igreja diocesana e paroquial, na pessoa de seu Bispo, ao encontrá-lo na Basílica, ao vê-lo numa reportagem televisiva ou jornalística ou, simplesmente, por saber que ele participa da Assembleia da maior Conferência Episcopal da Igreja Católica: mais de 450 Bispos, no exercício de seu ministério ou na condição de eméritos, de 273 Arqui/Dioceses. De sua parte, os fiéis de todo o Brasil que, “de norte a sul, de leste a oeste”, acompanham as Celebrações na Basílica de Aparecida e as notícias da Assembleia, através da rede de Rádio e Televisão, de inspiração católica, sentem-se mais Igreja Católica, ao identificarem uma das notas distintivas do episcopado – a colegialidade – que remonta, na verdade, à era apostólica. Os Bispos Católicos do mundo inteiro são, sacramentalmente, sucessores dos Apóstolos, sob a autoridade do Papa, sucessor de Pedro. Os Bispos, os romeiros em Aparecida e os fiéis de todas as partes do Brasil perceberão, de forma mais clara, a face de unidade, comunhão e da Igreja Católica, no Brasil.

domingo, 15 de maio de 2011

Confraternização no Mês Mariano - 2011

Hoje, IV Domingo da Páscoa, Domingo do Bom Pastor,  após a Celebração da Palavra presidida pela catequista-pregadora Dona Rosa e auxiliada pelo Min. Ext. da Sg. Comunhão, Sr. Alvino, os irmãos e irmãs da comunidade se reuniram no adro da capela para participarem do 1º  leilão do ano, fruto da colaboração de tod@s.
Neste tempo pascal, quando a Liturgia nos oferece o exemplo das primeiras comunidades cristãs que partilhavam tudo o que possuíam, este leilão-confraternização torna-se nosso gesto concreto diante daquilo que ouvimos na Palavra de Deus.
Esse "leilão mariano", pois aconteceu nos Festejos das Peregrinações do Mês Mariano na Comunidade, onde visitamos e rezamos em família, constitui-se num momento de muita alegria, descontração, amizade, sendo tudo isso conduzido pelo nosso irmão, Soldado Severiano. 
Nossos irmãos, das crianças, jovens aos idosos, todos, participaram ora incentivando o aumento dos arremates das "joias", ora aproveitando a ocasião para pôr os papos em dias!
Como é bom viver em comunidade! Experimente!
Que a Virgem Aparecida, Mãe de Jesus, abençoe a todos aqueles e aquelas buscam viver em comunidade!
Confira mais fotos do momento!

sábado, 14 de maio de 2011

Dia Mundial de oração pelas Vocações - 2011

Abaixo, reproduzimos a mensagem de nosso bispo diocesano, Dom Alfredo Scháffler, na qual ele condensa a Mensagem do Santo Padre para este IV Domingo da Páscoa, Domingo do Bom Pastor e 48º dia mundial de ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES SACERDOTAIS. Clique abaixo! 

Regional Nordeste IV (Piauí) da CNBB

Dom Alfredo, eleito presidente da Província Eclesiástica do Piauí
Dom Alfredo, bispo de Parnaíba, na 49ª AG
Reunidos em Aparecida (SP), por ocasião da 49ª Assembleia Geral, os bispos do Regional Nordeste IV elegeram na noite da última quinta-feira, dia 12, a nova presidência para Província Eclesiástica do Piauí, que deverá governar por quatro anos (2011-2015)
Na ocasião foram eleitos os Bispos: Presidente: Dom Alfredo Schaffler, com sete votos. Vice-presidente: Dom Juarez Sousa da Silva, com cinco votos. Secretário: Dom Plínio José Luz da Silva, com cinco votos. Ao todo, foram oito os bispos votantes.
Participaram da reunião dom Sérgio da Rocha, Arcebispo de Teresina [eleito presidente para a Comissão Episcopal pastoral para a Doutrina da Fé da CNBB 2011-2015] e [até então era] Presidente do Regional Nordeste IV, dom Alfredo Schaffler, [até então] Vice-Presidente e Bispo de Parnaíba, dom Plínio José Luz da Silva, Secretário e Bispo da Diocese de Picos, Pe. Cláudio, Administrador Diocesano de São Raimundo Nonato, dom Juarez Sousa da Silva, Bispo de Oeiras, dom Eduardo Zielski, Bispo de Campo Maior, dom Ramón Lópes Carrozas, Bispo de Bom Jesus, dom Valdemir Ferreira dos Santos, Bispo da Diocese de Floriano, dom Augusto Alves da Rocha, Bispo Emérito da Diocese de Floriano e o Pe. Luiz Eduardo do Nascimento Bastos, Secretário Executivo.

FONTE: Diocese de Picos. 

Mais informações sobre nosso Regional - CNBB NE-IV -, acesse: http://www.cnbbne4.org.br/

49ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil

Ontem, dia 13, memória litúrgia de N. Sra. de Fátima, mãe de Deus e nossa, encerrou-se, no Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, a 49ª Assembleia da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), que este ano, aconteceu de 04 a 13 de maio em Aparecida-SP - capital da fé do povo brasileiro!! Durante este encontro, nossos bispos traçaram diretrizes e metas para a ação evangelizadora da Igreja Católica no Brasil.
Rezemos para que todos os cristãos, ministros ordenados e fiéis leigos, possamos pôr em prática aquilo que fora definido nesta tão importante Assembleia.
Nosso bispo diocesano, Dom Alfredo Sháffler fez-se presente! Esta assembleia visa também a comunhão entre as igrejas particulares! Isso é um grande dom de Deus para todos nós!
Para mais informações sobre o que é essa Assembleia dos Bispos, quando ocorre e porquê ocorre, acesse: http://www.cnbb.org.br/site/eventos/assembleia-geral
Esta reunião visou também a eleição do corpo dirigente da entidade para o quadriênio 2011-2015. Reproduzimos abaixo um artigo sobre as eleições na 49ª AG. O texto estava postado no site da diocese de Picos e também no site da CNBB NE IV (nosso Regional!). Leia: 

Bispos eleitos durante a 49ª Assembléia Geral da CNBB - 13/05/2011 

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Festejos da Paróquia de Fátima - Parnaíba

De 1º à 13 de maio aconteceu, em Parnaíba-PI, os festejos à Mãe de Deus e nossa na Paróquia N. Sra. de Fátima, nossa antiga cirscunscrição paroquial! Vale lembrar que, desde 15.08.2010 integramos a Paróquia de S. Antônio de Sant'Anna Galvão (Frei Galvão). Leia aqui matéria relacionada!
Neste tempo pascal, tempo mais importante de nossa Igreja, pois a vida triunfa sobre a morte, precisamente no dia 11 de maio, nossa paróquia - de Fr. Galvão - foi convidada a participar da Festa de N. S. de Fátima. Várias comunidades de nossa paróquia se fizeram presentes à missa que fora presidida pelo nosso pároco, Pe. Vicente e concelebrada pelo pároco de Fátima, Pe. Carlos Seixas. Nós, da Comunidade N. Sra. Aparecida, também nos fizemos presentes. 
A data de nossa visita àquela paróquia coincidiu com o dia em que comemoramos o 4º aniversário da Canonização, presidida pelo papa Bento XVI em sua 1ª Viagem Apostólica ao Brasil, do beato Fr. Galvão - primeiro santo nascido em nossa terra e nosso padroeiro paroquial.
Na missa foram lidas passagens bíblicas acerca da intercessão de Maria em favor da humanidade - o evangelho foi o das Bodas de Caná. Pe. Vicente fez uma bonita pregação sobre o tema: FAZEI TUDO O QUE ELE MANDAR! Assim, pudemos aprender ou reforçar a ideia de que Maria sempre quer nos apontar para seu Filho! 
Como diz um ditado antigo, "por Maria a Jesus", talvez seja por isso que, nós católicos, somos muitos mais felizes, porque temos uma grande companheira e intercessora! Louvado seja Deus que escolheu a Virgem Maria para ser mãe do seu Verbo e nossa!
Que a Virgem Maria, invocada sobre título de Fátima ou de Aparecida, abençoe a todos!
Confira fotos de nossa visita à Paróquia de Fátima!

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Dia das Mães

Ontem, 8 de maio, III Domingo da Páscoa, 2º Domingo do mês de Maio, portanto, DIA DAS MÃES, houve Santa Missa na comunidade em homenagem a estas mulheres indispensáveis em nossa vida - rezamos pelas vivas e pelas que já partiram para a eternidade!
Antes da Missa, por volta das 17 horas grande parte do povo foi pegar as imagens de Nossa Senhora de Fátima que estão peregrinando pelas famílias da comunidade. Começaram o Santo Rosário em uma das residências e vieram rezando e cantando pelas ruas até chegar à Capela, onde, por volta das 18 horas iniciou-se a Eucaristia.
A Coordenação ofereceu uma rosa a todas as mães como lembrancinha desta data e ao final da Missa todos foram para o adro da capela onde as catequistas novatas fizeram uma coreografia em homenagem às mães! Dançaram a música "Mãe" da dupla setaneja Rick e Renner
Parabéns a todas mães, afinal todo dia deve ser dia delas!!!
Que Maria, Mãe das Mães, abençoe a todas!!
Confira as fotos dessa data festiva!

domingo, 8 de maio de 2011

Feliz Dia das Mães!!!

Convidamos todos e todas a participarem da Santa Missa em homenagem a todas as mamães!!!  

Acontece hoje, logo mais às 17h30min, em nossa comunidade essa celebração eucarística que é também do 3º Domingo da Páscoa! Participem! 
Celebrar o Dia das Mães é louvar a Deus que dividiu sua responsabilidade Criadora conosco, seres humanos, seres frágeis e mortais!
Rezaremos hoje na Santa Missa a fim de que todas as Mães reconheçam-se como cooperadoras com Deus no Plano da Criação!  
Que a Virgem Maria, MÃE e testemunha da Ressurreição do seu Filho, Senhora Aparecida, rainha e padroeira do Brasil, abençoe a todas as mães brasileiras.
Estes são os votos da Coordenação da Comunidade.

domingo, 1 de maio de 2011

Abertura do Mês Mariano 2011

Às 5h30min de hoje, os irmãos se reuniram em Alvorada, na capela da comunidade, para a celebração de abertura do Mês de Maria, mês das mães. A Celebração da Palavra foi presidida pelo Min. Ext. da Sg. Comunhão, Hermerson Saulo, e, todos com muita alegria celebraram o 2º Domingo de Páscoa e da Divina Misericórdia, bem como agradeceram ao Senhor pela vida de Nossa Mãe Maria e do Beato João Paulo II, papa, que em vida souberam muito amar a Deus e aos irmãos.
Uma Alvorada, principalmente nesse tempo pascal, quer reavivar em nós a fé na Ressurreição, pois como afirma a Bíblia, na madrugada do 1º dia da Semana, Domingo, o Senhor Ressuscitou (Jo 20, 1-9)!! Aleluia!
Ao final da celebração, a exemplo da 1ª Leitura do Dia (Atos 2, 42-47), os presentes trouxeram seu café para partilhar com os irmãos. 
Durante a homilia, falando das obras de misercórdia, que nós devemos ter para com os irmãos, o ministro, falou da importância da prática da partilha, a exemplo das primeiras comunidades cristãs, pois eles souberem viver do amor misericordioso de Deus e também foram misericordiosos com o próximo: "[...] Tudo era comum a todos", assim escreveu Lucas.
Abordando ainda a 1ª Leitura, o ministro chamou atenção para os encontros nas famílias... Este mês mariano será um ano de muita missão e também confraternização - será um tempo para deixarmos nos moldar pelo exemplo das comunidades pós-pascais.
A coleta nacional da solidariedade promovida no Domingo de Ramos visa também uma partilha para com os menos favorecidos... a coleta do ano passado estará ajudando famílias do Rio de Janeiro a se recuperem após a tragédia das enxurradas de janeiro passado, assim também informou o ministro.
Imagens de Nossa Senhora de Fátima - as duas sairão em visitas às famílias durante o mês mariano: uma sob responsabilidade do Apostolado da Oração, outra da Coordenação.


O mais novo beato da Igreja: o papa João Paulo II

Hoje às 10 horas em Roma, 5 horas no Brasil, 2º Domingo da Páscoa e dia da Divina Misericórdia, instituído por João Paulo II no ano 2000, na canonização de Santa Faustina, sua conterrânea (Cf.), foi beatificado o Servo de Deus (Venerável), o papa João Paulo II, de feliz memória!! A celebração aconteceu na Praça S. Pedro, no Vaticano e foi presidida por Sua Santidade, o papa Bento XVI.
Há todo um calendário de celebrações para esta beatificação: ontem, dia 30 de abril houve uma Vigília em preparação para a Beatificação, amanhã, 2 de maio, haverá uma missa diante do seu túmulo do novo beato, a qual será celebrada pelo Secretário de Estado do Vaticano, Card. Bertone.

Maio: Mês de Maria

Leia esse artigo de Dom Benedicto de Ulhoa Vieira, Arcebispo Emérito de Uberaba - MG sobre o mês mariano:

"As referências dos Evangelhos e do Atos dos Apóstolos a Maria, Mãe de Jesus, apesar de poucas, deixam ver muito desta privilegiada criatura, escolhida para tão alta missão. São Paulo, na Carta aos Gálatas (4,4), dá a entender claramente que, no pensamento divino de nos enviar o seu Filho, quando os tempos estivessem maduros, uma Mulher era predestinada a no-Lo dar. Para que se compreenda a presença de Maria nesta predestinação divina, a Igreja, na festa de 8 de dezembro, aplica à Mãe de Deus, aquilo que o livro dos Provérbios (8, 22) diz da sabedoria eterna: “os abismos não existiam e eu já tinha sido concebida. Nem fontes das águas haviam brotado nem as montanhas se tinham solidificado e eu já fora gerada. Quando se firmavam os céus e se traçava a abóboda por sobre os abismos, lá eu estava junto dele e era seu encanto todos os dias”. Era pois a predestinada nos planos divinos.
Para se perceber melhor o perfil materno de Nossa Senhora, três passagens bíblicas podem esclarecer. A primeira é a das Bodas de Caná, que realça a intercessora. Quando percebeu – o olhar feminino que tudo vê e tudo observa – estar faltando vinho, sussurra no ouvido do Filho sua preocupação e obtém, quase sem pedir, apenas sugerindo, o milagre da transformação da água em generoso vinho. Ela é de fato a mãe que se interessa pelos filhos de Deus que são seus filhos.
Outra passagem do Evangelho esclarecedora da personalidade de Maria é a que nos mostra seu silêncio e sua humildade. O anjo a encontra na quietude de sua casa, rezando, para dizer-lhe que fora escolhida por Deus para dar ao mundo o Emanuel, o Salvador. Ela se assusta com a mensagem celeste, porque, na sua humildade, nunca poderia ter pensado em ser escolhida do Altíssimo. Acolhe assim, por vontade divina, a palavra do mensageiro, silenciosamente, sem dizer, nem sequer ao noivo José, o que nela se realizava. Deus tem o direito de escolher e por isto Ela diz apenas o generoso “sim” que a tornou Mãe de Deus.
O terceiro traço de Maria-Mãe é sua corajosa atitude diante do sofrimento. Ao apresentar o seu Jesus no templo, ouve a assustadora profecia do velho Simeão: “uma espada de dor transpassará a tua alma”. Pouco mais tarde, estreitando ao peito o Menino Jesus, deve fugir para o Egito com o esposo, para que a crueldade de Herodes não atingisse a Criança que – pensava ele, Herodes – lhe poderia roubar o trono. Quando seu filho tem doze anos, desencontra-se dele e, ao achá-lo após três dias, queixa-se amorosamente: “por que fizeste isto? Eu e teu pai te procurávamos, aflitos”. Sua coragem se confirma na paixão e crucifixão de Jesus. De pé, ali no Calvário, sofre e associa-se ao sacrifício do redentor. É a mulher forte, a mãe corajosa e firme, a quem a dor não derruba. De fato, a espada de Simeão lhe atravessara a alma e o coração. É a Senhora das Dores.
Maio, mês a Ela dedicado pela piedade cristã, é um convite para voltarmos nosso olhar a esta Mãe querida para pedir-Lhe, abra as mãos maternas em Bênção de carinho sobre nossos passos nesta difícil escalada da Jerusalém celeste".


Leia também a homilia do Beato João Paulo II, papa, quando de sua visita ao Santuário de Fátima - Portugal - é muita linda, acesse: http://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/homilies/1982/documents/hf_jp-ii_hom_19820513_fatima_po.html